Como se locomover em Montevideo: passagem de ônibus, alugar carro e apps

Recentemente, encaramos uma viagem de Porto Alegre a Montevideo, no Uruguai, de carro. Foi tudo bem tranquilo e as estradas que ligam as duas cidades são em geral muito boas (principalmente para quem viaja pela Rota 9, mas a gente fala mais sobre esse assunto aqui). O problema é que chegando lá nós não queríamos andar sempre motorizados e surgiu aquela dúvida básica sobre como se locomover em Montevideo.

A primeira coisa que reparamos ao chegar é que não poderíamos contar com o nosso maior aliado em viagens: o app do Google Maps não fornece informações de transporte público na cidade. Por sinal, até mesmo para o trânsito ele apresenta alguns probleminhas e chegou a nos mandar entrar na contramão duas vezes enquanto dirigíamos (por sorte era véspera de Ano Novo e as ruas estavam vazias).

Com base nessa experiência, nós compilamos algumas informações importantes para quem quer descobrir como se locomover em Montevideo: tem desde apps úteis até os preços que pagamos nas passagens de ônibus. Vem que a gente conta tudo!

Como se locomover em Montevideo de ônibus

App Cómo ir

Pesquisando um pouco, descobrimos um aplicativo gratuito criado pela prefeitura de Montevideo que indica a melhor forma de ir de um ponto a outro da cidade. Ele funciona de maneira bem parecida com as indicações de transporte público de Google, embora o design não seja tão intuitivo. Mesmo assim, é só indicar o endereço em que você está e o local onde quer ir e o app mostra logo quais são as linhas de ônibus que ligam os dois pontos.

Usamos algumas vezes e funcionou super bem. Recomendo baixar o app tanto para quem tem celulares com Android quanto para usuários do iOS.

Quanto custa andar de ônibus em Montevideo?

Como em qualquer cidade grandinha, Montevideo aderiu aos cartões pré-pagos de transporte público. Mesmo assim, os turistas podem realizar o pagamento das viagens em dinheiro e diretamente para o motorista (ou cobrador, quando houver um no veículo).

Os preços para pagamento em dinheiro são os seguintes: 

18 pesos uruguaios para viagens dentro de uma mesma zona

22 pesos para viagens dentro da zona central

30 pesos para viagens com duração de até uma hora

46 pesos para viagens em linhas diferenciais (aquelas que começam com “D”) ou com duração de até duas horas

Aplicativos de transporte de passageiros

Em Montevideo é possível usar tanto os serviços do Uber quanto do Cabify para se locomover, embora eles ainda estejam na treta para se legalizar por lá (como acontece em quase qualquer cidade em que esse tipo de app se instala). Quem prefere passar longe da confusão, pode optar por táxis – e eles costumam ser mais honestos do que na maioria das cidades, embora não sejam perfeitos.

Como se locomover em Montevideo

Vale a pena alugar carro?

Depende. Se você for tirar um dia para conhecer a Casapueblo (o que eu super recomendo) ou quiser dar uma passadinha em Punta del Este, vale sim! Entretanto, o transporte público na cidade é bem bom e as principais áreas de interesse turístico não ficam muito longe umas das outras. Além de tudo, eu sempre acho que andar de ônibus em uma cidade é uma oportunidade muito legal de ver de perto a rotina de quem vive por lá.

Se mesmo assim você optar por alugar um carro enquanto estiver em Montevideo, é bom saber que estacionar não costuma ser um grande problema, exceto quando estiver muito perto da Cidade Velha, por exemplo. Uma dica para pesquisar preços de aluguel de carros é através do nosso parceiro RentCars, que permite que você faça o pagamento em reais no cartão de crédito ou boleto bancário e sem pagar IOF.

Nota: os valores apresentados são referentes ao mês de janeiro de 2017 e podem sofrer alterações a qualquer momento. 


Planeje sua viagem para Montevideo

Os links abaixo pertencem a parceiros comerciais do blog e foram inseridos espontaneamente pela autora. Ao reservar serviços através destes links, você ajuda o Quase Nômade a se manter em funcionamento, recebe nossa gratidão eterna e não paga nada a mais por isso! ♥

✈️ Viaje com a Azul ou voe com a Latam

🏨 Reserve seu hotel com o Booking

🚗 Alugue um carro com a Rentcars

💉 Faça o seguro viagem com a Seguros Promo ⇒ use o código NOMADE5 e ganhe 5% de desconto


Onde comer em Montevideo

Uma visita ao Museu Casapueblo

Como chegar em Cabo Polonio e o que fazer por lá

Que moeda levar para o Uruguai

Como fazer a Carta Verde

Você precisa conhecer Barra de Valizas

Apaixonada por contar histórias, trabalha com conteúdo desde 2010. Depois de passar quase três anos morando no exterior, percebeu que poderia carimbar o passaporte mais vezes caso trabalhasse remotamente. Hoje vive em Porto Alegre, onde nasceu, e não precisa mais pedir folga para viajar. Também escreve para os sites Hypeness e Quanto Custa Viajar.

Deixe seu comentário <3

*