Ícone do site Quase Nômade

Caminho de Santiago: o melhor da Espanha a pé

A Mari já falou aqui como curtir a Espanha de carro (e levar ou não multas, hehe), você também sabe que pode fazer isso voando, ou de trem, ou de ônibus! Todos esses transportes (uns mais, outros menos) são poluentes! Então, eu vou contar para vocês como curtir a Espanha da forma mais ecológica e barata do mundo, isso mesmo A PÉ! Sim, amigos, eu estou falando do Caminho de Santiago de Compostela.

O Caminho de Santiago pode ser “trilhado” por diversos caminhos, o mais famoso deles é o que vai de Saint-Jean-Pied-de-Port (sul da França) até Santiago de Compostela (Galícia, Espanha). A rota tem cerca de 800 km e foi trilhada por mim em 26 dias, em outubro do ano passado. Vem comigo que eu te conto o charme da Espanha a pé!

A parte espanhola da história começa em Roncesvalles (nos pés dos Pirineus) divisa com a França, e lá já se tem uma receptividade bem espanhola! O albergue de peregrinos de Roncesvalles é um dos maiores e mais confortáveis do caminho, ali mesmo você já pode comprar a sua janta e seu café da manhã. E, é claro, já vai à missa da bênção dos peregrinos.

Esse será seu primeiro jantar de peregrino na Espanha, com direito a entrada, prato principal, pão, sobremesa, água e vinho (sim, vinho espanhol incluído). Se diz por lá que: “De Pão e Vinho se faz o caminho“, e se faz mesmo, eu sou a prova viva disso.

Claro que para contar os meus 26 dias eu precisaria de um livro (assim como O Diário de um Mago, do Paulo Coelho, por sinal todos os sul-coreanos conhecem ele e o livro). Então, vou me resumir aos melhores momentos. Ou seja, amigos, comidas e bebidas! O que mais precisamos para ser feliz? E o caminho é repleto disso, boa comida, boas bebidas e muitos amigos.

Os sabores do Caminho de Santiago

Meu café da manhã consistia inúmeras vezes de uma tortilla espanhola e uma café con leche (p.s.: o café vai ficando melhor quanto mais próximo a Santiago – seria o cansaço ou a proximidade com Portugal?). Se eu comia algo diferente no café da manhã, eu almoçava uma tortilla! Tomava muita água, da fonte mesmo (Santiago abençoa)! E procurava não tomar álcool durante o dia (os amantes da caña – chope na Espanha – assim o faziam). A minha experiência alcoólica se resumia aos jantares.

E, para nossa alegria, o caminho passa (ou nós passamos?) por La Rioja (a Mari já falou da região aqui), portanto dispensa comentários (amantes de vinho entenderão). O caminho também tem uma fonte de vinho, uma vinícola de Navarra resolveu colocar uma fonte com vinho à vontade para os peregrinos, não preciso dizer que fiz uma bela parada por lá.

Tiveram uns dias que eu tomei sangria também, mas sangria é refresco, né? Não conta como álcool. Em La Rioja os peregrinos também podem (e devem) colher suas próprias uvas direto dos pés. As uvas de La Rioja são simplesmente sensacionais. E por que não uma paradinha na capital, Logroño para apreciar tapas e vinhos, já que estamos falando de Espanha?

O caminho também tem mate, encontrei hermanos argentinos por lá e matei a saudade dos pampas com um bom mate. Tem churros, tem até fila pra comprar churros em Leon (será que são bons?). O caminho tem queijos de Arzua e polvo de Melide, sempre regado a vinho. Na Galícia é hora de rasgar nosso português, já que o galego é um idioma muito próximo à nossa língua materna. Isso se torna ainda mais fácil depois de uns chupitos (os shots espanhóis). Na Galícia, eles são geralmente de ervas e muito saborosos, além de, na maioria das vezes, serem oferecidos gratuitamente (sabe a receptividade espanhola?).

Peregrinos: nossa família no caminho

E as pessoas, lembra que eu falei que no caminho tinham amigos? Sim, eu encontrei gente do mundo todo: foram coreanos, japoneses, húngaros, estadunidenses, brasileiros, mexicanos, irlandeses, britânicos, franceses, belgas, alemães, italianos e é claro, espanhóis. Foram meus anjos, me confortava estar junto a eles, ou caminhar por horas ao lado, ou ainda dividir a mesa do jantar! Os peregrinos são nossa família no caminho.

Chegando a Santiago é hora de rezar, certo? Certo, hora de agradecer ao que (ou quem) quer que seja que você acredita, por mais essa etapa concluída! O caminho é como reviver uma vida em um mês. Santiago, além da casa do santo, é uma cidade histórica fascinante e com uma culinária refinadíssima. Aproveite para se deliciar do melhor da Espanha e relaxar por um tempo na capital galega.

Buen Camino.


LEIA TAMBÉM

⇒ Espanha de carro: nossa experiência de Bilbao a Madrid, passando por La Rioja

⇒ Como levar dinheiro para Europa: reais, euros, saque ou cartão de crédito?

⇒ Turismo em La Rioja: 3 cidades para conhecer os melhores vinhos da Espanha

⇒ 4 coisas para fazer em Bilbao por menos de 5 euros

⇒ O que fazer em Girona e por que a cidade merece mais do que um bate e volta

VIAJE COM ECONOMIA

💡 Criar conteúdo dá trabalho e escolhemos a dedo parceiros para te ajudar a viajar com mais economia. A cada reserva feita nos links dessa página, nós ganhamos uma pequena comissão para que o Quase Nômade continue existindo.

SEGURO
Viaje tranquilo com a Real Seguros e ganhe 15% de desconto.

HOSPEDAGEM
Reserve seu hotel através do Booking.

PASSEIOS
Aproveite tours grátis em mais de 120 cidades pelo mundo com a Civitatis.

CÂMBIO
Pesquise as cotações oferecidas por diferentes casas de câmbio através da Melhor Câmbio ou envie dinheiro para o exterior sem taxas pela Wise.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue carros no Brasil em até 12 vezes sem juros através da RentCars ou pesquise as melhores locadoras no exterior com a RentalCars.

Sair da versão mobile