Ícone do site Quase Nômade

4 dias no Rio de Janeiro: um roteiro informal por museus, parques e praias

A primeira vez que visitei o Rio de Janeiro, eu não achei a cidade bonita. Não me pergunte como ou o porquê. Foi minha primeira viagem de avião e eu fiquei em um hostel na Lapa que nem existe mais, mas estava tão entretida vivendo o Rio que acho que nem vi nada ao meu redor.

10 anos depois, voltei à Cidade Maravilhosa para uma viagem entre amigas. E, além de ver tudo e me deslumbrar com as paisagens cariocas, também foi tempo de deixar a cidade nos surpreender, sem roteiros pré-definidos, no melhor estilo deixar-rolar que é característico dessa nossa brasilidade.

4 dias no Rio de Janeiro – Dia 1: Museu do Amanhã

Chuva chovendo sem parar quando descemos do avião em plena terça-feira. Mixou a praia, mas não a programação.

Alguém deu a ideia de visitar o AquaRio, mas logo o plano mudou: o Museu do Amanhã nos esperava. E o melhor: a entrada era gratuita justo na terça-feira. Chuvinha contribuiu para o plano dar certo.

De noite, foi hora de voltar para Lapa, onde uma caipirinha provavelmente batizada garantiu a ressaca do dia seguinte.

Sem problemas: não vou beber na quarta-feira.

Dia 2: Deu Praia

Deu praia e o posto 9 estava lá à nossa espera. Quatro mulheres de trinta e poucos queimando o corpo no sol e o Mc Esfiha passa para alegrar a tarde com suas versões inusitadas de funks cariocas em que a palavra esfiha parece brotar naturalmente, substituindo expressões como “bunda” e “novinha”.

As garagalhadas foram cortesia da casa.

À noite foi hora de voltar para a Lapa, onde um free pass nos garantiu entrada em uma balada de gosto duvidoso. Música pop, funk e reggaeton fizeram parte da playlist que me presenteou com uma eterna dor nos joelhos.

Cansou de Ipanema e Copacabana? A Lu Guimarães, do Te Vejo Pelo Mundo, fez um apanhado com todas as praias do Rio de Janeiro. Confere lá!

Dia 3: Arpoador

Quinta-feira começou com um impasse: por motivos profissionais, uma das amigas com quem viajávamos iria embora antes da hora. A despedida foi feita com café da manhã na praia, em Copacabana, onde estávamos hospedadas a poucas quadras da estátua do Drummond.

Felizmente, nenhuma pedra no caminho e logo a amiga estava em segurança no aeroporto, enquanto o resto de nós rumava para o Arpoador.

Pôr do sol na melhor vista: check ✔

∴ Pesquise hospedagem em Copacabana ∴

Dia 4: Parque Lage + Vista Chinesa

A sexta começou com outros planos: uma visita ao Parque Lage.

Mas antes, o almoço foi na Void (espia essas dicas de comidinhas veganas e vegetarianas no Rio). Ali conhecemos um suíço de nome impronunciável que falou sobre a Vista Chinesa.

– Vamos?

– Vamos!

E que vista!

Que saber mais? A Dhebora Sancho explica tudo sobre a Vista Chinesa, no Carioca Sem Fronteiras.

Ainda pouco conhecida dos turistas, a área compete em beleza com pontos tradicionais cariocas, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, mas a diferença é a ausência de filas lá no alto. Com pouca gente ao redor, os macaquinhos viram também atração e se divertem assustando e sendo assustados pelos turistas . NÃO ASSUSTE OS BICHOS, ok?

Na descida, paramos de fato no Parque Lage. Teve tempo para visitar a “Academia“, uma exposição do artista Marcos Chaves, e passear pelas áreas do parque, caminhando pela gruta, subindo na torre e, ao final, tomando um café no Plage Café.

À noite, foi a vez de conhecer um cenário mais local. Depois de enfrentar um trânsito de quase 1 hora, chegamos na Praça Varnhagen, para tomar uns chopes com o Bruno, a Jéssica e o Bernardo, os fofos que fazem o blog Deixa de Frescura acontecer.

Boteco, papo solto e cerveja gelada, não precisava de mais nada para fechar o roteiro carioca do jeito que a gente gosta. 🍻


 

LEIA TAMBÉM

⇒ Restaurantes vegetarianos no RJ: onde comer em Copacabana e Ipanema

⇒ Necessaire de viagem: o que colocar no kit higiene natural

⇒ Como gerar menos lixo em uma viagem de avião

⇒ De onde vem tanto lixo e o que viajar tem a ver com isso?

⇒ Turismo sustentável: 13 atitudes que você pode tomar em qualquer viagem

VIAJE COM ECONOMIA

💡 Criar conteúdo dá trabalho e escolhemos a dedo parceiros para te ajudar a viajar com mais economia. A cada reserva feita nos links dessa página, nós ganhamos uma pequena comissão para que o Quase Nômade continue existindo.

SEGURO
Viaje tranquilo com a Real Seguros e ganhe 15% de desconto.

HOSPEDAGEM
Reserve seu hotel através do Booking.

PASSEIOS
Aproveite tours grátis em mais de 120 cidades pelo mundo com a Civitatis.

CÂMBIO
Pesquise as cotações oferecidas por diferentes casas de câmbio através da Melhor Câmbio ou envie dinheiro para o exterior sem taxas pela Wise.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue carros no Brasil em até 12 vezes sem juros através da RentCars ou pesquise as melhores locadoras no exterior com a RentalCars.

Sair da versão mobile