Tínhamos apenas 15 dias no Marrocos e quisemos optar pelo mínimo de deslocamento. Por isso, nosso roteiro pelo país se restringiu a duas cidades e só precisamos decidir como ir de Casablanca a Marrakech (fomos de trem!).
Claro que, com isso, perdemos a oportunidade de conhecer Chefchaouen, Fez, Ouarzazate, Essaouira… Mas tudo bem. É bem provável que o Marrocos faça parte de muitos outros roteiros ao longo da nossa vida quase nômade. 🙂
Como ir de Casablanca a Marrakech
Pesquisamos bastante quais as melhores maneiras de se locomover entre as duas cidades e percebemos que o trem no Marrocos é uma alternativa econômica e razoavelmente confortável. Além disso, os trens se tornaram meu meio de transporte preferido e são minha escolha sempre que a distância e os preços das passagens permitem.
Viajamos de trem de Marrakech a Casablanca e vice-versa. Na ida, fomos de segunda classe. Na volta, de primeira. A viagem dura cerca de três horas e meia, mas os trens podem atrasar bastante no país, portanto não é recomendado fazer a viagem em trem caso precise pegar um voo no mesmo dia (nossa volta demorou quase cinco horas 🙄).
Contamos aqui como comprar as passagens, como é a viagem e as principais diferenças entre as duas escolhas.
Trem no Marrocos: como comprar passagens
A compra das passagens pode ser feita online – teoricamente. Nós tentamos comprar nossos tickets pelo site da ONFC, mas não conseguimos. Nosso cartão de crédito, que estava habilitado para compras no país, não foi aceito. De qualquer forma, vale acessar o portal para consultar os horários e preços dos trens no Marrocos.
Como há muitos trens entre Casablanca e Marrakech, nos recomendaram que comprássemos a passagem na hora na própria estação, mas preferimos passar lá um dia antes para não ter erro e garantir o horário de nossa preferência. A atendente praticamente só falava francês, mas o processo de compra foi bem simples, com um detalhe: não aceitavam cartão.
Após o embarque, é importante conservar a sua passagem durante toda a viagem, pois um funcionário da empresa irá passar regularmente para conferir se todos os passageiros possuem um bilhete válido.
Como é viajar na segunda classe
Nosso bilhete de Marrakech para Casablanca foi comprado com destino à estação Casa Voyageurs e custou 95 dirhams (cerca de R$ 40) na segunda classe.
A viagem foi tranquila, embora tenha muitas paradas no caminho. Fique atento durante o percurso, pois Casablanca não é a última parada e, caso se distraia, você poderá perder o lugar da descida. Eu marquei a estação em que desembarcaríamos no Google Maps antes de sair de Marrakech e fiquei olhando no aplicativo quando a localização se aproximava. Todos os avisos são feitos em francês e árabe. Em alguns casos, os funcionários poderão dar informações em inglês.
Outro ponto importante a lembrar é que Casablanca tem muitas estações – minha dica é confirmar qual a mais próxima do seu hotel ou, na dúvida, descer na Casa Voyageurs.
Na segunda classe, não há marcação de assentos e as cabines são para até oito pessoas. Para nós não foi um problema, pois chegamos bem cedo à estação e conseguimos um lugar juntos. Mesmo assim, vi algumas pessoas viajando em pé boa parte do trajeto. Foi aí que decidimos que a nossa volta seria em primeira classe – chique, né? 🙈
Trem no Marrocos: a primeira classe
Embora seja bem simples, a principal diferença da primeira para a segunda classe é que você viaja com assento marcado e, portanto, não corre o risco de ficar em pé. Nosso bilhete de volta custou 148 dirhams (R$ 60) – é 50% mais caro, mas continua sendo um preço razoável. Além disso, as cabines são para 6 pessoas e os bancos são também mais espaçosos, do tamanho aproximado de uma poltrona.
De Casablanca para Marrakech, eu recomendo sempre optar pela primeira classe. Isso porque, como o trem parte de Fez, você provavelmente já irá subir em um vagão mais ou menos cheio – e suas chances de encarar a viagem em pé aumentam consideravelmente.
Nota: Os valores apresentados são referentes ao mês de fevereiro de 2018 e a cotação foi feita em julho do mesmo ano. Ambos podem sofrer alterações a qualquer momento.
LEIA TAMBÉM
⇒ Transporte em Casablanca: como se locomover de bonde, ônibus, táxi ou Uber
⇒ Onde ficar em Marrakech: é melhor ficar na medina ou fora dela?
⇒ O que fazer em Casablanca, no Marrocos: passeios e vida noturna
⇒ Como levar dinheiro para o Marrocos: euros, dirhams ou cartão de crédito?
⇒ O que fazer em Marrakech: roteiro, atrações gratuitas e dicas de viagem
VIAJE COM ECONOMIA
💡 Criar conteúdo dá trabalho e escolhemos a dedo parceiros para te ajudar a viajar com mais economia. A cada reserva feita nos links dessa página, nós ganhamos uma pequena comissão para que o Quase Nômade continue existindo.
SEGURO
Viaje tranquilo com a Real Seguros e ganhe 15% de desconto.
HOSPEDAGEM
Reserve seu hotel através do Booking.
PASSEIOS
Aproveite tours grátis em mais de 120 cidades pelo mundo com a Civitatis.
CÂMBIO
Pesquise as cotações oferecidas por diferentes casas de câmbio através da Melhor Câmbio ou envie dinheiro para o exterior sem taxas pela Wise.
ALUGUEL DE CARRO
Alugue carros no Brasil em até 12 vezes sem juros através da RentCars ou pesquise as melhores locadoras no exterior com a RentalCars.