Ícone do site Quase Nômade

7 ideias de bate-volta de Lisboa (com mapas!)

Portugal é menor do que o estado de Pernambuco. Dá para percorrer o país tranquilamente por terra (ainda bem!). De Cevide ao Cabo de Santa Maria, em Faro, cruza-se o território de norte a sul em cerca de 7 horas e meia. Entretanto, quem prefere usar a capital portuguesa como base irá se encantar com nossas sugestões de bate-volta de Lisboa.

Tem de tudo um pouco: praias, turismo religioso, história, arquitetura e até um destino que caiu nas graças de um dos portugueses mais famosos do mundo. Não, não é Cristiano Ronaldo, mas Fernando Pessoa. Eis que, em homenagem às sete colinas lisboetas, reuni aqui 7 passeios bate-volta de Lisboa, a convite das empresas Miles Car Rental e Viajemos.

São cidades próximas que podem ser conhecidas em um só dia – mas é claro que se você tiver mais tempo para descobri-las será ainda melhor. Para filtrar essa lista, vou indicar apenas locais que ficam a até uma hora e meia de viagem de Lisboa. Assim você passa menos tempo dirigindo e sobra disposição para curtir o lugar do jeito que ele merece.

Palácio da Pena, em Sintra, é o bate-volta perfeito saindo de Lisboa. Foto: Tania Mousinho

Eu organizei as sugestões por tempo de viagem: ou seja, os primeiros são os mais rapidinhos e os últimos incluem trajetos mais demorados. São alguns dos passeios que já fiz nas minhas idas e vindas a Lisboa e outros que ainda não passam de planos para viagens futuras.

Quer mais dicas para sua viagem? No blog Latitude Infinita, a Aline Kamiji fala sobre o que fazer em Portugal em 7 dias. Confere lá!

Dicas de bate-volta de Lisboa

Clica nos links abaixo para ir direto à cidade do seu interesse.

1. Sintra

Quer um bate-volta de Lisboa rapidão? Então foca em conhecer Sintra. A cidade já foi reverenciada por escritores gringos como Hans Christian Andersen e Lord Byron e pelo heterônimo pessoano Álvaro de Campos, que andava “ao volante do Chevrolet pela estrada de Sintra” (clica pra ler o poema).

Basta colocar os pés por lá para entender o porquê tantos escritores se apaixonaram por estas paisagens. Sabe do que é melhor? Ao alugar um carro em Lisboa, são só 30 minutinhos para chegar até a cidade. Se preferir ir de trem, saindo do Rossio, a viagem demora cerca de 40 minutos.

Tempo estimado de ida: 32 minutos

Palácio da Pena, em Sintra. Foto: Katia De Juan

O que fazer em Sintra


2. Cascais

Pleno verão e você quer se refrescar perto de Lisboa? Corre para Cascais, oras!

O roteiro pode ser feito em trem ou de carro. Viajando pela A5, você chega nesta praia em menos de 40 minutos, mas pode perder algum tempo extra buscando lugar para estacionar (principalmente durante a alta temporada).

Tempo estimado de ida: 38 minutos

Dá para fazer Sintra e Cascais no mesmo dia? Até rola, mas você precisa ter uma disposição de ouro para aguentar tudo. Nesse caso, a dica é rumar primeiro para Sintra e, depois de visitar os lugares que tiver interesse, se jogar na estrada para Cascais.

O que fazer em Cascais

Aproveite o tempo na cidade para conhecer as praias mais bonitas nos arredores de Lisboa, como a Praia de Santa Marta, a Praia das Moitas e a Piscina Oceânica Alberto Romano, além da impressionante Boca do Inferno. No Cultuga tem dicas completas para curtir a cidade.


3. Óbidos

Uma das vilas medievais mais bem preservadas de Portugal, Óbidos fica a pouco mais de uma hora de Lisboa. A dica para encurtar o caminho é viajar pela A8.

A cidade fortificada é também o berço da ginjinha, uma bebida portuguesa feita à base de ginja, cereja típica da região. Caso vá passar a noite, não tenha dúvidas: o Castelo de Óbidos hoje virou hotel e vai ser difícil encontrar uma experiência mais completa do que essa. A construção também é considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal, como lembra o Matraqueando.

Tempo estimado de ida: 1h 04 minutos

Óbidos não é linda? Foto: Katia De Juan

O que fazer em Óbidos


4. Peniche

Se você já riscou Cascais da lista de praias para conhecer pertinho de Lisboa, então tá na hora de levar a coisa a outro nível e fazer um bate-volta pra Peniche. A cidade é conhecida como “capital da onda” por abrigar campeonatos de surf internacionais e foi eleita a segunda melhor praia da Europa pela Lonely Planet.

Além do litoral concorrido, você ainda pode encarar a rota das igrejas ou descobrir construções históricas, como o Forte de São João Baptista, nas Ilhas Berlengas (olha essa dica do As Passeadeiras e não se esqueça de reservar o passeio com antecedência).

Tempo estimado de ida: 1h 18 min


5. Fátima

São cerca de uma hora e meia de viagem entre Lisboa e Fátima, dirigindo pela A1. A boa notícia é que tem estacionamento pertinho do Santuário. Você também pode ir até lá de ônibus, mas é bom evitar os trens, que param longe da área turística.

Antes de se jogar na estrada, vale pensar se realmente você quer se deslocar todo esse tempo para conhecer o Santuário de Fátima. Não é que o lugar não seja bacana, é só que não há muito mais para se fazer por lá. Tudo bem que eu defendo o tédio como o ponto alto de uma viagem, mas nem todo mundo pensa assim, né?

Tempo estimado de ida: 1h 20 minutos

Religiosos podem adorar fazer um de bate-volta de Lisboa a Fátima para conhecer o Santuário. Foto CC BY-SA 4.0 Francisco Conde Sánchez

O que fazer em Fátima

Quer uma dica? No dia 13 de cada mês, Fátima fica lotada e 13 de maio é o auge do turismo, porque marca a data das aparições. Evite esses dias e seja feliz!


6. Nazaré

Praias, história e religião se misturam bem em Nazaré, fazendo com que este seja o passeio ideal a cerca de uma hora e meia de Lisboa. Por sinal, o 360 Meridianos tem um roteiro bem completo para curtir o dia por lá.

O lado bom é que a viagem a Nazaré combina bem com os passeios à Fátima ou Peniche. Ou seja, se você fizer o tipo apressadinho, consegue curtir dois destinos em um mesmo bate-volta. Caso inclua Fátima no roteiro, vá para o Santuário primeiro. Se for combinar a viagem com Peniche, a dica é começar por Nazaré.

Tempo estimado de ida: 1h27 min

O que fazer em Nazaré


7. Évora

No limite de tempo que eu impus para essa seleção, Évora é a cidade mais distante. E acho mesmo que um bate-volta com mais de uma hora e meia de estrada já começa a ser tortura – nesse caso, só compensa se for pra dormir no destino.

Patrimônio da Humanidade, a cidade tem um quê de passado e faz os olhos brilharem com suas casinhas pintadas de branco e histórias dos reis que escolheram o local como lar no século 15.

Tempo estimado de ida: 1h31 minutos

Templo romano de Évora. Foto CC BY-SA 2.0 ho visto nina volare from Italy

O que fazer em Évora

Quer mais? Confira dicas da Carol Miranda sobre o que fazer em Évora, no blog Vamos Por Aí.

Bate-volta a partir de Lisboa: como fazer?

Muitos dos locais indicados aqui podem ser visitados de trem ou mesmo de ônibus. Para outros, o melhor é alugar um carro e fazer os passeios bate-volta com mais liberdade. Nesse caso, não se esqueça de que o trânsito é proibido em algumas regiões de Lisboa, como em Alfama. Leve isso em conta quando estiver pesquisando onde se hospedar.

Recomendo reservar pelo menos três ou quatro dias para curtir as colinas lisboetas e, no restante da viagem, encaixar alguns dos destinos desta lista. Alugue um carro apenas nos dias em que for conhecer as outras cidades e deixe para desbravar a capital do fado caminhando – não se esqueça de ler nossas dicas para viajar de carro em Portugal.

Um ponto positivo de fazer o passeio motorizado são os baixos preços de aluguel de carros em Lisboa (pesquise no link ao lado e você vai entender o que eu estou dizendo). Eu sugiro solicitar um carro com o Via Verde, uma espécie de “Sem Parar” português, que permite passar direto nos pedágios. Ele é um extra que deve ser solicitado à locadora, mas custa baratinho.

Por último, pesquise pelas áreas de estacionamento de cada cidade. Geralmente, há parquímetros onde você pode deixar o carro pagando um valor razoável. Reserve algumas moedas para isso e evite multas durante a viagem. 😉

Dúvidas sobre transparência? Leia nossa política de publicidade.


LEIA TAMBÉM

⇒ Portugal de carro: tudo que você precisa saber para viajar tranquilo

⇒ Melhores bairros de Lisboa para se hospedar

⇒ O que fazer em Lisboa: passeios, show de fado e dicas para seguir viagem

⇒ Como é voar de Tap: stor over em Lisboa, transportar animais, refeições e mais

⇒ Onde (não) ficar em Lisboa: Airbnb, gentrificação e o custo do turismo

10 bares no Porto para todos os paladares etílicos

⇒ Metrô do Porto: como funciona, passagens e dicas para viajar com animais

⇒ Algarve no inverno: turismo em Faro, dicas e onde ficar

Sair da versão mobile