Quando decidimos morar em Girona, na Espanha, passamos a buscar informações sobre a vida na região e a cultura catalã – marca fortíssima na cidade. Assistir cinema em catalão ajudou MUITO nesse processo e fizemos uma imersão em filmes e séries gravados no idioma enquanto nos preparávamos para a viagem.
Embora não seja um dos destaques da plataforma, a Netflix oferece boas opções de filmes e séries em catalão para quem busca aprender suas primeiras palavras ou apenas conhecer mais sobre a cultura da região.
Cinema em catalão na Netflix
“A Próxima Pele”
Suspense que acompanha o retorno de um jovem à casa oito anos depois de seu desaparecimento em uma região montanhosa da Catalunha. Com amnésia, o garoto não se lembra do passado e começa a levantar suspeitas.
Enquanto a mãe se conecta rapidamente com o jovem, o restante da família acredita que ele possa ser apenas um impostor.
“Incerta Glória”
Baseado na novela homônima de Joan Sales (veja aqui), “Incerta Glória” se tornou um dos ícones do cinema em catalão. A Guerra Civil Espanhola se torna pano de fundo para uma trama que fala sobre paixões e as (des)ilusões de uma geração perdida em meio a bombardeios.
Nesse contexto, acompanhamos a história de dois amigos que foram separados pelas trincheiras, um enredo que Joan Sales viveu na pele: antes de se tornar escritor, ele foi comandante de infantaria do exército republicano.
Séries catalãs na Netflix
“Merlí”
Série adolescente e lições de filosofia com o professor que todo mundo queria ter. Sim, é uma verdadeira mistura de “Malhação” com “Sociedade dos Poetas Mortos“, mas de algum jeito inexplicável o resultado é uma série com personagens carismáticos, boa condução e que mostra que a filosofia também pode estar presente no cotidiano.
Depois de estrear na TV3 e ser adquirido pela Netflix, “Merlí” se tornou um dos maiores sucessos do cinema em catalão no mundo inteiro.
Após suas três primeiras temporadas, a série ganhou o spin off “Sapere Aude” protagonizado por Pol Rubio (Carlos Cuevas) e lançado na Espanha pelo serviço de streaming Movistar+. Infelizmente, a produção ainda não tem data para chegar ao Brasil.
“Se eu não tivesse te conhecido”
Mistura de drama com viagens no tempo e dimensões paralelas, mas com uma pegada bem diferente da alemã “Dark“. O ponto de partida é a história de Eduard (Pablo Derqui).
Casado e com dois filhos, ele vivia uma vida de comercial de margarina. Um dia, após se recusar a emprestar o carro para sua esposa, acaba ocasionando, indiretamente, a morte da família devido a um acidente de trânsito.
Depois da tragédia, Eduard se depara com a possibilidade de viajar entre realidades paralelas e usa essa oportunidade para tentar mudar o destino da esposa.
“Bem-vindo à família”
Comédia pastelão com toques de absurdo, é ideal para aqueles dias de não pensar em nada. Tudo começa quando uma mulher descobre que seu pai faleceu e deixou ela e sua esposa atual de fora do seu testamento. Desconhecidas, elas se unem para ocultar o corpo do patriarca e continuar desfrutando de alguns privilégios proporcionados pelo dinheiro dele.
A partir daí, se desenrolam uma série de situações bizarras geradas pela mentira que poderiam ser dignas de um filme de Almodóvar, mas com narrativa à la sitcom americana.
Filmes sobre a Catalunha
Além dos filmes e séries em catalão mencionados acima, a Netflix também conta com outras duas produções que, embora sejam faladas em espanhol, ajudam a entender mais sobre a história e os costumes da Catalunha.
“Duas Catalunhas”
Lançado em 2018, o documentário “Duas Catalunhas” retoma episódios da história recente da região para explicar a luta pelo independentismo. O original da Netflix contrapõe argumentos pró e contra a separação – embora tenda para o segundo lado.
O ponto de partida da produção é o referendo realizado na Catalunha sobre a independência da região. A votação foi proibida pelo governo espanhol, que reprimiu os participantes do referendo com violência e decretou a prisão de alguns dos líderes de movimento em 2019 (ou seja, após o lançamento do filme).
“Ocho Apellidos Catalanes”
A continuação de “Ocho Apellidos Vascos“, uma das comédias mais queridas da Espanha, “Ocho Apellidos Catalanes” segue a mesma máxima: fazer piada com as diferenças regionais encontradas no país.
O primeiro filme da saga conta a história de um andaluz que se apaixona por uma mulher do País Basco em um romance cheio de estereótipos regionais. Nesta sequência, a personagem basca está prestes a casar com um hipster catalão e o ex-namorado andaluz é convocado pelo pai da noiva para acabar com o casamento.
É uma comédia boba e que vasculha fundo nos estereótipos. Curiosamente, é essa característica que faz com que o filme seja atraente aos olhos de quem não nasceu na Espanha. Mesmo que de forma bastante rasa, ajuda a entender um pouco dos hábitos catalães e da maneira como são vistos em outras regiões do país.
Gostou das dicas? Salve o post abaixo no Instagram para ter dicas de cinema em catalão sempre à mão e não esqueça de seguir o @quasenomade.
LEIA TAMBÉM
⇒ Volta ao mundo em 40 filmes sem sair do streaming
⇒ 25 filmes argentinos na Netflix, Amazon Prime e outras plataformas
⇒ 7 lugares que foram cenários de filmes brasileiros
⇒ 19 livros para viajar sem sair de casa
⇒ Dia de Sant Jordi: o Dia dos Namorados (e do livro) na Catalunha
VIAJE COM ECONOMIA
💡 Criar conteúdo dá trabalho e escolhemos a dedo parceiros para te ajudar a viajar com mais economia. A cada reserva feita nos links dessa página, nós ganhamos uma pequena comissão para que o Quase Nômade continue existindo.
SEGURO
Viaje tranquilo com a Real Seguros e ganhe 15% de desconto.
HOSPEDAGEM
Reserve seu hotel através do Booking.
PASSEIOS
Aproveite tours grátis em mais de 120 cidades pelo mundo com a Civitatis.
CÂMBIO
Pesquise as cotações oferecidas por diferentes casas de câmbio através da Melhor Câmbio ou envie dinheiro para o exterior sem taxas pela Wise.
ALUGUEL DE CARRO
Alugue carros no Brasil em até 12 vezes sem juros através da RentCars ou pesquise as melhores locadoras no exterior com a RentalCars.