Ícone do site Quase Nômade

Museus de Girona: veja como visitá-los online durante a pandemia

Museu do Cinema de Girona

Foto J.M.Oliveras (CC BY-SA 3.0) - https://es.m.wikipedia.org/wiki/Archivo:Museu_del_Cinema_interior.jpg

Não tem jeito: esse ano ninguém escapa de passar o Dia dos Museus (celebrado hoje!) em casa. Com uma pandemia rolando da porta pra fora, o melhor mesmo é ficar na toca. Isso não significa que não possamos viajar pela cultura ao redor do mundo. Vou (tentar) te ajudar nessa missão, com dicas dos museus de Girona com programação online durante a quarentena.

Tudo bem que uma visita virtual ao museu nunca vai substituir a experiência de ver a coleção in loco. Mesmo assim, é a forma que temos de driblar o isolamento social, respirar um pouco de cultura e não colocar a vida de ninguém em risco.

Até que não soa tão ruim, não é mesmo? Vem que eu te mostro a programação de seis museus de Girona para o período. 😉

Museus de Girona

Museu de História dos Judeus

Localizado em pleno Call de Girona, este museu busca resgatar a história dos judeus que viviam na região desde o século 9.

Durante toda a Idade Média, a população judaica formou parte da cidade e contribuiu definitivamente para o seu desenvolvimento cultural e científico. O museu faz parte do Centro Bonastruc ça Porta, também sede do Instituto de Estudos Nachmanides, que desenvolve projetos e pesquisas sobre o judaísmo em Girona.

Ao todo, são 11 salas que retratam a história, a vida e as contribuições dos judeus que viviam na Catalunha durante o período medieval e a maneira como o povo foi sendo reduzido a partir do século 13 devido a conversões forçadas ao cristianismo e à Inquisição, que obrigou os não-convertidos a deixarem a cidade.

Museu de História dos Judeus online

Museu do Cinema

Localizado no centro de Girona, o Museu do Cinema é um mergulho na história da Sétima Arte. Com quatro andares de exposições, o passeio começa no térreo, onde uma pequena sala de projeção ao lado da entrada nos leva a conhecer mais sobre os primórdios dessa criação através de um vídeo (em catalão).

A partir daí, abrem-se as portas para acessar a mostra. O recomendado é iniciar a visita no terceiro piso e, de lá, ir descendo pelas escadas até chegar ao térreo, onde se localizam as exposições temporárias (muitas delas com entrada gratuita). Essa disposição me lembrou o recorrido sugerido na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre.

Curiosamente, a maior parte do museu é dedicada à pré-história do cinema. As referências a grandes diretores e filmes ficam em segundo plano e deixam o foco no teatro de sombras vindo da China, que abre espaço para os jogos de imagens sobrepostas que garantiam o efeito de movimento.

O maior desafio da visita é não voltar a ser criança brincando com as máquinas que produziam pequenas animações no século 18. Inclusive, o passeio é bastante recomendado para os pequenos.

Quer mais? Não deixa de conferir mais dicas sobre o que fazer em Girona e onde comer na cidade por menos de € 15.

A visita culmina na criação do cinematógrafo dos irmãos Lumière e uma exibição que mostra seus vídeos despretensiosos – a dupla nunca acreditou de fato no potencial da nova arte. Por fim, podemos conferir algumas das obras de Georges Meliés, um dos primeiros diretores a apostar no cinema de ficção.

Sobre o cinema atual, há pouco a ser visto além de uma galeria com fotos autografadas por atores e diretores conhecidos, alguns cartazes emblemáticos e um telão que parece passar um verdadeiro resumo do cinema do século 20 compilado em uma dezena de cenas.

Museu do Cinema de Girona online

Reserve seu ingresso para o Museu do Cinema clicando aqui

Museu do Cinema

Museu de Arte de Girona

Já mencionei este museu nas minhas dicas sobre o que fazer em Girona. Como a entrada fica junto à lateral da Catedral, o passeio encaixa perfeitamente em um roteiro pela cidade.

Mas né? Só visitei presencialmente o Museu de Arte (ou Museu D’Art) depois de meses morando aqui, durante a Noite dos Museus de Girona, em 2019. Ou seja, há exatamente um ano.

Como a data cai em meio ao festival Temps de Flors, um dos eventos mais concorridos da Catalunha, o movimento era intenso e deixava o passeio pela construção ainda mais incrível. No passado, o edifício do museu era parte do antigo Palácio Episcopal, cujas primeiras referências que se tem datam de 988.

O espaço reúne desde arte barroca e sacra até colagens do início do século passado, bem como obras e livros sobre a identidade catalã. Um dos pontos mais curiosos da visita, no entanto, é uma sala dedicada ao processo de pintura, destacando aspectos técnicos, como o preparo de tintas, madeira ou tela para quadros.

Museu D’Art de Girona online

“Vítima de seus nervos”

Museu de Arqueologia da Catalunha

Localizado onde ficava o antigo monastério de Sant Pere de Galligants, o edifício do Museu de Arqueologia da Catalunha é uma verdadeira joia arquitetônica.

No primeiro piso, encontra-se normalmente a exposição temporária. Quando estivemos no museu, em 2019, acontecia a mostra “De Villa Perfecta”, que reproduzia diversos aspectos de uma antiga cidade da região no átrio do edifício.

Saindo do prédio principal, segue-se para o antigo claustro, a partir de onde é possível subir para ver o restante da exposição no segundo piso. Encontra-se aí a mostra permanente, que exibe objetos dos diversos povos que passaram pela região ao longo da história.

Museu d’Arqueologia de Catalunya online

Museu de Arqueologia de Girona

Bólit – Centro de Arte Contemporânea

Um museu dividido em três espaços diferentes, todos no centro de Girona, o El Bólit é focado em arte contemporânea. Aqui, quadros dão espaço a criações atuais, videoinstalações e muitos questionamentos, como nas obras da exposição de Núria Güell, em cartaz quando visitamos o museu.

A mostra da artista questionava temas sensíveis como a figura da mulher, o fascismo e o patriarcado (ou tudo isso junto). Essas questões eram levantadas por obras que ironizavam a busca pela pureza genética, com um olhar irônico para a raça pura de cavalos espanhóis.

O exemplo aponta para uma curadoria ousada, que, em contraposição à pureza do cavalo, colocou o esperma de um burro catalão exposto numa das salas, onde antes se localizava o altar de uma igreja. Sutileza zero.

No mesmo local, diante dos apoios que já serviram para preservar os joelhos das beatas, era possível assistir a um extenso vídeo sobre adolescentes vítimas de trata de mulheres e outras violências.

Bólit online

Casa de Cultura de Girona

A Casa de Cultura não é exatamente um museu em Girona. Ainda assim, há espaços expositivos e apresentações culturais no local, cuja entrada é gratuita.

Durante algum tempo, fiz minhas aulas de catalão do Consorci per a la Normalització Lingüística no mesmo edifício e pude acompanhar algumas das mostras que compõem uma versátil programação cultural.

No período de distanciamento social, o espaço oferece uma gama de opções online, com exposições, shows e palestras (em catalão).

Casa de Cultura de Girona online

Nota: as informações apresentadas são referentes ao mês de maio de 2020 e podem sofrer alterações a qualquer momento.


PLANEJE SUA VIAGEM PARA GIRONA

⇒ O que fazer em Girona e por que a cidade merece mais do que um bate-volta

⇒ Onde comer em Girona por menos de 15 euros

⇒ Hotéis em Girona: como escolher a melhor localização

⇒ Barcelona a Girona: qual a melhor maneira de se locomover entre as duas cidades

⇒ Guia completo de restaurantes vegetarianos e veganos em Girona

⇒ 3 museus para respirar arte em Barcelona

VIAJE COM ECONOMIA

💡 Criar conteúdo dá trabalho e escolhemos a dedo parceiros para te ajudar a viajar com mais economia. A cada reserva feita nos links dessa página, nós ganhamos uma pequena comissão para que o Quase Nômade continue existindo.

SEGURO
Viaje tranquilo com a Real Seguros e ganhe 15% de desconto.

HOSPEDAGEM
Reserve seu hotel através do Booking.

PASSEIOS
Aproveite tours grátis em mais de 120 cidades pelo mundo com a Civitatis.

CÂMBIO
Pesquise as cotações oferecidas por diferentes casas de câmbio através da Melhor Câmbio ou envie dinheiro para o exterior sem taxas pela Wise.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue carros no Brasil em até 12 vezes sem juros através da RentCars ou pesquise as melhores locadoras no exterior com a RentalCars.

Sair da versão mobile