Ícone do site Quase Nômade

Onde comer em Montevideo: bares e restaurantes para provar a comida uruguaia

Foto: Hans/Pixabay - https://pixabay.com/es/photos/empanadas-bolas-de-masa-hervida-592358/

Quem acompanha o Quase Nômade no Instagram já deve ter visto que nós passamos o Ano Novo em Montevideo. Essa não é a primeira vez que vamos à cidade, mas ainda não tínhamos feito nenhum post com dicas específicas sobre ela. E, como uma boa taurina, a inauguração das postagens sobre lá é com as dicas de onde comer em Montevideo. Prepara o garfo e vem comigo!

É claro que todo mundo tem seus bares e restaurantes de comida típica no Uruguai preferidos e as nossas dicas não são nenhum guia definitivo, mas apenas uma indicação dos lugares que mais gostamos por lá. Tem clichês, como o Mercado do Porto ou o La Pasiva, mas também tem uma descoberta deliciosa (e muito barata) que fizemos desta vez na cidade.

Me segue!

Onde comer em Montevideo

Mercado do Porto Montevideo

Quem ama carne também ama o Mercado do Porto, ou Mercado del Puerto, na grafia em espanhol. Eu passo muito bem sem uma parrilla (o churrasco uruguaio), mas o Diego surta se a gente não faz uma refeição por lá. Afinal, localizado no fim da Cidade Velha, o Mercado é um ícone para quem visita Montevideo e também um passeio gostoso de ser feito.

Em cada restaurante, uma parrilla com todos os tipos de carnes, além de batata doce, pimentão e muito provolone (minha parte preferida!). Os preços, entretanto, não costumam ser muito baratos e vão depender do local escolhido para fazer a refeição.

Parrilla no Mercado do Porto

Os vegetarianos (ou os econômicos mesmo) também podem optar por uma das Empanadas Carolina. Geralmente com tamanho bem avantajado e em muitos sabores, elas saem por apenas 62 pesos uruguaios cada (cerca de R$ 7). [Atualizado em junho de 2019]

Endereço: Piedras, 237

Mercado Agrícola de Montevideo

Outro mercado na cidade, o MAM, ou Mercado Agrícola de Montevideo, ainda não foi muito descoberto pelos turistas. Fomos lá pela primeira vez em 2014 e adoramos. Ele foi aberto ao público em 1913, mas passou por uma reforma recentemente e, graças a isso, figura entre uma das construções históricas mais bem conservadas da cidade.

Hoje, o MAM é um mercado público em que é possível comprar utensílios domésticos e lembrancinhas, bem como comida direto dos produtores em açougues, fruteiras e lojas de produtos naturais – perfeito para quem quer viajar sem lixo, hein? Além disso, uma praça de alimentação conta com diversas opções de comida que vão do pancho (o cachorro quente uruguaio) às massas artesanais. Há também um bar que vende cervejas artesanais fabricadas localmente.

Endereço: José L. Terra, 2220

Horários de abertura: segunda a domingo, das 9h às 22h

Fachada do Mercado Agrícola de Montevideo

Burlesque

Um bar super charmoso e sempre cheio na zona de Pocitos nos chamou a atenção no primeiro dia de viagem. Era o Burlesque. Primeiro, passamos ali apenas para um café, que estava longe de ser a especialidade da casa. Em nossa última noite em Montevideo, decidimos dar mais uma chance ao lugar e o escolhemos para a hora da janta.

O menu é bem extenso, com diversas opções de comidas, que incluem sanduíches, hambúrgueres, comida mexicana e também pratos um pouco mais elaborados, como noodles tailandeses com camarões, por exemplo. Em média, os pratos individuais custavam cerca de 350 a 500 pesos (R$ 38 a R$ 55), enquanto a cerveja artesanal da casa ficava por 170 pesos a pint (cerca de R$ 19). Embora não seja dos lugares mais baratos, a comida estava uma delícia e o ambiente é bastante agradável. Eles aceitam Visa, MasterCard e American Express! [Atualizado em junho de 2019]

Endereço: Avda. Dr. Luis Alberto de Herrera 1136

Horários de abertura:
Segunda a quinta-feira, das 18h à 1h do dia seguinte
Sexta, das 18h às 2h do dia seguinte
Sábado, das 19h às 2h do dia seguinte
Domingo, das 19h à 1h do dia seguinte

Movimento em frente ao Burlesque

Mimoso

O Mimoso foi a nossa maior descoberta da viagem. ♥ Estávamos há horas procurando um lugar para almoçar no dia 31 de dezembro quando encontramos esse bar aberto. Sentamos meio que sem muita expectativa e pedimos um dos pratos do menu promocional de almoço (que é servido até as 16h!). Eu optei por um prato de sorrentinos ao molho vermelho, que saía por 210 pesos (R$ 25), enquanto o Diego escolheu um entrecot acompanhado de salada por 230 pesos (R$ 27).

Além de ser bem grande, o prato estava uma delícia! Não sei se demos sorte, mas foram sem dúvida os melhores sorrentinos que já comi. Ah, o atendimento também foi nota MIL (o que é meio comum no Uruguai, mas é válido enfatizar).

Atualização em Jan/2018: A nossa leitora Juliane relatou uma experiência bem diferente no local, leia o relato dela nos comentários.

Endereço: Scoseria, 2499

Horários de funcionamento: todos os dias, das 11h30 às 15h30 e das 19h30 à 1h do dia seguinte

Sorrentinos do Mimoso, em Montevideo

La Pasiva

Por mais clichê que seja, o La Pasiva é uma ótima dica para quem busca onde comer em Montevideo. Quem está visitando a rede pela primeira vez não pode deixar de provar os famosos panchos. Os mais baratos saem por apenas 46 pesos (cerca de R$ 5,50) e são feitos com a mostarda especial da casa. Como os panchos são pequeninhos, vale experimentar mais de um sem culpa.

Se preferir comer outra coisa, o cardápio é bastante extenso e inclui ainda massas, carnes, hambúrgueres, pizzas, saladas, doces, e tudo que você conseguir imaginar. Um clássico da comida típica do Uruguai. 😀

Diversos endereços, com horários de funcionamento variados.

Restaurantes em Montevideo: dicas

Nota: os valores e a taxa de câmbio apresentados foram atualizados pela última vez em março de 2018, exceto quando especificado.

LEIA TAMBÉM

⇒ Roteiro de viagem para o Uruguai: do Forte de Santa Teresa a Colonia de Sacramento

Uma visita ao Museu Casapueblo

Como chegar em Cabo Polonio e o que fazer por lá

Que moeda levar para o Uruguai