A gente já começa esse post se desculpando: não tem como conhecer Bruxelas em 1 dia. Na verdade, não dá para conhecer nenhuma cidade em tão pouco tempo. Mas nosso reloginho contava os minutos para curtirmos a capital da Bélgica em uma escala longa que fizemos por lá. Nossos voos foram programados para economizar nas passagens, de forma que acabamos conhecendo a cidade de graça, como contamos aqui. E, como ninguém aqui é bobo de perder a chance de um passeio, lá fomos nós desvendar um pouco de Bruxelas neste roteiro.
Para não ficar com quase 30 kg de malas a tiracolo, deixamos tudo no guarda-volumes do aeroporto de Charleroi e explicamos nesse post como fazer o mesmo. Você gasta um pouco com o armazenamento, mas pode curtir a cidade sem carregar peso. Pelas dúvidas, levamos tudo que tínhamos de valor durante o passeio (leia-se, nossos notebooks e dinheiro) e deixamos apenas as malas com roupas por lá. Assim, na pior das hipóteses, não perderíamos tanta coisa – também duvido que alguém fosse roubar minhas roupinhas de brechó. 🤭
Depois de tudo arranjado, pegamos um ônibus executivo de Charleroi até a estação Bruxelles-Midi, na região sul da cidade – e é aí que nosso passeio começa de fato!
Roteiro de Bruxelas em 1 dia
De Bruxelles-Midi à Grand-Place
É provável que sua chegada em Bruxelas envolva uma passagem pela estação de Bruxelles-Midi. Este é o ponto de chegada dos ônibus da empresa Flibco vindos do aeroporto de Charleroi, de ônibus vindos de Paris e Amsterdã e também é a maior estação ferroviária da cidade.
Se estiver com pouca ou nada de bagagem (o que é altamente recomendado, rsrsrs), pode esquecer o transporte e ir a pé de Bruxelles-Midi até a Grand-Place, que é a praça central da cidade. O caminho é bem tranquilo de se percorrer durante o dia, embora a gente tenha lido aqui que a região fica vazia à noite. A caminhada dura cerca de 20 minutos e é praticamente toda feita em linha reta. Ou seja: só sofrendo uma lobotomia para se perder.
Daí você se pergunta: o que eu vou fazer no centro da cidade?
Buenas, o centro de Bruxelas é composto por uns edifícios bonitões, sendo que a maioria deles data do século 17. Como já é de praxe, lá foi a Unesco e declarou a região como Patrimônio da Humanidade. Por quê? “Sua arquitetura é um excelente compêndio e uma viva ilustração do nível alcançado neste período pela vida social e cultural neste importante centro político e comercial“, explicam os caras.
Então, vale uma passadinha por lá para ver uns prediões bonitos como esse da foto. 🙂
Onde comer em Bruxelas: Taverne Le Cirio
Chegamos no Le Cirio (Rue de la Bourse, 18-20) meio por acaso quando buscávamos um lugar para comer em Bruxelas no meio da zona turística. Sim, a gente já sabe que a zona turística não costuma reservar bons restaurantes, mas tínhamos tão pouco tempo na cidade que não rolava escolher outro lugar para ir. Fecha parênteses. Na parte interna, nos surpreendemos ao encontrar um misto de turistas e (muitos) locais, além de preços bem razoáveis! #felicidadedepobre
O destaque do lugar nem foi a comida em si, já que optamos por comer só um croque-monsieur acompanhado de uma cerveja, mas sim decoração. O Le Cirio é uma das tavernas mais antigas de Bruxelas e ainda preserva esse clima em seu interior.
Placar de cervejas: 🍻
Bares em Bruxelas: Delirium Monastério
A ideia da Delirium Monastério parece melhor do que a execução. Um bar inteiro dedicado às cervejas de abadia e à vodka. A combinação inusitada faz parte do conceito da casa. Afinal, segundo contam no site do bar, enquanto os monges da Europa Ocidental produziam cerveja, no Leste Europeu eles se dedicavam à produção de vodka. Depois de explicada a mistura, vale saber que a carta do bar é composta por 120 cervejas de abadia e 400 vodkas.
Embora a proposta seja muito legal, o bar em si parecia abandonado no dia em que estivemos por lá. E além da inspiração da carta de bebidas, ele não se parece em nada com um monastério. Mesmo assim, dá para passar um mês inteiro sem repetir a bebida lá dentro, o que já é um grande mérito!
Placar de cervejas: 🍻 🍻
Cervejas em Bruxelas: Delirium Café
Não tem como amar cerveja e não pirar quando colocar os pés no Delirium Café. O bar faz parte da Delirium Village, assim como o anterior, e tem uma carta de mais de 3 mil cervejas, sendo o bar com mais opções da bebida no mundo. Resultado: ninguém consegue entrar ali sem ficar horas olhando o cardápio.
Já tínhamos sido avisados de que deveríamos pesquisar quais cervejas gostaríamos de pedir antes de chegar lá para não perder tempo pensando no que beber, mas (infelizmente) não levamos tão a sério quanto deveríamos… Se tem uma cerveja que você sempre quis provar, mas não achava para vender, pode ter quase certeza de que ela vai fazer parte do extenso menu do Delirium Café – também dá para conferir o menu online, mas ele não parece muito atualizado.
Outro ponto importante é selecionar mais de uma cerveja como opção, pois algumas vezes acontece de que justamente o rótulo que você escolhe está em falta. Afinal, não é tarefa fácil manter todos os três mil rótulos em estoque, né? Eu, por exemplo, passei anos olhando o cardápio até escolher o que beber e, na hora de pedir, dito e feito: aquela cerveja que eu tinha amavelmente escolhido estava em falta. Lá fui eu me contentar com qualquer coisa. [Mentira, minha segunda opção era quase tão legal quanto a primeira! Rá! 😛 ]
Placar de cervejas: 🍻 🍻 🍻 🍻
Depois de quatro cervejinhas, foi hora de encararmos a volta para o aeroporto, não sem antes parar para comer um waffle no caminho, é claro! Confesso que, como estávamos com pressa para não perder o voo, tivemos que petiscar a delícia no primeiro lugar que encontramos, mas a Sarah Sioli Galvão dá algumas dicas de onde comer waffles e outras delícias belgas lá no Almost Locals.
Quer uma dica? Se dispuser de mais tempo, você pode reservar um tour grátis por Bruxelas e descobrir a cidade em uma caminhada guiada. Ao final do passeio, você decide o quanto acha justo pagar. Dá para reservar clicando aqui.
Roteiro de 1 dia em Bruxelas: Mapa
No mapa abaixo você encontra a localização de todas as paradas citadas neste mini-guia e indicações de como fazer o percurso a pé enquanto estiver em Bruxelas.
LEIA TAMBÉM
⇒ Aeroporto de Charleroi: como ir a Bruxelas e deixar as malas no aeroporto
⇒ Como visitamos Bruxelas sem gastar nada – e ainda economizamos em passagens
⇒ Seguro viagem internacional: é seguro viajar sem um?
⇒ Turismo sustentável: 13 atitudes que você pode tomar em qualquer viagem
⇒ 5 maneiras de encontrar hospedagem grátis em sua próxima viagem
Deixe um comentário