Ícone do site Quase Nômade

Museu Casapueblo: uma homenagem ao pôr-do-sol em Punta Ballena

Quando decidimos inserir Punta del Este em nossa última viagem ao Uruguai, a primeira ideia era visitar o Museu Ralli e a Casapueblo, em Punta Ballena. No primeiro dia, descobrimos que o Ralli, assim como metade da cidade, estava fechado durante o inverno (ele fica aberto apenas entre outubro e maio).

Mesmo assim, pudemos aproveitar para conhecer o Museu Casapueblo, que eu queria visitar há aaaanos. Tal como eu esperava, o lugar é realmente incrível. Mas vale lembrar que não há a possibilidade de ir de ônibus de Punta del Este até lá.

Como chegar ao Museu Casapueblo

As opções para fazer a visita eram pegar um táxi, alugar um carro ou fazer um city tour. No caso do city tour, a última hora do passeio era reservada para visitar o Museu Casapueblo em praticamente qualquer agência de turismo. Isso porque é o horário em que você pode acompanhar a cerimônia do pôr-do-sol, que é uma lindeza só! ☀

Em geral costumamos achar meio chata a ideia de fazer um city tour pelas cidades que visitamos, mas dessa vez tivemos que cogitar a hipótese. Conferimos os valores em duas operadoras diferentes, ambas com lojas na rodoviária de Punta del Este, e nas duas o preço do tour era o mesmo. Decidimos por essa opção. Lado chato: esquecemos de anotar o nome da operadora escolhida. #sorry

Independente da escolha, é preciso pagar a entrada para o museu à parte, no momento de chegada, no valor de 240 pesos uruguaios (ou R$ 30 ou U$ 8 – pode ser pago em qualquer uma das três moedas). E, se você estiver disposto a gastar uma boa nota para aproveitar ao máximo o espaço, nosso conselho é se hospedar no Club Hotel Casapueblo! Confesso que nunca ficamos por lá por motivos de pobreza, mas é um daqueles sonhos de viagem que ainda vamos realizar um dia.

A Casapueblo

Construída pelo próprio artista Carlos Páez Vilaró durante 30 anos a partir de uma pequena casa de lata, a Casapueblo inclui um museu, uma galeria de arte, um café e o hotel que comentamos acima (este último não foi construído pelo artista, mas conserva o mesmo estilo arquitetônico). Por lá, dá para conferir grande parte da obra do artista, que se inspirou nos homens do campo que levantam suas casas com adobe para construir o edifício. Lembra muito a arquitetura de Santorini, na Grécia.

Até sua morte, no início de 2014, Vilaró vivia na casa e costumava ser visto por diversos viajantes que visitavam o local. Reza a lenda também que aquela musiquinha que ouvíamos quando criança sobre “uma casa muito engraçada” foi inspirada na Casapueblo, já que Vinícius de Moraes, compositor da música e amigo de Vilaró, teria se inspirado no local ao compô-la. Será que é verdade?

Pôr-do-sol na Casapueblo

A cerimônia do pôr-do-sol acontece todos os dias no terraço da Casapueblo desde 1994, quando foi idealizada pelo artista. Com a leitura de um poema de Carlos Páez Vilaró em sincronia com o momento exato do pôr-do-sol, a cerimônia se transformou em uma obra de arte da natureza. São cerca de 10 minutos em que você pode ficar encantado pela poesia enquanto o sol faz a sua parte no céu. De morrer de amores. ♥

*Spoiler*: você vai ver o pôr-do-sol mais lindo da vida. Não só por ser bonito em si, mas também pela cerimônia que acontece no momento.

Nota: os valores apresentados fora atualizados em janeiro de 2017, durante nossa última passagem pela Casapueblo, e podem sofrer alterações a qualquer momento.


LEIA TAMBÉM

Que moeda levar para o Uruguai: reais, pesos uruguaios ou usar o cartão de crédito?

Como chegar em Cabo Polonio e o que fazer por lá

⇒ Como tirar o seguro obrigatório Carta Verde para viajar de carro pelo Mercosul

Praias do Uruguai: onde ficar em Valizas

Onde comer em Montevideo: nossos bares e restaurantes preferidos

VIAJE COM ECONOMIA

💡 Criar conteúdo dá trabalho e escolhemos a dedo parceiros para te ajudar a viajar com mais economia. A cada reserva feita nos links dessa página, nós ganhamos uma pequena comissão para que o Quase Nômade continue existindo.

SEGURO
Viaje tranquilo com a Real Seguros e ganhe 15% de desconto.

HOSPEDAGEM
Reserve seu hotel através do Booking.

PASSEIOS
Aproveite tours grátis em mais de 120 cidades pelo mundo com a Civitatis.

CÂMBIO
Pesquise as cotações oferecidas por diferentes casas de câmbio através da Melhor Câmbio ou envie dinheiro para o exterior sem taxas pela Wise.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue carros no Brasil em até 12 vezes sem juros através da RentCars ou pesquise as melhores locadoras no exterior com a RentalCars.

Sair da versão mobile