Roteiro de viagem para o Uruguai: do Forte de Santa Teresa a Colonia de Sacramento

Tava faltando um roteiro de viagem para o Uruguai por aqui, não acham? Qualquer um que acompanhe o blog sabe da nossa paixão pelo país. Até o Jorge Drexler já deve ter escrito alguma música falando sobre a quantidade de vezes que cruzamos a fronteira dos nossos vizinhos. Só este ano, atravessamos duas vezes para o lado de lá – e pode ser que novas viagens para sejam incluídas no nosso roteiro até o calendário terminar.

A verdade é que nossos vizinhos arrasam: eles tiveram o Mujica, legalizaram a maconha e o aborto, têm praias lindas, inverno e verão, e – babem brazucas – têm o maior carnaval do mundo! Tá, motivos para conhecer esse pequeno país latino-americano não faltam, mas como começar essa viagem? Vem que a gente preparou um roteirinho maroto para curtir o melhor do Uruguai! 😉

Roteiro de viagem para o Uruguai 🇺🇾

Primeira parada: Fortaleza de Santa Teresa

A Fortaleza de Santa Teresa já foi ocupada por Portugal, Espanha e pelo Brasil. Desde 1928, todo esse povo deixou os uruguaios em paz e o lugar pertence a eles e a ninguém mais. Graças a esse troca-troca maluco, o passeio pela Fortaleza é quase uma aula de história – e também tem um monte de canhões bacanudos para fotografar! 😛

Roteiro de viagem para o Uruguai: Fortaleza de Santa Teresa

O forte fica pertinho da fronteira com o Brasil e, por isso, foi escolhido como a primeira parada do nosso roteiro de viagem para o Uruguai. Ele está dentro do enorme Parque Nacional de Santa Teresa, com mais de 3.000 hectares de extensão. O acesso ao parque é grátis e é possível pagar uma quantia para se hospedar no local em camping ou cabanas – embora eu sugira seguir viagem para Punta del Diablo no mesmo dia. Dentro do parque há praias, como a Playa Grande e La Moza, e também muita naturaleza.

Embora a entrada ao parque seja gratuita, é preciso pagar 40 pesos uruguaios (cerca de R$ 4,50) para visitar a Fortaleza de Santa Teresa, que fica aberta todos os dias durante o verão (dezembro a 1º de março), de 10h a 19h. No restante do ano, o Forte abre para visitação de quarta a domingo das 10h às 17h.

Punta del Diablo

Prepare-se para encontrar um zilhão e meio de gaúchos em Punta del Diablo. Como as praias do sul do Brasil deixam bastante a desejar (olha que eu sou gaúcha e tô falando, rsrsrs), o povo vai em bando para o litoral uruguaio! E Punta del Diablo fica tão pertinho da fronteira que é parada garantida.

Com um ar de vila de pescadores e um toque turístico, a praia é mesmo o forte por lá. A dica é curtir um dia comendo algumas miniaturas de pescado de frente pro mar. Entre os meses de verão, o agito e as boas temperaturas são quase garantidos, assim como o cheirinho peculiar da erva que foi legalizada no país.

Roteiro de viagem para o Uruguai: praias de Rocha

Nossa dica de hospedagem em Punta del Diablo é o Hostel de Las Hadas. Ficamos hospedados lá em 2014 (ok, faz um tempinho…) e AMAMOS! O lugar é simplão, estilo mochileiro, e tem quartos privados e compartilhados. O hostel fica pertinho da praia e tem uma estrutura bem rústica, todo de madeirinha, mas o atendimento era muito bom – e tem até uma piscina para se jogar à noite. 🙌

Valizas

Com um estilo (ainda) mais mais hippie que Punta del Diablo, Valizas promete fazer você ficar com vontade de largar tudo e ficar por lá fazendo umas miçangas entrar em modo zen. A gente até deu algumas dicas para curtir a cidade nesse post. À noite, o céu ganha um destaque especial graças à pouca iluminação, que permite ver melhor as estrelas – e, com sorte, você ainda pode presenciar o fenômeno das noctilucas, uma espécie de alga que brilha no escuro.

Quanto à hospedagem, nossa dica é ficar nas cabanas Patalsuelo, bem arrumadinhas e mais confortáveis que a maioria dos locais na cidade. Por sinal, vale saber que muita gente escolhe Valizas como destino justamente para fazer a caminhada até Cabo Polonio, que é outra belezinha do litoral uruguaio – e também o próximo destino do nosso roteiro.

Roteiro completo pelo Uruguai

Cabo Polonio

Cabo Polonio é uma das minhas paixões em solo uruguaio. ♥ Estive lá duas vezes e vou voltar todas as outras que forem possíveis. Já publicamos aqui dicas de como chegar até lá, já que a praia só é acessível em 4×4 – os veículos que levam viajantes até o local saem em diversos horários na entrada do Parque Nacional Cabo Polonio.

Além do isolamento físico, Cabo Polonio ainda não possui água encanada nem energia elétrica e tem uma colônia super fofa de lobos-marinhos. Apesar de ter pouca estrutura, não espere um lugar parado no tempo: tem até wi-fi gratuito na praça central, oferecido pelo departamento de Rocha, onde Cabo Polonio fica localizado.

Roteiro passando por Cabo Polonio, no Uruguai

Punta del Este

Nenhum roteiro de viagem para o Uruguai fica completo sem aquela passagem marota por Punta del Este, né-não? No verão, suas ruas e praias são pura badalação, com o Cassino e Resort Conrad sempre lotado. A cidade reúne desde viajantes endinheirados que buscam nela um refúgio mais sofisticado, até mesmo mochileiros que passam ali alguns poucos dias, usando a cidade como base para conhecer o litoral uruguaio.

Nossa dica de hospedagem por lá é o Hotel Playa Brava, com bom custo benefício e excelente localização, próximo à avenida Gorlero e a uma distância caminhável da rodoviária.

O cais de Punta del Este

Casapueblo

A gente gosta tanto da Casapueblo que fez um post inteirinho sobre ela. Localizada em Punta Ballena, a casa é, na verdade, um museu, que abriga a obra do artista Carlos Páez Vilaró. Todos os dias, no fim da tarde, o espaço realiza uma cerimônia em que um poema do artista é reproduzido em sintonia com o pôr-do-sol. Neste horário, a Casapueblo se enche de gente e de poesia para saudar o astro. Quem dispõe de um orçamento grande para a viagem, pode escolher passar uma noite no Club Hotel Casapueblo, embora o mais comum seja seguir viagem no mesmo dia, economizando assim nos custos com a estadia. 🤑

Turismo em Montevideo

Montevideo parece sempre ser o destino final de muitos roteiros de viagem para o Uruguai. Capital do país e concentrando cerca de metade de sua população, não poderia mesmo ser diferente. Já explicamos como ir de Porto Alegre a Montevideo de carro, como se locomover na cidade e até demos algumas dicas de onde comer por lá. Logo mais sai um roteiro com dicas de coisas para fazer na cidade (é uma promessa, gente!). Até lá, vale sempre considerar um passeio pela Ciudad Vieja, uma visita ao Mercado del Puerto (leia-se: parrilla!) e muitas voltinhas pela orla, incluindo uma passagem pela badalada praia de Pocitos.

Nossa dica de hospedagem econômica é o Hotel Alvear, um lugar simples, mas bem aconchegante e localizado a meia quadra da avenida 18 de Julio, uma das principais da cidade. Para descobrir Montevideo com calma, a dica é reservar pelo menos três dias na cidade.

Plaza Independencia - Montevideo - Uruguai

Colonia

Para finalizar o roteiro de viagem pelo Uruguai, é interessante conhecer a cidade histórica de Colonia do Sacramento – sim, aquela mesma das aulas de história. A parte antiga da cidade, construída pelos portugueses e considerada patrimônio pela Unesco, é uma gracinha. Repleta de bares, restaurantes, hotéis, pousadas e todos os atrativos turísticos.

É um pouco artificial? É, sim! Tudo tão perfeito que parece que foi colocado ali para turista ver. Por isso mesmo, para conhecer Colonia basta caminhar por suas ruelas e apreciar as belezas que for encontrando pelo caminho – já aviso que não serão poucas!

Beijinho no ombro desde Colonia. #colonia #coloniadelsacramento #uruguay #uy #uruguai #sunset

A post shared by Mariana Dutra (@mari.dutras) on

Como viajar pelo Uruguai?

Nós recomendamos fazer essa viagem de carro, seja viajando com seu próprio veículo, alugando um no sul do Brasil (são poucas as empresas que permitem cruzar a fronteira, portanto é essencial se informar antes) ou depois de chegar ao Uruguai.

Também é possível voar até Montevideo ou Punta e fazer todo o restante trajeto de ônibus dentro do país. O serviço costuma ser muito bom e geralmente oferece preços bem em conta. As principais empresas de ônibus que operam os trajetos acima dentro do Uruguai são a Rutas del Sol e a COT.

Mapa do roteiro de viagem pelo Uruguai

Nota: os valores apresentados e o câmbio da moeda são referentes ao mês de julho de 2017 e podem sofrer alterações a qualquer momento.


Planeje sua viagem

Os links abaixo bem como alguns dos links encontrados no corpo do texto pertencem a parceiros comerciais do blog e foram inseridos espontaneamente pela autora. Ao reservar serviços através destes links, você ajuda o Quase Nômade a se manter em funcionamento, recebe nossa gratidão eterna e não paga nada a mais por isso! ♥

✈️ Voe com a Latam

🏨 Reserve seu hotel com o Booking

🚗 Alugue um carro com a Rentcars

💉 Faça o seguro viagem com a Seguros Promo ⇒ use o código NOMADE5 e ganhe 5% de desconto


⇒ Que moeda levar para o Uruguai: reais, pesos uruguaios ou cartão de crédito?

⇒ Como tirar a Carta Verde para viajar de carro pelo Mercosul

⇒ Museu Casapueblo: uma homenagem ao pôr-do-sol em Punta Ballena

⇒ De Porto Alegre a Montevideo de carro: dicas para quem vai

⇒ Barra de Valizas no Uruguai é um paraíso parado no tempo (mas com wi-fi)

⇒ Como chegar em Cabo Polonio e o que fazer por lá

Depois de me formar em comunicação, passei um tempo morando na Argentina, Irlanda e na Romênia. Foi morando cada vez menos que esqueci o significado da palavra e hoje mantenho a capital gaúcha como sede dessa vida quase nômade.

Queremos ouvir seu comentário!