Há pouco mais de 10 dias, eu fiz uma thread no Twitter reunindo as políticas de cancelamento das principais companhias aéreas que viajam para a Europa devido à pandemia de COVID-19. Na época, a orientação da OMS era de não cancelar viagem por causa do Coronavírus ainda, mas parece que isso tudo aconteceu há ANOS.
Chegou a hora de acionar a política de cancelamento da sua passagem, do seu hotel e de qualquer outra atividade envolvida no roteiro. Se você estava planejando ir para qualquer lugar do globo, é melhor deixar pra depois. Entenda por que NÃO viajar neste momento.
Tudo bem que talvez você não vá morrer por causa do Coronavírus (que sorte, né?), mas já dá para perceber que a única maneira de conter o vírus é evitar o contágio. Vou deixar vocês com uma reportagem da BBC que explica a importância de “achatar a curva” de transmissão muito melhor do que eu poderia explicar – e fazer uma quarentena voluntária ajuda muito nesse processo, mesmo que você não faça parte dos grupos de risco.
Cancelamento de voos e Coronavírus
As informações abaixo foram atualizadas no dia 21 de março para refletir as práticas mais recentes das companhias aéreas em relação ao cancelamento de viagens por causa do Coronavírus.
Todas as regras se aplicam apenas às passagens compradas diretamente com as companhias. Bilhetes adquiridos por agências turísticas ou intermediários devem ser alteradas em contato com os mesmos.
Recomendo também a leitura do texto do Elas Viajando sobre quais os seus direitos ao ter voos cancelados.
Azul
Clientes poderão cancelar ou remarcar sem custos voos nacionais, ou internacionais com destino a Lisboa, Porto, Estados Unidos ou países da América do Sul com datas até 30 setembro.
Alterações: devem ser feitas para voar até 30 de setembro, e será cobrada apenas diferença tarifária, se houver.
Cancelamento: o valor ficará como crédito a ser usado por até um ano após a data da compra.
Canal de atendimento: passagens adquiridas em dinheiro devem ser alteradas pelo telefone (11) 4003-1118. Aquelas compradas com Pontos podem ser alteradas no (11) 4003-1141.
Veja informações completas aqui.
Gol
A Gol flexibilizou a sua política de cancelamento e remarcação de voos nacionais e internacionais marcados até o dia 30 de setembro.
Alterações: as viagens poderão ser remarcadas sem custos para voar em até 330 dias após a data em que a compra foi realizada. Pode haver cobrança de diferença tarifária.
Cancelamento: pode ser realizado sem taxas, mantendo o valor em crédito para voos futuros, válido por um ano após a data da compra.
Reembolso: nesse caso, não será cobrada a taxa de cancelamento, mas a taxa de reembolso será aplicada conforme a regra da tarifa escolhida.
Canal de atendimento: As alterações devem ser feitas através da Central de Relacionamento, pelo telefone 0300 115 2121 e são priorizados clientes com voos marcados para as próximas 72 horas. Mais informações aqui.
Latam
Para rotas nacionais e internacionais com voos até 31 de dezembro, aplicam-se as seguintes regras.
Alteração de rotas canceladas: poderá ser feita uma vez, sem nenhum custo, mantendo a origem e o destino, para voar até a data de validade do bilhete.
Alteração de rotas que não foram canceladas: será possível solicitar sem custos a remarcação dos voos com a mesma origem e o mesmo destino para voar até a data de validade da passagem. Não há cobrança de multa, mas pode ser cobrada diferença tarifária, se houver.
Cancelamento: deve ser realizado antes da data do voo, exceto para rotas canceladas pela Latam. Os valores serão revertidos em créditos para uso em viagens futuras, de acordo com a validade da passagem.
Canal de atendimento: foi criada uma página especial para remarcação de voos da Latam (clique aqui). Passagens compradas com Pontos LATAM Pass devem ser alteradas pelo chat. Se mesmo assim o cliente precisar de ajuda, a empresa pede que a ligação seja feita apenas 48 horas antes do voo, pois há um alto volume de ligações no momento. Veja mais aqui.
A companhia também oferece alternativas de viagem para os clientes que com voos de/para os seguintes países enfrentam restrições à entrada: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Jamaica, Nova Zelândia, Paraguai, Peru e Uruguai.
Há regras específicas de acordo com cada caso e as informações completas podem ser encontradas aqui.
Comunicados das companhias sobre o COVID-19
Diversas companhias aéreas no mundo inteiro lançaram comunicados sobre as mudanças em voos relacionadas à pandemia de Coronavírus.
É impossível resumir tudo em um único texto e as regras mudam com frequência.
Portanto, deixo abaixo os links com informações oficiais de diversas empresas aéreas que permitem entender como as companhias estão lidando com a doença e as políticas de remarcação de voos aplicadas por cada uma delas, quando houver.
- Aer Lingus
- Aerolíneas Argentinas
- AeroMexico
- Air China
- Air Canada
- Air Europa
- Air France
- Alitalia
- American Airlines
- Avianca
- British Airways
- Copa Airlines
- Delta Air Lines
- easyJet
- Etihad
- Gol
- Iberia
- Icelandair
- JetBlue
- KLM
- Latam
- Lufthansa
- Qatar
- Ryanair
- SAS
- Singapore Airlines
- Southwest Airlines
- Swiss
- Tap
- Turkish
- United Airlines
- Virgin Atlantic
- Vueling
Bônus: Renfe, a companhia de trens da Espanha, também possui política de remarcação flexível devido à disseminação do vírus no país. Veja as condições aqui.
Seguro viagem e Coronavírus
Depois que o Coronavírus foi classificado como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os seguros viagem passaram a não precisar assegurar cobertura médica, de regresso e de cancelamento após o diagnóstico positivo.
Entretanto, algumas seguradoras se manifestaram sobre como irão tratar casos relacionados à doença.
Travel Ace
A seguradora confirma que manterá a assistência médica total para os passageiros em viagem. Pessoas que apresentem sintomas de COVID-19 devem entrar em contato imediatamente com a central de assistência ao viajante.
Intermac
Afirma que continuará oferecendo cobertura de despesas médicas e hospitalares para todos os viajantes que apresentarem sintomas de Coronavírus, mesmo após a OMS ter declarado o COVID-19 como pandemia. Ao apresentar sintomas, deve-se entrar em contato com a central de assistência.
Assist Card
Foi a primeira companhia de seguros a afirmar que manteria a cobertura para despesas médicas e hospitalares mesmo em caso de confirmação de Coronavírus.
Cancelar hospedagem por causa do Coronavírus
Airbnb
Em seu comunicado oficial, a empresa afirma que hóspedes que tenham feito uma reserva de acomodação ou experiência antes de 14 de março para viajar entre 14 de março e 14 de abril poderão cancelar e receber um reembolso integral.
Os anfitriões com reservas nestas datas também podem fazer cancelamentos sem custos e sem impacto no seu status. Leia mais neste link.
Um amigo que estava vindo para a Espanha foi contatado pelo Airbnb poucas horas após o país declarar quarentena oficial. A empresa ofereceu reembolso integral para a hospedagem que havia sido reservada em Sevilha, o que mostra que estão atuando proativamente em casos mais urgentes.
Hoteis.com
Reservas com cancelamento grátis poderão ser canceladas diretamente pelo site. Se não for o caso, é recomendado entrar em contato com a empresa.
Atualmente, a Hoteis.com pede que os contatos sejam feitos com no máximo 7 dias de antecedência da viagem, devido à grande demanda. Informações aqui.
Booking.com
Através das redes sociais, a Booking.com publicou um comunicado sobre o Coronavírus (veja aqui, em inglês). A empresa afirma que inclui opções de alterações simplificadas, de acordo com cada reserva.
Para saber quais são as opções disponíveis para você, é necessário acessar Booking.com e realizar login na plataforma.
Caso não esteja satisfeito com as soluções recomendadas, é aconselhado entrar em contato com a central de atendimento apenas 72 horas antes da viagem.
Hotéis
Algumas redes de hotéis e hostels também publicaram comunicados sobre o assunto. Veja alguns abaixo:
- Accor
- Generator Hostels
- Hard Rock Hotels
- Hilton
- Hyatt
- InterContinental Hotels Group (IHG)
- Marriott
- Selina
- Wyndham
Cancelar passeios por causa do Coronavírus
Veja quais empresas de passeios já flexibilizaram as suas políticas de cancelamento devido ao Coronavírus:
Civitatis
A empresa afirma que está trabalhando com os seus parceiros para oferecer políticas de cancelamento ainda mais flexíveis durante a pandemia de Coronavírus.
Além disso, a Civitatis está oferecendo um “free tour pela casa“, uma ação beneficente com o custo de €1 (R$ 5,80). Todos os valores arrecadados serão doados para os hospitais da Espanha para ajudar na luta contra o Coronavírus.
Get Your Guide
A empresa garante um reembolso integral para cancelamentos realizados até 24 horas antes da atividade. Passeios que forem cancelados com menos de 24 horas de antecedência terão o seu valor revertido em créditos para uso futuro. Informações completas aqui (em inglês).
Tiqets
Caso a atração ou passeio tenha sido fechado, a empresa irá oferecer reembolso integral.
Para cancelamentos devido a restrições sanitárias oficiais, a Tiqets oferece a opção de solicitar um voucher no valor total da compra para ser usado em viagens futuras. Mais informações aqui (em inglês).
Viu alguma política de cancelamento que não está publicada aqui? Manda a dica nos comentários.
Nota: texto publicado originalmente no dia 14 de março, atualizado e expandido em 21 de março.
LEIA TAMBÉM
⇒ Por que ficar em casa no feriado (e quando será seguro viajar)
⇒ 18 livros para viajar sem sair de casa
⇒ Volta ao mundo em 40 filmes sem sair do streaming
⇒ Seguro viagem internacional: é seguro viajar sem um?
⇒ Tratado de Schengen: o que é, países membros e o tal do seguro viagem
⇒ Airbnb é confiável? Como funciona e como alugar apartamentos sem perrengues
⇒ ETIAS: tudo sobre a nova autorização de viagem para a Europa
VIAJE COM ECONOMIA
💡 Criar conteúdo dá trabalho e escolhemos a dedo parceiros para te ajudar a viajar com mais economia. A cada reserva feita nos links dessa página, nós ganhamos uma pequena comissão para que o Quase Nômade continue existindo.
SEGURO
Viaje tranquilo com a Real Seguros e ganhe 15% de desconto.
HOSPEDAGEM
Reserve seu hotel através do Booking.
PASSEIOS
Aproveite tours grátis em mais de 120 cidades pelo mundo com a Civitatis.
CÂMBIO
Pesquise as cotações oferecidas por diferentes casas de câmbio através da Melhor Câmbio ou envie dinheiro para o exterior sem taxas pela Wise.
ALUGUEL DE CARRO
Alugue carros no Brasil em até 12 vezes sem juros através da RentCars ou pesquise as melhores locadoras no exterior com a RentalCars.
Deixe um comentário