Ícone do site Quase Nômade

Natal no México: comida natalina, piñatas e os costumes mexicanos

Fazia pouco mais de uma semana que estávamos no México quando uma amiga nos convidou para passar o Natal com sua família, em Puebla. Pensamos um pouco (mais por vergonha de chegar no meio da festa familiar do que por qualquer outra coisa) e aceitamos o convite. Minhas duas últimas noites de 24 de dezembro tinham sido passados em pleno avião e fazia bastante tempo que eu não me dedicava à data, então era certo que a experiência  de passar o Natal no México seria ótima. 🎅🏽

Confesso que estávamos mega inseguros e não sabíamos se deveríamos levar algo, qual roupa colocar ou como nos comportar. Mesmo assim, foi só chegar na casa da família da nossa amiga que as coisas aconteceram de uma maneira natural. Ao todo, eram umas 30 pessoas na festa, que teve tudo o que se tem direito por aquelas bandas.

A festa em si bem parecida com uma comemoração brazuca: árvore de Natal, muitos presentes e a familiarada toda reunida em volta da mesa esperando as 12 badaladas. Vale lembrar que, no México, não é apenas o Papai Noel que traz presentes para os pequenos no Natal, mas também os Reis Magos, no dia 6 de janeiro – quando todo mundo enche a pança com a “rosca de reyes“.

Natal no México: as posadas

Como Puebla é uma cidade super religiosa, onde existem milhares de igrejas por metro quadrado, a comemoração começou com as Posadas, uma espécie de encenação dos dias em que José e Maria buscavam um lugar onde dormir. Segundo me explicou minha amiga (que, por sinal, é a responsável pelo ótimo Guía Para Perderse en Puebla), as Posadas começam no dia 16 de dezembro e vão até o dia 24. Nessa época, é comum fazer essa encenação e é também quando costumam se encontrar muitas piñatas pelas ruas – mas a gente logo fala sobre esse assunto.

Como uma boa festa natalina, a comemoração ia ter sua própria posada! Para participar, nos ofereceram velas coloridas, como as de aniversário de crianças. Cada pessoa fica com a sua velinha acesa. Depois, a festa se divide: metade fica do lado de fora da casa, “pedindo posada” (um lugar para dormir); enquanto a outra metade fica dentro. Também são distribuídos livrinhos com músicas típicas para a representação – assim, mesmo quem não sabe a letra pode acompanhar a cantoria.

Claro que a gente morreu de vergonha, mas participamos direitinho da festa, como típicos mexicanos. Nesse link você encontra algumas das músicas usadas durante as posadas.

Piñata natalina, um costume do México

Quando terminam as posadas, começa a parte mais divertida da festa de Natal no México: é hora de bater na piñata.

via GIPHY

Nessa hora, vai todo mundo para fora de novo. A piñata é uma espécie de “balão surpresa” artesanal. Ela fica pendurada em um lugar mais alto (no caso, foi na janela do segundo andar da casa) e os convidados tentam rompê-la com pauladas, usando um cabo de vassoura ou algo do gênero. É um pouco agressivo, mas bem engraçado e infinitas vezes mais difícil do que parece.

Os mais novos da família começam a brincadeira. No nosso caso, era um mexicanito-coisa-mais-linda de apenas 2 anos quem tentava destruir a piñata a pauladas. Enquanto cada um tenta atingir o trambolho, as pessoas ao redor cantam uma música que marca o tempo que o felizardo tem para tentar quebrar o objeto (sim, os costumes mexicanos são bem musicais).

Quando termina a música, é a vez da próxima pessoa mais nova da roda e assim sucessivamente, até que alguém consiga efetivamente destruir a piñata. E olha que não é fácil: coloquei toda a força do meu um metro e meio para dar umas pauladas bem fortes nela e nada… Para se ter uma ideia, um dos cabos de vassoura que foi quebrado durante a brincadeira.

Significado da piñata

Como muita coisa no México, as piñatas também têm um significado religioso. Nos contaram que elas foram usadas pelos espanhóis como uma forma de catequizar os povos originários da região, explicando os sete pecados capitais. Por isso, a piñata original tinha 7 pontas, uma para cada pecado, embora hoje se encontrem de diferentes formatos. E, como os espanhóis eram muito criativos, a destruição do objeto era também um símbolo para a destruição dos pecados, né?

De qualquer jeito, hoje o momento é muito mais uma brincadeira do que um ritual religioso em si. Lembra daqueles balões surpresa que eram comuns nas festas de crianças nos anos 90? A ideia é quase a mesma, já que a piñata é recheada de doces e guloseimas, que se espalham pelo chão assim que alguém consegue quebrá-la. É nessa hora que adultos e crianças se esforçam para recolher o máximo de doces que conseguirem – sim, todo mundo se joga no chão como se não houvesse amanhã.

Foto CC0 kliempictures/Pixabay

O legal é que mesmo quem não consegue recolher doces também ganha uma espécie de prêmio de consolação: o aguinaldo. É um saquinho com pelo menos um de cada doce que há dentro da piñata. Dizem que foi daí que surgiu o termo que dá nome ao décimo terceiro salário em diversos países hispânicos (por esses lados, ele é conhecido como aguinaldo, por ser uma espécie de bônus oferecido no final do ano).

Comida mexicana no Natal

Quando o assunto é comida no Natal, sempre há muita quantidade, como em qualquer dia no México – adivinha se eu não engordei litros durante a viagem?

Na festa de Natal que fomos, tinha um peru com um mole especial (receita de família), feijão e lasanha, mas nos contaram que o mais comum é que o peru seja recheado mesmo.

É claro que tudo que provamos estava uma delícia, mas eu sou suspeita para falar: comi a vida e um pouco mais no México e amei tudo (olha só esse guia que fizemos sobre a comida mexicana “de verdade”)! Todos os pratos são feitos para sobrar. Afinal, já é um costume no México que o almoço do dia 25 de dezembro, conhecido como “recalentado“, seja uma nova reunião familiar, onde todos comem o que sobrou da festa.


LEIA TAMBÉM

⇒ Viajando pelo México: o que fazer em Puebla?

⇒ As pirâmides de Cholula e o que fazer nos arredores da cidade

⇒ Nada de surf! Fizemos um roteiro por Puerto Escondido (México) para não-surfistas

⇒ Roteiro de viagem pelo México com estimativa de gastos

⇒ Coisas que todo viajante deveria saber antes de ir para o México

VIAJE COM ECONOMIA

💡 Criar conteúdo dá trabalho e escolhemos a dedo parceiros para te ajudar a viajar com mais economia. A cada reserva feita nos links dessa página, nós ganhamos uma pequena comissão para que o Quase Nômade continue existindo.

SEGURO
Viaje tranquilo com a Real Seguros e ganhe 15% de desconto.

HOSPEDAGEM
Reserve seu hotel através do Booking.

PASSEIOS
Aproveite tours grátis em mais de 120 cidades pelo mundo com a Civitatis.

CÂMBIO
Pesquise as cotações oferecidas por diferentes casas de câmbio através da Melhor Câmbio ou envie dinheiro para o exterior sem taxas pela Wise.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue carros no Brasil em até 12 vezes sem juros através da RentCars ou pesquise as melhores locadoras no exterior com a RentalCars.

Sair da versão mobile