Ícone do site Quase Nômade

Dormir no aeroporto: um hábito que reúne mais de 30 mil adeptos

Duas pessoas a dormir no aeroporto.

Foto: Free To Use Sounds - https://unsplash.com/photos/SjuqBdBKcik

Zeca Baleiro canta que há mais solidão num aeroporto que num quarto de hotel barato. Os mais de 32 mil seguidores da página Sleeping in Airports no Facebook discordam. A comunidade é apenas um tronco de um projeto que se desencadeia em site, blog e perfis em redes sociais. Todos dedicados à prática de dormir no aeroporto.

A ideia é, para estadias de apenas uma noite, trocar o hotel do aeroporto, ou próximo a ele, pelo próprio. Em inglês, o projeto é sustentado pelas colaborações de usuários, que escrevem resenhas sobre terminais aéreos de diversas partes do mundo.

Além disso, há importantes dicas a quem ousa se aventurar a uma noite nos aeroportos ao redor do globo. Entre estas, a mais importante é ter sempre um plano B, que antevê a possibilidade de você ser expulso do terminal durante seus pesadelos aéreos.

Entre instruções quase óbvias (tenha comida/água em mãos para o caso das lanchonetes fecharem durante a noite) e algumas que visam o conforto dos passageiros (como levar um colchão inflável e fones de ouvido, para não ser atrapalhado pelas chamadas de voos) é possível encontrar dicas preciosas.

Por exemplo: colocar um post-it pedindo para ser acordado em determinado horário – segundo o site, funciona; ou de levar toalhinhas desinfetantes para limpar seu terreno antes de começar a roncar e babar em pleno chão aeroportuário.

Com uma leitura atenta, pode-se entender as difíceis situações passadas pelas pessoas que, depois de gastar um salário mínimo inteiro em uma passagem aérea, precisam economizar em uma noite de hotel. Quem nunca?

Como imaginar, por exemplo, que em alguns aeroportos seja exigida uma tarifa para ir ao banheiro ou mesmo passar pelo detector de metais? Nesse caso, o conselho é bastante lógico: finja falar outra língua (de preferência uma que não exista) e, quando o guarda lhe estender a mão para receber o pagamento, simplesmente o cumprimente e sorria. Se ele estiver armado, pode ser mais prático pagar alguns trocados.

Entre as dicas para se dormir em aeroportos, está a de procurar um lugar na área de desembarque, onde os assentos costumam ser absurdamente mais confortáveis que na de embarque.

Foto: Free To Use Sounds

Como é dormir no aeroporto?

Suzana Pohia, jornalista, amiga, estudante de museologia e fundadora da Passarinho Vivências Urbanas, já usufruiu do aeroporto como local de pernoite duas vezes. Primeiro, em Campinas, optou por tirar um cochilo enquanto esperava sua conexão, rumo a Porto Alegre.

A escolha dos bancos seguiu critérios de conforto: deitou-se em um local onde havia 5 bancos conjugados e só acordou quando o despertador tocou. A segunda experiência ocorreu em Natal, quando a superfície escolhida como dormitório foi uma mesa, localizada na praça de alimentação do aeroporto.

A jovem, que costuma levar sempre água e comida na bolsa quando viaja, não precisou tomar nenhuma precaução para dormir no local, e avalia a experiência positivamente “sempre considerei o aeroporto um lugar seguro, e acho que valeu a pena para economizar, pois geralmente viajo com pouco dinheiro”.

Como forma de promover o conforto, o site do projeto também recomenda alugar um carro e dormir no estacionamento do terminal, coisa mais prática de se fazer em grandes aeroportos.

Quer mais liberdade para se locomover? Experimente alugar um carro durante a viagem. A RentalCars compara os serviços oferecidos por diversas locadoras de veículos em todo o mundo e mostra os aluguéis mais econômicos no seu destino.

Máscaras cirúrgicas já foram indicadas entre os usuários do site, não para se proteger do Coronavírus, mas para o caso de as pessoas ao seu redor não terem passado desodorante. Você não deve esquecer de fazê-lo, para evitar a contaminação do ar – espia dicas para montar uma necessaire mais sustentável.

Essa parece ser uma preocupação recorrente na comunidade. Versões mais antigas do site recomendavam levar consigo um certo Vick’s Vapour rub, para amenizar possíveis odores desagradáveis.

Mas lembre-se: “don’t act like a professional“.

Afinal, a regra é clara:

“O site foi criado por pessoas que queriam economizar nos custos de uma noite de acomodação em um hotel. Permanecer por dias, estender suas roupas no terminal e cozinhar em um liquinho só vai arruinar o espaço para outros que realmente precisam dormir no aeroporto.”

Melhores aeroportos para dormir

O Sleeping in Airports traz ainda uma premiação para os melhores e piores aeroportos para se dormir. Em 2019, o vencedor foi Singapore Changi, que encabeça o pódio há anos.

Entre os atrativos que concederam o grande prêmio ao aeroporto de Changi, em Singapura, estão um cinema grátis, jardins internos, tours gratuitos pela cidade para quem está em trânsito, zonas de soneca, atividades culturais e muito mais. Melhor do que muitos hotéis por aí.

Seu site oficial traz um guia para viajantes com todas as facilidades oferecidas no aeroporto. O slogan? More than an airport.

O segundo e o terceiro lugar na competição vão para Seul Incheon, na Coreia do Sul, e Helsinki, na Finlândia. Por enquanto, nenhum aeroporto brasileiro foi contemplado no grande prêmio (veja os escolhidos abaixo).

Quais os melhores aeroportos do mundo?

  1. Singapore Changi Airport (SIN), Singapura
  2. Seoul Incheon (ICN), Coreia do Sul
  3. Helsinki Airport (HEL), Finlândia
  4. Tokyo Narita International Airport (NRT), Japão
  5. Osaka Kansai International Airport (KIX), Japão
  6. Taipei Taoyuan International Airport (TPE), Taiwan
  7. Vancouver International Airport (YVR), Canadá
  8. Munich International Airport (MUC), Alemanha
  9. Hong Kong International Airport (HKG), Hong Kong
  10. Amsterdam Schiphol Airport (AMS), Holanda

Já comprou sua passagem? O Skyscanner compara os valores oferecidos por mais de 1.000 empresas de viagem em todo o mundo para descobrir as passagens mais baratas em cada rota – e, de quebra, ainda indica os voos com menos emissões de CO2.

E quais os piores aeroportos do mundo?

  1. Jeddah King Abdulaziz International Airport (JED), Arábia Saudita
  2. New York City LaGuardia Airport (LGA), Estados Unidos
  3. London Stansted Airport (STN), Inglaterra
  4. Juba International Airport (JUB), Sudão
  5. Santorini International Airport (JTR), Grécia
  6. Cairo International Airport (CAI), Egito
  7. Addis Ababa Bole International Airport (ADD), Etiópia
  8. Dhaka Hazrat Shahjalal International Airport (DAC), Bangladesh
  9. Murtala Muhammed (Lagos) International Airport (LOS), Nigéria
  10. London Luton Airport (LTN), Inglaterra

Na próxima viagem, não durma no ponto, mas no aeroporto, e dê preferência a um bilhete em promoção que traga como adicional uma noite inteira entre uma escala e outra.

Depois, passe em Sleeping in Airports e compartilhe sua experiência de perrengue chique.

Nota: as informações apresentadas são referentes à pesquisa realizada pela Sleeping in Airports em 2019 e podem sofrer alterações a qualquer momento


Curtiu? Acompanhe o Quase Nômade também no Instagram.

LEIA TAMBÉM

⇒ Como gerar menos lixo em uma viagem de avião

⇒ Como ir do aeroporto de Barcelona para o centro

⇒ Transporte do Aeroporto de Confins para Belo Horizonte: qual escolher?

⇒ Aeroporto de Charleroi: como ir a Bruxelas e deixar as malas no aeroporto

⇒ Como é voar de Tap: stop over em Lisboa, transportar animais, refeições e mais

⇒ Transporte sustentável: qual a forma menos poluente de viajar?

VIAJE COM ECONOMIA

💡 Criar conteúdo dá trabalho e escolhemos a dedo parceiros para te ajudar a viajar com mais economia. A cada reserva feita nos links dessa página, nós ganhamos uma pequena comissão para que o Quase Nômade continue existindo.

SEGURO
Viaje tranquilo com a Real Seguros e ganhe 15% de desconto.

HOSPEDAGEM
Reserve seu hotel através do Booking.

PASSEIOS
Aproveite tours grátis em mais de 120 cidades pelo mundo com a Civitatis.

CÂMBIO
Pesquise as cotações oferecidas por diferentes casas de câmbio através da Melhor Câmbio ou envie dinheiro para o exterior sem taxas pela Wise.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue carros no Brasil em até 12 vezes sem juros através da RentCars ou pesquise as melhores locadoras no exterior com a RentalCars.

Sair da versão mobile