Ícone do site Quase Nômade

Hotéis em Girona: como escolher a melhor localização na cidade

Hotéis em Girona: onde ficar

Hotéis em Girona: onde ficar

Já faz seis meses que a Catalunha se tornou meu lar e eu mal acredito que quase não escrevi nada sobre a região. Então aqui estou, pronta para indicar alguns hotéis em Girona e falar sobre os melhores bairros para se hospedar na cidade, mas antes vou contar a minha experiência nesse quesito.

Era dezembro de 2017 quando aterrissamos pela primeira vez em terras gironesas. Saindo do aeroporto, um ônibus nos deixaria próximo à nossa hospedagem. O ponto de referência era um hospital, o pior lugar para se passar uma noite.

Descendo do ônibus, eu, Diego e nossas malas de mão nos olhamos: estávamos próximos do nada.

Bastou jogar o nome do hotel no Google Maps para descobrir que tínhamos uma pequena caminhada pela frente. E, assim, chegamos ao Ibis Budget, onde nos metemos por falta de dinheiro e de informações sobre onde ficar em Girona. Não entenda mal: o Ibis não era o pior lugar para estar.

A rede segue um mesmo padrão de qualidade no mundo inteiro e aposta em algumas alternativas sustentáveis (leia sobre elas aqui), mas a localização do hotel em Girona não é exatamente o sonho de nenhum viajante. Vendo pelo lado positivo, você vai adicionar uns 25 minutos às caminhadas diárias para chegar ao centro, o que deve compensar os quilos extras ganhos na viagem – espia nossas dicas de onde comer!

Hotéis em Girona bairro a bairro

Se você é do time que vai contra os prognósticos e se aventura a passar uma ou mais noites em Girona, parabéns! A maioria das pessoas que transita na cidade faz apenas um bate-volta vindo de Barcelona, mas eu garanto que vale a pena descobrir o destino com calma – veja aqui como chegar em Girona.

Por isso, e visto a quase ausência de dicas sobre onde ficar em Girona, resolvi compartilhar algumas dicas para que ninguém se afunde num cafundó gironês quando vier para a cidade.

Por ordem de preferência, os bairros mais bacanas para se hospedar, na minha opinião, são:

Barri Vell

Escolher hotéis em Girona no Barri Vell é acordar cercado pelo que a cidade tem de melhor. Você poderá conhecer o destino a pé e estará a um pulo de quase todas as atrações, museus, restaurantes, bares… Além do mais, passear pelas ruas do bairro velho é uma das experiências mais fantásticas que a cidade oferece, como comentei aqui.

Entretanto, muitos moradores da área estão perdendo suas casas para os aluguéis de temporada, em um processo semelhante ao que ocorre em Alfama, em Lisboa. Por isso, aqui vale a mesma dica de evitar reservar apartamentos e dar preferência a hotéis, pousadas ou hostels, caso vá se hospedar na região. Talvez custe uns euros a mais, mas pode poupar a moradia de alguém (e isso vale muito mais do que qualquer experiência turística).

“Em Girona temos um problema de habitação. Façamos isso visível”

No centro histórico, o Hotel Ciutat de Girona possui a certificação Biosphere Responsible Tourism, que garante que a empresa adota práticas sustentáveis. Para os interessados em história, o destaque vai para o Llegendes de Girona, um hotel-museu situado bem no coração da cidade, que busca exaltar as lendas regionais.

Hotéis no Barri Vell de Girona

Devesa-Güell e Mercadal

O Devesa é uma das paisagens mais encantadoras de Girona e, no inverno, fica com ar de floresta abandonada – mas é só um parque bem central mesmo. Tem feirinha às terças e sábados e um clima gostoso de passear sem compromisso.

Ao redor do parque, há um bairro com o mesmo nome, e que é uma boa pedida de hospedagem. Fica fora do bairro velho, mas é tão pertinho que você não vai nem perceber a caminhada.

Parque Devesa, que dá nome ao bairro (e onde a Mia ama passear!)

Hotéis em Girona nos bairros Devesa-Güell e Mercadal

Eixample e Sant Narcis

Definitivamente, não é o bairro mais turístico da cidade, mas também pode ser uma boa opção de hospedagem, visto que fica pertinho da estação de trem. Eixample é mais central, mas o bairro de Sant Narcis ganha pela oferta de acomodações econômicas. Caso opte por essa região, busque acomodações próximas à estação ou ao Mercat de Lleó.

Procure hotéis em Girona próximos da estação de trem para estadias mais curtas

Diferentemente do que ocorre com o bairro velho, o Eixample pode ser uma localização interessante para quem quer se hospedar em um apartamento alugado pelo Airbnb – por sinal, aqui tem um cupom de até R$ 179 para sua primeira hospedagem pela plataforma.

Hotéis em Eixample e Sant Narcis:

Onde ficar em Girona: mapa

No mapa abaixo você confere a localização de alguns dos hotéis em Girona mencionados ao longo do texto, bem como outras opções sugeridas pelo Booking.

Booking.com

Nota: Os valores e o câmbio apresentados são referentes ao mês de agosto de 2019 e podem sofrer alterações a qualquer momento.


LEIA TAMBÉM

⇒ O que fazer em Girona e por que a cidade merece mais do que um bate-volta

⇒ Barcelona a Girona: qual a melhor maneira de fazer esse bate-volta?

⇒ Onde comer em Girona por menos de 15 euros

⇒ Museus de Girona: veja como visitá-los online durante a pandemia

⇒ Guia completo de restaurantes vegetarianos e veganos em Girona

⇒ 8 cidades próximas a Barcelona para fugir do óbvio

⇒ Transporte em Barcelona: qual pasagem comprar e quanto custa

VIAJE COM ECONOMIA

💡 Criar conteúdo dá trabalho e escolhemos a dedo parceiros para te ajudar a viajar com mais economia. A cada reserva feita nos links dessa página, nós ganhamos uma pequena comissão para que o Quase Nômade continue existindo.

SEGURO
Viaje tranquilo com a Real Seguros e ganhe 15% de desconto.

HOSPEDAGEM
Reserve seu hotel através do Booking.

PASSEIOS
Aproveite tours grátis em mais de 120 cidades pelo mundo com a Civitatis.

CÂMBIO
Pesquise as cotações oferecidas por diferentes casas de câmbio através da Melhor Câmbio ou envie dinheiro para o exterior sem taxas pela Wise.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue carros no Brasil em até 12 vezes sem juros através da RentCars ou pesquise as melhores locadoras no exterior com a RentalCars.

Sair da versão mobile