Escolheu a capital catalã como destino de viagem e tem tempo de sobra para curtir? Então eu vou contar um segredo: há muitas cidades próximas a Barcelona, na Espanha, que merecem entrar no seu roteiro.
Tem lugar para tudo que é estilo de viajante: praias, cidades históricas, vinícolas e uma boa dose de Salvador Dalí – o gênio surrealista era catalão, nascido em Figueres.
A convite do Miles Car Rental e Viajemos, reuni aqui dicas sobre o que fazer a partir de Barcelona, com opções que podem funcionar como um bate-volta nada óbvio ou complementar um roteiro maior pela região.
Cidades próximas a Barcelona
Aqui você vai encontrar dicas para um bate-volta de Barcelona para os seguintes roteiros:
- Vinícola histórica em Teià
- Cultura em Mataró
- Praia em Sitges
- Cavas em Sant Sadurní d’Anoia
- Praia em Tossa de Mar
- História em Girona
- Dalí em Figueres
- Praia (e mais Dalí) em Cadaqués
- Dicas de como viajar
Bate-volta de Barcelona
Assim como no texto em que falamos sobre nossas dicas de bate-volta em Lisboa, listo as cidades aqui de acordo com o tempo de viagem de Barcelona para cada uma delas. O texto indica a previsão fornecida pelo aplicativo Rome2Rio (falo sobre ele e outros apps de viagem aqui), que pode não ser 100% precisa, visto que o sistema não leva em consideração possíveis atrasos causados pelo trânsito.
Vinícolas de 2.000 anos em Teià
Teià é a cidade perfeita para um bate-volta de Barcelona e é um daqueles lugares bem pouco divulgados. Tire uma tarde para descobrir o Centro Enoturístico e Arqueológico Vallmora, que conta a história da bebida produzida na região há 2.000 anos.
O passeio termina com a degustação de uma taça de vinho com denominação de origem (DO) Alella – e você pode seguir a partir de Teiá para conhecer outras vinícolas da região ou combinar o roteiro com uma ida a Mataró.
Tempo estimado de ida: 20 minutos (carro) ou 43 minutos (trem)
Cultura e Praia em Mataró
Tem muito o que se ver e fazer em Mataró. Com uma praia de mar azul-mediterrâneo (termo que acabo de inventar), a cidade também reúne altas doses de cultura e pode ser considerada o berço do modernismo catalão.
Suas ruas guardam segredos como a primeira obra do arquiteto Antoni Gaudí (o mesmo do Park Güell, de La Pedrera e da Sagrada Família) e vários projetos de Josep Puig i Cadafalch, moço responsável pela criação da Casa Amatller, em Barcelona.
Tempo estimado de ida: 26 minutos (carro) ou 41 minutos (trem)
Cidades próximas de Barcelona: descubra um roteiro modernista por Mataró
View this post on Instagram
Praia e agito em Sitges
Passei meu aniversário em Sitges e foi a decisão mais acertada da vida. Aproveitei o início da temporada de verão (era maio) para passear pelas ruas de construções brancas que me lembraram uma ilha remota na Grécia que nunca visitei.
Sitges é daqueles lugares para quem ama praia, mas também não quer deixar de lado o agito noturno. A cidade é um dos principais destinos de turismo LGBT na Espanha, tem praias nudistas, um Carnaval animadíssimo inspirado na festa brasileira e, perto dali, existe até mesmo um balneário onde os cachorros são bem-vindos.
Tempo estimado de ida: 32 minutos (carro) ou 45 minutos (trem)
Cavas em Sant Sadurní d’Anoia
Quer um bate-volta de Barcelona para beber muito cava catalão? Então Sant Sadurní d’Anoia é o destino da vez. Essa é considerada a capital do cava e reúne alguns dos principais produtores da bebida, como Freixenet e Codorniu.
Para programar o roteiro sem erros, o Tony, do Passaporte BCN, tem um post recheado de dicas sobre a cidade. Apenas lembre-se daquele conselho básico: se beber, não dirija! Caso esteja de carro, aproveite para dormir uma noite na cidade.
Tempo estimado de ida: 36 minutos (carro) ou 46 minutos (trem)
Praias em Tossa de Mar
Entrando na província de Girona, vizinha de Barcelona, Tossa de Mar exala história e é o destino perfeito para quem busca uma mistura equilibrada de cultura e praias. A Cris, do Sol de Barcelona, lembra que este é o único exemplo que ainda existe de cidade medieval fortificada no litoral catalão – e isso já é motivo de sobra para incluir Tossa no seu roteiro.
Tempo estimado de ida: 1h 5 minutos (carro) ou 1h 20 minutos (trem)
História em Girona
Não preciso nem falar que Girona tem um lugar especial neste coração nômade, né? Desde janeiro, nos mudamos de mala e cão para esta cidade perto de Barcelona. Difícil não se encantar com as muralhas medievais que partem do centro ou com a imponente Catedral, que serviu até mesmo de cenário para Game of Thrones (assim como diversas ruas do bairro histórico).
Girona é muito procurada como destino de bate-volta na Catalunha, mas bem que merece mais tempo para ser conhecida com calma. Se der uma chance, você vai perceber que há muito o que fazer em Girona. E, apesar de a cidade ser famosa por abrigar um dos melhores restaurantes do mundo (o El Celler de Can Roca), também é possível comer (bem) gastando menos de € 15.
Tempo estimado de ida: 1h 8 minutos (carro) ou 38 minutos (trem rápido)
Vai de Barcelona a Girona? Veja qual a melhor maneira de fazer esse bate-volta
Dalí em Figueres
Quem faz o estilo cult surrealista já tem destino certo para conhecer perto de Barcelona. Figueres é o lar do famoso Teatro-Museu Dalí e também o lugar onde nasceu o artista multifacetado catalão (veja nossas dicas para conhecer o museu).
Tem pouco tempo de viagem? Então a dica é fazer o bate-volta a Girona e Figueres no mesmo dia. Pode ser cansativo, mas é uma boa maneira de aproveitar os dois destinos quando o relógio joga contra o roteiro. Nesse caso, prefira alugar um carro em Barcelona para fazer a viagem sem depender dos horários de trens.
Tempo estimado de ida: 1h 27 minutos (carro) ou 55 minutos (trem)
Praia (e mais Dalí) em Cadaqués
Cadaqués já foi considerada uma das cidades litorâneas mais lindas de toda a Espanha. Com suas casinhas brancas que se erguem de frente para o mar, o vilarejo faz parte do que os catalães chamam de “triângulo daliniano“, um roteiro que inclui Figueres, Cadaqués (Portlligat) e Púbol.
Se tiver tempo, inclua no roteiro pela cidade a visita à Casa-Museo Salvador Dalí. A construção funcionou como residência e atelier para o artista e ainda preserva seu mobiliário e objetos pessoais.
Tempo estimado de ida: 1h 58 minutos (carro)
Cidades perto de Barcelona: como ir?
Para alguns destinos, como Girona, Mataró ou Sitges, você pode fazer o bate-volta de Barcelona em trem, viajando com a Renfe. Também é possível chegar a algumas cidades próximas de Barcelona de ônibus – é o caso de Teià, por exemplo.
Entretanto, alguns destes locais são mais acessíveis de carro, como Cadaqués ou Tossa de Mar. Até existe a opção de viajar de ônibus (com a Moventis), mas alugar um carro em Barcelona permite conhecer as cidades com mais facilidade – principalmente se a intenção for visitar mais de uma delas no mesmo dia. Assim como mencionamos em nosso roteiro pela Itália, a dica é explorar Barcelona a pé ou em transporte público e retirar o veículo nos em dias que for estar fora da cidade.
Tem outras dicas de cidades próximas a Barcelona para conhecer? Me conta nos comentários!
Dúvidas sobre transparência? Leia nossa política de publicidade.
LEIA TAMBÉM
⇒ Barcelona a Girona: qual a melhor maneira de fazer esse bate-volta?
⇒ Mataró: o modernismo catalão nasceu aqui
⇒ Vinícolas perto de Barcelona: em Teià, os vinhos são produzidos há 2.000 anos
⇒ Sitges reúne praias e muito agito a 40km de Barcelona
⇒ O que fazer em Girona e por que a cidade merece mais do que um bate-volta
⇒ Teatro-Museu Dalí em Figueres: um guia completo para sua visita
⇒ Conheça Blanes, na Espanha, o “portal da Costa Brava”
VIAJE COM ECONOMIA
💡 Criar conteúdo dá trabalho e escolhemos a dedo parceiros para te ajudar a viajar com mais economia. A cada reserva feita nos links dessa página, nós ganhamos uma pequena comissão para que o Quase Nômade continue existindo.
SEGURO
Viaje tranquilo com a Real Seguros e ganhe 15% de desconto.
HOSPEDAGEM
Reserve seu hotel através do Booking.
PASSEIOS
Aproveite tours grátis em mais de 120 cidades pelo mundo com a Civitatis.
CÂMBIO
Pesquise as cotações oferecidas por diferentes casas de câmbio através da Melhor Câmbio ou envie dinheiro para o exterior sem taxas pela Wise.
ALUGUEL DE CARRO
Alugue carros no Brasil em até 12 vezes sem juros através da RentCars ou pesquise as melhores locadoras no exterior com a RentalCars.
Deixe um comentário