Em 2013, a renomada revista “Restaurant” colocou o Celler de Can Roca como o número 1 do mundo. Desde então, o restaurante em Girona virou figurinha carimbada nos rankings de alta gastronomia.
Gerido pelos irmãos Roca, o Celler porta orgulhoso suas três estrelas Michelin, número máximo que um estabelecimento pode ter.
Entretanto, nem todas as experiências gastronômicas da cidade são galardoadas com títulos internacionais. Os curiosos para conhecer as origens do Celler podem se aventurar no Can Roca, o restaurante fundado pela família Roca antes mesmo que o cardápio ambicionasse estrelas Michelin.
Deu fome? Descubra onde comer em Girona por menos de 15 euros
Can Roca: onde tudo começou
Fundado em 1967, o Can Roca é um dos segredos que poucos viajantes conhecem. Joan, Josep e Jordi Roca aprenderam ali os truques de seus pais à cozinha. Ou, como lembra o Gastronomistas: “Allí empezó todo“.
Enquanto os menus completos do Celler de Can Roca custam 120 euros e meses de espera, o Can Roca original é um restaurante de bairro simples, onde os trabalhadores da região se espalham pelas mesas e escolhem alguma opção para saciar a fome. É o equivalente ao buffet a quilo brasileiro e o enorme salão interno reforça essa ideia.
O preço condiz: 13 euros (R$ 80) por refeição. No combo estão incluídos entrada, primeiro e segundo pratos, sobremesa e bebida. Com um menu que muda diariamente, não tem cardápio que dê conta e o cliente escolhe entre os pratos que o garçom menciona ao chegar à mesa.
Cada refeição é elaborada com ingredientes locais e focando em receitas tradicionais da Catalunha. Por isso mesmo, opções vegetarianas ou veganas são escassas, mas o cuidado em agradar o cliente consegue driblar o problema.
Graças à ajuda do garçom, consegui montar um menu especial vegetariano para mim com gaspacho, salada fria de lentilhas e vegetais, e massa ao molho de parmesão de segundo prato.
Nossa sobremesa ficou por conta da crema catalana, uma espécie de crème brûlée local, mas a família Roca também conta com dois estabelecimentos especializados em adoçar o paladar em Girona.
Vegetariano? Veja nosso guia completo de restaurantes vegetarianos e veganos em Girona
O Can Roca não fica no centro de Girona. Da Plaça de la Independència, a caminhada dura cerca de meia hora. Também é possível pegar o ônibus L5, que deixará você a apenas uma quadra do restaurante. A passagem custa 1,40 euros (R$ 8,50) e pode ser comprada a bordo.
Rocambolesc
Para seguir com um gostinho de Can Roca, a dica é rumar para a Rocambolesc. A sorveteria mais famosa da cidade também nasce das mãos dos irmãos Roca. No verão, é comum ver filas para entrar na diminuta portinha localizada no centro histórico. Para a espera valer a pena, aposte no sorvete de maçã ao forno sem medo de errar.
Idealizada por Jordi Roca, o mais jovem dos três irmãos, a sorveteria busca retomar o espírito dos antigos carrinhos de doces. O sucesso foi tanto que já existem unidades da Rocambolesc espalhadas por Barcelona, Madrid e Alicante.
Além dos sorvetes tradicionais, aqueles de máquinas automáticas, há ainda uma coleção de picolés divertidos. Um deles faz referência a um dos pontos turísticos mais inusitados de Girona: “el culo de la leona“.
Sobrou tempo no roteiro? Veja dicas de o que fazer em Girona
Casa Cacao
A Casa Cacao é o mais recente empreendimento da família Roca em Girona. Com o mesmo cuidado dos anteriores, o espaço oferece uma experiência dupla: uma Chocolateria e o Hotel Casa Cacao.
No local, inaugurado em fevereiro de 2020, as origens do chocolate são as grandes estrelas.
Mar Rocabert Maltas escreveu sobre o hotel para o El País: “cheira a chocolate” – e eu só consigo imaginar como é acordar com esse cheiro e correr para o café da manhã preparado por uma das famílias de chefs mais famosas do mundo.
Imaginação é o que resta, visto que os 200 euros que custam uma diária na suíte Cacao Bean estão longe do meu orçamento. Se o preço for uma realidade pra você, clica aqui.
Nota: Os valores e o câmbio apresentados são referentes ao mês de julho de 2020 e podem sofrer alterações a qualquer momento.
Curtiu? Acompanhe o Quase Nômade também no Instagram.
LEIA TAMBÉM
⇒ Onde comer em Girona por menos de 15 euros
⇒ Guia completo de restaurantes vegetarianos e veganos em Girona
⇒ Hotéis em Girona: como escolher a melhor localização na cidade
⇒ O que fazer em Girona e por que a cidade merece ser mais do que um bate-volta
⇒ Barcelona a Girona: qual a melhor maneira de fazer esse bate-volta
⇒ Conheça os principais museus de Girona
VIAJE COM ECONOMIA
💡 Criar conteúdo dá trabalho e escolhemos a dedo parceiros para te ajudar a viajar com mais economia. A cada reserva feita nos links dessa página, nós ganhamos uma pequena comissão para que o Quase Nômade continue existindo.
SEGURO
Viaje tranquilo com a Real Seguros e ganhe 15% de desconto.
HOSPEDAGEM
Reserve seu hotel através do Booking.
PASSEIOS
Aproveite tours grátis em mais de 120 cidades pelo mundo com a Civitatis.
CÂMBIO
Pesquise as cotações oferecidas por diferentes casas de câmbio através da Melhor Câmbio ou envie dinheiro para o exterior sem taxas pela Wise.
ALUGUEL DE CARRO
Alugue carros no Brasil em até 12 vezes sem juros através da RentCars ou pesquise as melhores locadoras no exterior com a RentalCars.
Deixe um comentário