Ícone do site Quase Nômade

Hotel que aceita cachorro: como achar a hospedagem pet friendly ideal

Quem tem acompanhado o blog nos últimos tempos sabe que a existência da Mia mudou completamente nossa maneira de viajar. Depois de encararmos um caminhão de burocracias para trazer nosso cachorro para a Europa, chegava a vez de um novo desafio: achar um hotel que aceita cachorro para que ela pudesse curtir tudo do nosso lado.

A boa notícia é que essa parte foi a mais simples. Já encontramos hospedagem pet friendly em alguns lugares da Serra Gaúcha, em Lisboa e em Girona. Sobrevivemos – e os quartos de hotel também, o que me faz acreditar que as viagens da Mia foram um verdadeiro sucesso.

Mas e aí, como faz para achar um hotel que aceita cachorro? 

Nos destinos em que buscamos, sempre havia opções de lugares que aceitavam animais. Em Canela, por exemplo, ficamos no Hostel Um Quatro Dois. Eles já tinham hospedado até mesmo coelhos e trataram a Mia como uma verdadeira rainha canina – o que ela não deixa de ser (tem review completo aqui!).

Apesar disso, as opções vão depender de cada destino.

Algumas cidades têm mais tradição de serem bons lugares para os animais e é natural que estes locais tenham também mais acomodações pet friendly. Em compensação, destinos em que cachorros não são bem vistos podem dificultar a hospedagem dos peludos. Mesmo assim, ainda não soube de nenhuma cidade que tenha proibido os hotéis de receber animais, o que significa que você provavelmente encontrará uma ou outra opção em qualquer lugar do mundo.

Veja também nossas dicas de como fazer viagens internacionais com pets

Como funciona um hotel que aceita cachorro?

Não existe um funcionamento único. Nos lugares em que nos hospedamos, sempre fizemos questão de perguntar antecipadamente se:

  1. O cachorro poderia ficar sozinho no quarto
  2. Ele teria livre acesso às dependências
  3. Havia algum custo adicional

Em todos os casos, os hotéis que escolhemos correspondiam ao que buscávamos e não impunham nenhum tipo de entrave à estadia canina. Ou seja, eram hotéis pet friendly de verdade.

Sabia que você pode contratar um seguro saúde para o seu mascote? Com a Real Seguros, você contrata os seguros da GTA e pode solicitar a cobertura do seu pet gratuitamente nos planos Global e Planet ou por apenas R$ 1,91/dia adicionais em outros planos. Clique e faça sua reserva com 10% de desconto!

Mia curtindo um hotel pet friendly? Que nada, é só uma siesta na nossa casinha em Girona!

É super importante verificar essas questões com a hospedagem escolhida, pois alguns lugares não permitem que o animal fique sozinho no quarto ou podem cobrar um valor extra para quem viaja com cachorro. De qualquer jeito, nós evitamos de deixar a Mia sozinha quando ficamos em hotéis, exceto quando os quartos são bastante espaçosos.

Já nos aconteceu uma vez de, após a escolha de uma acomodação, sermos informados que o quarto que selecionamos não aceitava cachorros. Por isso, nunca se esqueça de confirmar as políticas do hotel antes da viagem.

Restrições comuns em hotéis que aceitam cachorros

Como achar hotel que aceita cachorro?

Eu faço as reservas de todas as minhas viagens através da internet e não faria diferente com a acomodação. Normalmente, dou preferência para usar o Booking em estadias de até uma semana e o Airbnb em viagens mais longas. As duas plataformas permitem encontrar hotéis e apartamentos que aceitam cachorros facilmente e eu mostro como fazer nos tutoriais abaixo, começando pelo Booking.

Passo 1: Acesse o Booking

Clicando aqui, você acessa a plataforma diretamente em nosso link de afiliado. Dessa forma, nós iremos ganhar uma pequena comissão por cada reserva efetuada e você não paga nada a mais por isso.

Passo 2: Forneça informações sobre a viagem

Indique o destino, datas de viagem e a quantidade de pessoas que irá com você. Foque apenas nos humanos por enquanto, ok?

Passo 3: Filtre os resultados

Depois de inserir todas as informações acima, você vai cair na página de resultados de busca. Na imagem abaixo, eu usei a cidade de Lisboa como exemplo.

Os primeiros resultados de pesquisa não serão necessariamente de hotéis que aceitam cachorros. Por isso, chegou a hora de filtrar os resultados.

Reprodução Booking

Foca na barra lateral esquerda, onde diz “Filtrar resultados por”, e vai descendo na página, até se deparar com a opção “aceita pets” .

Reprodução Booking

Marca essa caixinha e voilà: o Booking vai mostrar apenas as hospedagens pet friendly disponíveis no destino! Se quiser ver a página dos hotéis que aceitam cachorro em Lisboa, clica aqui.

Passo 4: Selecione a hospedagem

Se você seguiu os passos até aqui, então o Booking já estará mostrando apenas hotéis pet friendly na pesquisa. Nessa hora, basta selecionar a acomodação com base em outros critérios que você ache importante, como localização, comodidades e preço.

Decidiu onde quer ficar? Então fica de olho nas condições da hospedagem.

Como exemplo, selecionei o Hotel Avani Avenida Liberdade aleatoriamente, porque foi o primeiro que apareceu nos meus resultados de pesquisa. Quando você vai lá bem embaixo da página para ver os detalhes da acomodação, normalmente irá encontrar informações extras sobre a receptividade aos bichanos – fiz um print para mostrar melhor como funciona.

Vai rolando a página, porque as informações aparecem bem no final, ok?

Nesse caso, havia indicações de que custos adicionais podem ser aplicados e que só são aceitos animais de estimação de até 7 kg. Como é comum que algumas propriedades tenham este tipo de restrição, eu recomendo ler essa área com atenção para evitar qualquer contratempo.

Passo 5: Reserva e comunicação

Depois de escolher a acomodação perfeita para você e seu mascote, lembre-se de que comunicação é fundamental. No momento de concluir a reserva, o Booking oferece uma área para perguntas e pedidos especiais.

Eu sempre aproveito esse espaço para explicar que estarei viajando com um cachorro de porte médio e perguntar se existe algum custo extra ou regras especiais para viagens com animais.

Bônus: Lista de hotéis que aceitam cachorro por cidade

Para facilitar a vida, fiz uma listinha com os links diretos para as hospedagens pet friendly do Booking em diversas cidades do mundo. Você pode salvar essa página nos favoritos e usar o atalho sempre que precisar. 😉

Clique no nome da cidade para ver as acomodações disponíveis:

No Brasil

No mundo

Como achar Airbnb que aceita cachorro

Caso vá passar mais tempo em um destino ou queira uma casa com pátio para o seu mascote correr feliz, buscar um aluguel de temporada pelo Airbnb pode ser uma boa saída. Veja abaixo a melhor maneira de encontrar um anfitrião que aceite animais.

Passo 1: Acesse o Airbnb

Se ainda não for usuário do serviço, pega aqui um crédito de R$ 164 para sua primeira reserva.

Passo 2: Inclua os detalhes da viagem

Indique o destino, datas de viagem e a quantidade de pessoas que irá com você. De novo, enumere apenas os humanos. A próxima página de resultados vai permitir escolher entre “acomodações” ou “experiências“.

Algo me diz que, se você chegou até aqui, está buscando uma acomodação mesmo, então clica nessa palavrinha mágica!

Reprodução Airbnb

Passo 3: Filtre os resultados

Para isso, basta clicar no botão “Mais filtros”, no menu superior.

Reprodução Airbnb

Uma nova área irá se expandir na tela, com vários filtros para achar a hospedagem ideal. Rolando o cursor até a seção “Regras da casa”, você vai encontrar a opção “Permitido animais”. Marca essa caixa e já seleciona os outros filtros que achar necessários.

Reprodução Airbnb

Tudo pronto? Clica naquele botão ao final da tela que diz “Mostrar X acomodações“.

Passo 4: Selecione a hospedagem

Depois de seguir os passos anteriores, o Airbnb vai mostrar apenas as opções de imóveis que aceitam animais.

Em geral, não há informações específicas sobre animais na descrição do apartamento. Por isso, é ainda mais importante se comunicar com o proprietário ANTES de efetuar a reserva. Use a ferramenta “Fale com o Anfitrião” e tire todas as suas dúvidas – o botão fica logo abaixo da apresentação do imóvel.

Reprodução Airbnb

Passo 5: Comunique-se

Explique que está viajando com um cachorro e pergunte se há alguma restrição nesse caso. Vale aproveitar e incluir detalhes sobre tamanho e peso do animal ou informar que ele está treinado, não destrói nada e só faz xixi e cocô no lugar certo.

Espere a resposta do anfitrião antes de reservar. Ele provavelmente irá indicar quais são as regras em caso de receber animas ou solicitar mais detalhes sobre a sua viagem.

Caso a estadia seja aprovada, pegue o cartão de crédito e vá em frente:  você já pode fazer a reserva do seu Airbnb e ver o seu dog viajar feliz como a Mia. 😉

🐶 Ainda está cheio de dúvidas sobre viajar com animais? Junte-se a outros tutores viajantes e compartilhe dúvidas e informações sobre o assunto no nosso grupo do Facebook sobre Viajar com Cachorro.


LEIA TAMBÉM

⇒ Viajar com cachorro para o exterior: descubra os requisitos de cada país

⇒ Como levar meu cachorro para Europa passo a passo

⇒ França com cachorro: dicas e informações práticas

⇒ Airbnb é confiável? Como funciona e como alugar apartamentos sem perrengues

⇒ Onde ficar em Cannes: dicas de hotéis a partir de 50 euros

⇒ Serra Gaúcha: onde se hospedar em Gramado, Canela e outras cidades

⇒ Cambará do Sul: cânions, pousadas, restaurantes, como chegar e quando ir

⇒ O que fazer em Canela: passeios, gastronomia e dicas de hospedagem

VIAJE COM ECONOMIA

💡 Criar conteúdo dá trabalho e escolhemos a dedo parceiros para te ajudar a viajar com mais economia. A cada reserva feita nos links dessa página, nós ganhamos uma pequena comissão para que o Quase Nômade continue existindo.

SEGURO
Viaje tranquilo com a Real Seguros e ganhe 15% de desconto.

HOSPEDAGEM
Reserve seu hotel através do Booking.

PASSEIOS
Aproveite tours grátis em mais de 120 cidades pelo mundo com a Civitatis.

CÂMBIO
Pesquise as cotações oferecidas por diferentes casas de câmbio através da Melhor Câmbio ou envie dinheiro para o exterior sem taxas pela Wise.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue carros no Brasil em até 12 vezes sem juros através da RentCars ou pesquise as melhores locadoras no exterior com a RentalCars.

Sair da versão mobile