Ícone do site Quase Nômade

O que fazer em Salvador da Bahia: roteiro perfeito para um dia na cidade

Vista do alto do Elevador Lacerda, em Salvador da Bahia

Vista do alto do Elevador Lacerda, em Salvador da Bahia

Era minha segunda vez visitando a Bahia e, de novo, eu estava de pernas para cima no hotel pensando sobre o que fazer em Salvador. Não é que faltem atrações na cidade. Pelo contrário, sobram museus, praias e espaços culturais que gostaríamos de conhecer por lá. O que nos faltava mesmo era tempo. ⏳

Nossa viagem para Salvador havia sido marcada meio às pressas. Tínhamos as reservas em uma pousada em Morro de São Paulo onde ficaríamos uma semana e, como não somos adeptos de viajar correndo, optamos por incluir um dia na capital baiana na ida e outro na volta da viagem. Assim não teríamos que sair do aeroporto apressados para pegar o catamarã até a ilha e poderíamos também ficar tranquilos – e descansados – na volta para casa.

O “problema” é que, com a inclusão da cidade no roteiro, surgia aquela dúvida cruel sobre a qual falamos acima…

O que fazer em Salvador?

Como nosso tempo era escasso, optamos por um passeio curto pela cidade. Iríamos curtir um dia no Pelourinho, passar no Mercado Modelo para comprar e provar comidas típicas e terminar a noite no Rio Vermelho – porque ainda somos jovens! 😂 Ou seja, é bom se preparar, porque essa não vai ser uma lista de pontos turísticos de Salvador para guiar sua viagem, ok?

Escultura de baiana no Pelourinho

Primeira parada: Pelourinho

Na minha opinião, não tem lugar que exale mais brasilidade do que o Pelourinho, ou só “Pelô”. Já reparou que é tanta intimidade que até apelido o bairro tem? Mas, apesar de parecer um nome fofo, a palavra “pelourinho” designava, na verdade, uma coluna de pedra usada para expor e castigar escravos durante o Brasil Colônia, o que retrata o triste passado da região.

Foi ali no centro histórico de Salvador que surgiu o primeiro mercado de escravos da América. Hoje, a memória dessa época quase não se vê no bairro, que segue como símbolo da cultura baiana. A região é considerada Patrimônio Mundial Cultural pela UNESCO desde 1985 graças à incrível conservação dos edifícios renascentistas no entorno e de suas casas de cores vibrantes. A arquitetura histórica oferece também um panorama de como os portugueses construíam suas colônias além-mar.

Embora o bairro tenha sofrido com problemas de violência em um passado recente, a segurança foi incrementada nos últimos anos e todas as pessoas que consultamos foram unânimes ao afirmar que o Pelourinho é hoje bastante seguro. Além disso, vimos inúmeras viaturas de polícia durante nosso passeio, o que nos passou uma segurança extra – embora a gente sempre desconfie um pouco de polícia, né?

A post shared by Quase Nômade (@quasenomade) on

O que fazer no Pelourinho

Sugiro começar o passeio próximo à Igreja de São Francisco (imagem acima), que é linda por dentro e por fora. Com interior repleto de ouro, ela é considerada o principal representante do barroco na Bahia. Durante a missa, a entrada é gratuita, mas exige respeito redobrado. Em outros horários, é preciso pagar R$ 5 para ingressar no local, onde dizem que foram gastas mais de 1 tonelada de ouro na decoração.

Partindo dali, a dica é se perder nas ruelas do Pelourinho até chegar sem pressa ao Elevador Lacerda, de onde é possível ter uma ótima vista da cidade e descer até a frente do Mercado Modelo. Inaugurado em 1873 para ligar a cidade alta à cidade baixa, o Elevador Lacerda foi primeiro elevador público do mundo. A viagem nele dura apenas 30 segundos e sai por míseros R$ 0,15.

Se estiver por lá à noite, a dica é passar no O Cravinho para provar algumas cachaças locais – o bar é simplão, mas de respeito e foi dica de uma amiga querida que viveu um tempo em Salvador.

O Cravinho

Mercado Modelo

Depois de descer o Elevador Lacerda, você irá ficar quase em frente ao Mercado Modelo. Fundado em 1912, o edifício se define como o “maior shopping de artesanato do Brasil” – e até que esse título é merecido. Dentro do espaço, encontram-se mais de 260 lojinhas que vendem de tudo: artesanato local, pano de prato, cachaças e muitas comidinhas típicas (CO-CA-DA) são expostas nos estandes. Os valores são geralmente mais caros do que em outras regiões – mas esse é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

Como eu prefiro comer do que comprar, meu objetivo no Mercado Modelo era dar uma passeada rápida (leia-se: comprar pimenta, azeite de dendê e cocada) e subir para o segundo piso, onde ficam localizados dois restaurantes de comida típica baiana – o Camafeu de Oxossi e o Maria de São Pedro – e existe a possibilidade de sentar no terraço para comer quase de frente ao mar.

Vai seguir viagem? Descubra como funciona o catamarã entre Salvador e Morro de São Paulo.

Turismo em Salvador: Rio Vermelho

Depois de passar o dia fazendo turismo em Salvador, uma dica para curtir a vida noturna na cidade é ir para o Rio Vermelho assim que cair a noite. O bairro é reduto da maior concentração de baianas de acarajé do universo – e também palco da disputa sobre qual o melhor deles. As principais candidatas ao melhor acarajé são a família da Dinha (a baiana oficial faleceu em 2008) e a Cira. É no bairro também que se concentram as festividades de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro – o Otto tem até uma música falando sobre isso. 🎵

A maior parte dos bares fica localizada nas proximidades do antigo Mercado do Peixe e do Largo da Mariquita e também no Largo de Santana. Optamos por ficar ao redor dos primeiros, onde a “Praça Caramururevitalizada foi inaugurada no ano passado no local onde antes se encontrava o tradicional Mercado do Peixe. O itálico do revitalizada é proposital, graças ao toque de gentrificação que o espaço ganhou.

Por sorte, ainda é só atravessar a rua para encontrar botequinhos maravilhosos, daqueles com mesa de plástico e preços camaradas, ao redor do Largo da Mariquita. Ou seja, apesar de tudo, o bairro continua dando espaço para todas as tribos. Para quem tem uma personalidade mais notívaga, o Rio Vermelho é também um ótimo bairro para se hospedar – e eu prometi para mim mesma que ficaria hospedada ali em minha próxima viagem.

Onde ficar em Salvador

Quarto do The Hotel, em Salvador

Já temos um post inteirinho dedicado à nossa hospedagem no The Hotel. Por enquanto, a gente já adianta que adorou o lugar, localizado na Barra. É o típico hotel econômico com serviço econômico, mas cumpre tudo que promete com um atendimento impecável – até nossas reservas de catamarã para Morro de São Paulo eles fizeram, sem custo.

Café da manhã bacana para a categoria, com opções quentes e frias. Localizado pertinho do Shopping da Barra e próximo à orla, é uma boa opção para quem busca uma hospedagem central na cidade e não pretende gastar muito. Reserve aqui ou leia mais dicas sobre onde ficar em Salvador.

Bate-volta de Salvador

Salvador é um bom ponto de partida para conhecer mais da Bahia. Além de Morro de São Paulo, que desbravamos nesta viagem, você também pode aproveitar para fazer um bate-volta aos seguintes destinos:

Nota: uma versão anterior deste texto foi publicada originalmente em julho de 2017. O conteúdo foi atualizado e ampliado em maio de 2019. Os valores e o câmbio apresentados são referentes à data da última atualização e podem sofrer alterações a qualquer momento.


LEIA TAMBÉM

⇒ Onde ficar em Salvador na Bahia: Rio Vermelho, Barra, Ondina ou Pelourinho

⇒ The Hotel em Salvador da Bahia: hospedagem boa e barata na Barra

⇒ Catamarã entre Salvador e Morro de São Paulo: veja todos os detalhes dessa viagem

⇒ 2 restaurantes em Salvador onde comer é quase um pecado

⇒ Pousada em Morro de São Paulo: como é ficar no Bahia Inn

⇒ Guia definitivo das praias de Morro de São Paulo: como escolher onde ficar

⇒ O que fazer em Morro de São Paulo na baixa temporada

VIAJE COM ECONOMIA

💡 Criar conteúdo dá trabalho e escolhemos a dedo parceiros para te ajudar a viajar com mais economia. A cada reserva feita nos links dessa página, nós ganhamos uma pequena comissão para que o Quase Nômade continue existindo.

SEGURO
Viaje tranquilo com a Real Seguros e ganhe 15% de desconto.

HOSPEDAGEM
Reserve seu hotel através do Booking.

PASSEIOS
Aproveite tours grátis em mais de 120 cidades pelo mundo com a Civitatis.

CÂMBIO
Pesquise as cotações oferecidas por diferentes casas de câmbio através da Melhor Câmbio ou envie dinheiro para o exterior sem taxas pela Wise.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue carros no Brasil em até 12 vezes sem juros através da RentCars ou pesquise as melhores locadoras no exterior com a RentalCars.

Sair da versão mobile