Ícone do site Quase Nômade

Viajar pelo Mercosul de carro: preparativos e dicas importantes

Viajar pelo Mercosul de carro era uma novidade para mim. E olha que enquanto morava em Buenos Aires já fui pra lá de ônibus, de avião e até de barco (saindo de Montevideo). Mas, como não dirijo, confesso que uma viagem de carro ainda não tinha passado pela minha cabeça.

Saindo de Porto Alegre, onde moro, até a capital argentina são mais de 1.300 km. Segundo o Google, o trajeto demoraria pouco mais de 15 horas. É claro que, quando fui, a viagem acabou durando 18 horas graças às diversas paradas pelo caminho. Mas, pelo menos, nos deparamos com algumas paisagens como essa aí da foto. 😉

Mas afinal, o que é preciso para viajar pelo Mercosul de carro? Aí vão os ingredientes, baseados em uma viagem que fizemos a Buenos Aires e atualizados com dicas de nossa última ida a Montevideo.

Viajar pelo Mercosul de carro: a Carta Verde 

Você vai precisar dela! A Carta Verde é o seguro obrigatório para quem viaja de carro pelo Mercosul. Ele não cobre nenhum problema que você venha a ter no carro, sendo destinado a danos contra terceiros (ou seja, caso você bata no carro de outra pessoa durante a viagem). Os valores são por dia, então o preço irá depender de quanto tempo você vai ficar por lá.

Se já tiver um seguro aqui no Brasil, ligue para a seguradora e combine de fazer a Carta Verde diretamente com eles. Fizemos isso e foi super prático – em menos de meia hora já estávamos com o documento em mãos e prontos para encarar a viagem! Aqui a gente conta mais sobre como tirar a Carta Verde.

Moeda local

Leve moeda local, sempre. Mesmo que apenas um pouco. E leve moeda de todos os países por onde você for passar, não apenas a do seu destino final. Acabamos esquecendo deste detalhe e sofremos para fazer um lanche durante nossa passagem pelo Uruguai, além rolar um desespero quando vimos que não teríamos dinheiro para pagar os pedágios pelo caminho – por sorte, descobrimos que as estradas uruguaias aceitam reais e salvamos a viagem.

Traçando o trajeto

Se você curtir uma viagem com emoção, pode confiar nas placas e pedir informações pela estrada – já fizemos isso e deu tudo certo!

Mesmo assim, eu costumo dar preferência para usar o GPS e ter certeza de que não vou pirar no meio do caminho! Tenho o Google Maps instalado no celular e sempre uso o app para me guiar durante o trajeto – se você programar o endereço antes de sair de casa, não precisa ficar conectado à internet durante o trajeto, o que gera uma economia milionária em roaming (aquela taxa que as empresas de telefonia cobram quando você está fora do país). Se optar por essa técnica, não esqueça de levar um carregador de celular para carro, ou vai acabar perdido e sem bateria no meio do caminho.

Uma alternativa é conferir os sites Mapeia ou QualP, que permitem simular os gastos com gasolina durante a viagem – é necessário informar quanto ela custa nos lugares onde irá abastecer – e avisam o valor dos pedágios em território brasileiro. O Global Petrol Prices informa os preços da gasolina ao redor do mundo, mas não testei para ver se a informação procede, então pode ser interessante checar outras fontes.

Vidro limpo e celular novo – só que ao contrário 😉

Onde abastecer

Uma dica é abastecer o máximo que puder no Brasil, já que costuma ser a gasolina mais barata entre os países vizinhos. Em geral, a dica é abastecer pela última vez na fronteira, sempre no lado brasileiro, onde a gasolina custa caro, mas continuava sendo mais barata que em solo uruguaio ou argentino.

O que levar

Uma viagem longa de carro não dispensa um lanche para beliscar no caminho, além de algumas garrafas de água. Eu confesso que prefiro tomar o mínimo de água possível para não precisar ficar parando para ir ao banheiro a cada 10 km.

Para os motoristas se manterem dispostos durante todo o trajeto, uma boa dica é levar também uma térmica com café, chá ou, no caso dos gaúchos, chimarrão. Algumas paradas pelo caminho também ajudam a manter a disposição durante toda a viagem.

via

Viajar pelo Mercosul com carro alugado

Muita gente fica na dúvida se é possível viajar pelo Mercosul com um carro alugado. A resposta é sim, mas está mais para não… 😛

De acordo com o blog da RentCars, é possível visitar tanto o Uruguai quanto a Argentina com um carro alugado no Brasil. A Movida Rent a Car é a única empresa que libera visitas ao Uruguai. Na Argentina, Hertz, Yes e Igufoz permitem a visita, desde que os motoristas não ultrapassem 50 Km da fronteira. Nos dois casos, cruzar a fronteira só é permitido para carros alugados nas lojas de atendimento localizadas próximas à fronteira do Brasil com o país vizinho.

Nós não recomendamos esse tipo de viagem. Entretanto, caso deseje alugar um carro para cruzar a fronteira, não se esqueça de informar sobre essa intenção no momento de reservar o veículo e confirmar essa possibilidade diretamente com a operadora.

Nota: este post foi publicado originalmente em junho de 2016 e editado pela última vez em outubro de 2017 para atualização e acréscimo de informações. Foto em destaque via


LEIA TAMBÉM

⇒ Tudo que você precisa saber para tirar a Carta Verde

⇒ Que moeda levar para o Uruguai: reais, pesos uruguaios ou cartão de crédito

⇒ Roteiro de 7 dias em Buenos Aires: o que fazer a cada dia da semana

⇒ Como chegar em Cabo Polonio, no Uruguai, e por que você deveria conhecer essa praia

⇒ De Porto Alegre a Montevideo de carro: dicas para quem vai

VIAJE COM ECONOMIA

💡 Criar conteúdo dá trabalho e escolhemos a dedo parceiros para te ajudar a viajar com mais economia. A cada reserva feita nos links dessa página, nós ganhamos uma pequena comissão para que o Quase Nômade continue existindo.

SEGURO
Viaje tranquilo com a Real Seguros e ganhe 15% de desconto.

HOSPEDAGEM
Reserve seu hotel através do Booking.

PASSEIOS
Aproveite tours grátis em mais de 120 cidades pelo mundo com a Civitatis.

CÂMBIO
Pesquise as cotações oferecidas por diferentes casas de câmbio através da Melhor Câmbio ou envie dinheiro para o exterior sem taxas pela Wise.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue carros no Brasil em até 12 vezes sem juros através da RentCars ou pesquise as melhores locadoras no exterior com a RentalCars.

Sair da versão mobile