Tava faltando um roteiro de viagem para o Uruguai por aqui, não acham? Qualquer um que acompanhe o blog sabe da nossa paixão pelo país. Até o Jorge Drexler já deve ter escrito alguma música falando sobre a quantidade de vezes que cruzamos a fronteira dos nossos vizinhos. Só este ano, atravessamos duas vezes para o lado de lá – e pode ser que novas viagens para sejam incluídas no nosso roteiro até o calendário terminar.
A verdade é que nossos vizinhos arrasam: eles tiveram o Mujica, legalizaram a maconha e o aborto, têm praias lindas, inverno e verão, e – babem brazucas – têm o maior carnaval do mundo! Tá, motivos para conhecer esse pequeno país latino-americano não faltam, mas como começar essa viagem? Vem que a gente preparou um roteirinho maroto para curtir o melhor do Uruguai! 😉
Roteiro de viagem para o Uruguai 🇺🇾
Primeira parada: Fortaleza de Santa Teresa
A Fortaleza de Santa Teresa já foi ocupada por Portugal, Espanha e pelo Brasil. Desde 1928, todo esse povo deixou os uruguaios em paz e o lugar pertence a eles e a ninguém mais. Graças a esse troca-troca maluco, o passeio pela Fortaleza é quase uma aula de história – e também tem um monte de canhões bacanudos para fotografar! 😛
O forte fica pertinho da fronteira com o Brasil e, por isso, foi escolhido como a primeira parada do nosso roteiro de viagem para o Uruguai. Ele está dentro do enorme Parque Nacional de Santa Teresa, com mais de 3.000 hectares de extensão. O acesso ao parque é grátis e é possível pagar uma quantia para se hospedar no local em camping ou cabanas – embora eu sugira seguir viagem para Punta del Diablo no mesmo dia. Dentro do parque há praias, como a Playa Grande e La Moza, e também muita naturaleza.
Embora a entrada ao parque seja gratuita, é preciso pagar 40 pesos uruguaios (cerca de R$ 4,50) para visitar a Fortaleza de Santa Teresa, que fica aberta todos os dias durante o verão (dezembro a 1º de março), de 10h a 19h. No restante do ano, o Forte abre para visitação de quarta a domingo das 10h às 17h.
Punta del Diablo
Prepare-se para encontrar um zilhão e meio de gaúchos em Punta del Diablo. Como as praias do sul do Brasil deixam bastante a desejar (olha que eu sou gaúcha e tô falando, rsrsrs), o povo vai em bando para o litoral uruguaio! E Punta del Diablo fica tão pertinho da fronteira que é parada garantida.
Com um ar de vila de pescadores e um toque turístico, a praia é mesmo o forte por lá. A dica é curtir um dia comendo algumas miniaturas de pescado de frente pro mar. Entre os meses de verão, o agito e as boas temperaturas são quase garantidos, assim como o cheirinho peculiar da erva que foi legalizada no país.
Nossa dica de hospedagem em Punta del Diablo é o Hostel de Las Hadas. Ficamos hospedados lá em 2014 (ok, faz um tempinho…) e AMAMOS! O lugar é simplão, estilo mochileiro, e tem quartos privados e compartilhados. O hostel fica pertinho da praia e tem uma estrutura bem rústica, todo de madeirinha, mas o atendimento era muito bom – e tem até uma piscina para se jogar à noite. 🙌
Valizas
Com um estilo (ainda) mais mais hippie que Punta del Diablo, Valizas promete fazer você ficar com vontade de largar tudo e ficar por lá fazendo umas miçangas entrar em modo zen. A gente até deu algumas dicas para curtir a cidade nesse post. À noite, o céu ganha um destaque especial graças à pouca iluminação, que permite ver melhor as estrelas – e, com sorte, você ainda pode presenciar o fenômeno das noctilucas, uma espécie de alga que brilha no escuro.
Quanto à hospedagem, nossa dica é ficar nas cabanas Patalsuelo, bem arrumadinhas e mais confortáveis que a maioria dos locais na cidade. Por sinal, vale saber que muita gente escolhe Valizas como destino justamente para fazer a caminhada até Cabo Polonio, que é outra belezinha do litoral uruguaio – e também o próximo destino do nosso roteiro.
Cabo Polonio
Cabo Polonio é uma das minhas paixões em solo uruguaio. ♥ Estive lá duas vezes e vou voltar todas as outras que forem possíveis. Já publicamos aqui dicas de como chegar até lá, já que a praia só é acessível em 4×4 – os veículos que levam viajantes até o local saem em diversos horários na entrada do Parque Nacional Cabo Polonio.
Além do isolamento físico, Cabo Polonio ainda não possui água encanada nem energia elétrica e tem uma colônia super fofa de lobos-marinhos. Apesar de ter pouca estrutura, não espere um lugar parado no tempo: tem até wi-fi gratuito na praça central, oferecido pelo departamento de Rocha, onde Cabo Polonio fica localizado.
Punta del Este
Nenhum roteiro de viagem para o Uruguai fica completo sem aquela passagem marota por Punta del Este, né-não? No verão, suas ruas e praias são pura badalação, com o Cassino e Resort Conrad sempre lotado. A cidade reúne desde viajantes endinheirados que buscam nela um refúgio mais sofisticado, até mesmo mochileiros que passam ali alguns poucos dias, usando a cidade como base para conhecer o litoral uruguaio.
Nossa dica de hospedagem por lá é o Hotel Playa Brava, com bom custo benefício e excelente localização, próximo à avenida Gorlero e a uma distância caminhável da rodoviária.
Casapueblo
A gente gosta tanto da Casapueblo que fez um post inteirinho sobre ela. Localizada em Punta Ballena, a casa é, na verdade, um museu, que abriga a obra do artista Carlos Páez Vilaró. Todos os dias, no fim da tarde, o espaço realiza uma cerimônia em que um poema do artista é reproduzido em sintonia com o pôr-do-sol. Neste horário, a Casapueblo se enche de gente e de poesia para saudar o astro. Quem dispõe de um orçamento grande para a viagem, pode escolher passar uma noite no Club Hotel Casapueblo, embora o mais comum seja seguir viagem no mesmo dia, economizando assim nos custos com a estadia. 🤑
Turismo em Montevideo
Montevideo parece sempre ser o destino final de muitos roteiros de viagem para o Uruguai. Capital do país e concentrando cerca de metade de sua população, não poderia mesmo ser diferente. Já explicamos como ir de Porto Alegre a Montevideo de carro, como se locomover na cidade e até demos algumas dicas de onde comer por lá. Logo mais sai um roteiro com dicas de coisas para fazer na cidade (é uma promessa, gente!). Até lá, vale sempre considerar um passeio pela Ciudad Vieja, uma visita ao Mercado del Puerto (leia-se: parrilla!) e muitas voltinhas pela orla, incluindo uma passagem pela badalada praia de Pocitos.
Nossa dica de hospedagem econômica é o Hotel Alvear, um lugar simples, mas bem aconchegante e localizado a meia quadra da avenida 18 de Julio, uma das principais da cidade. Para descobrir Montevideo com calma, a dica é reservar pelo menos três dias na cidade.
Colonia
Para finalizar o roteiro de viagem pelo Uruguai, é interessante conhecer a cidade histórica de Colonia do Sacramento – sim, aquela mesma das aulas de história. A parte antiga da cidade, construída pelos portugueses e considerada patrimônio pela Unesco, é uma gracinha. Repleta de bares, restaurantes, hotéis, pousadas e todos os atrativos turísticos.
É um pouco artificial? É, sim! Tudo tão perfeito que parece que foi colocado ali para turista ver. Por isso mesmo, basta caminhar pelas ruelas e apreciar as belezas que for encontrando pelo caminho – já aviso que não serão poucas! No blog Uma Viagem Diferente, o Diego Arena compartilha suas dicas para visitar Colonia do Sacramento.
Como viajar pelo Uruguai?
Nós recomendamos fazer essa viagem de carro, seja viajando com seu próprio veículo, alugando um no sul do Brasil (são poucas as empresas que permitem cruzar a fronteira, portanto é essencial se informar antes) ou depois de chegar ao Uruguai.
Também é possível voar até Montevideo ou Punta e fazer todo o restante trajeto de ônibus dentro do país. O serviço costuma ser muito bom e geralmente oferece preços bem em conta. As principais empresas de ônibus que operam os trajetos acima dentro do Uruguai são a Rutas del Sol e a COT.
Mapa do roteiro de viagem pelo Uruguai
Nota: os valores apresentados e o câmbio da moeda são referentes ao mês de julho de 2017 e podem sofrer alterações a qualquer momento.
LEIA TAMBÉM
⇒ Que moeda levar para o Uruguai: reais, pesos uruguaios ou cartão de crédito?
⇒ Como tirar a Carta Verde para viajar de carro pelo Mercosul
⇒ Museu Casapueblo: uma homenagem ao pôr-do-sol em Punta Ballena
⇒ De Porto Alegre a Montevideo de carro: dicas para quem vai
⇒ Barra de Valizas no Uruguai é um paraíso parado no tempo (mas com wi-fi)
⇒ Como chegar em Cabo Polonio e o que fazer por lá
VIAJE COM ECONOMIA
💡 Criar conteúdo dá trabalho e escolhemos a dedo parceiros para te ajudar a viajar com mais economia. A cada reserva feita nos links dessa página, nós ganhamos uma pequena comissão para que o Quase Nômade continue existindo.
SEGURO
Viaje tranquilo com a Real Seguros e ganhe 15% de desconto.
HOSPEDAGEM
Reserve seu hotel através do Booking.
PASSEIOS
Aproveite tours grátis em mais de 120 cidades pelo mundo com a Civitatis.
CÂMBIO
Pesquise as cotações oferecidas por diferentes casas de câmbio através da Melhor Câmbio ou envie dinheiro para o exterior sem taxas pela Wise.
ALUGUEL DE CARRO
Alugue carros no Brasil em até 12 vezes sem juros através da RentCars ou pesquise as melhores locadoras no exterior com a RentalCars.
Vanessa diz
Mari, tudo bem?
Estou pensando em fazer esse roteiro porém em Julho, ou seja estará frio, você acha que vale a pena?
Ou talvez seja melhor esperar o verão?
Mari Dutra diz
Oi Vanessa, sempre vale a pena, né? hehehe. Se você gosta de praia no frio, dá para curtir bem, mas é bom saber que as praias de Rocha provavelmente estarão bem vazias. Nesse caso, eu diminuiria o tempo nelas e passaria apenas em Punta del Diablo e Cabo Polonio, por exemplo. Em compensação, Punta del Este tem movimento em qualquer época do ano e a Casapueblo também (no inverno muitas coisas fecham, mas ainda dá para aproveitar a região). Para finalizar, Montevideo e Colonia do Sacramento são ainda melhores com um friozinho! 😉
joaci a konrath diz
ainda não fui mas quero ir
Ariele diz
Bom dia! Adorei as dicas sobre o Uruguai, pretendo fazer de carro o roteiro POA- Colônia del Sacramento em janeiro próximo. Em quantos dias fizeste a viagem relatada neste post, para eu ter uma ideia do tempo necessário? Um abraço!
Mari Dutra diz
Oi Ariele, nós fizemos o roteiro em diferentes viagens pelo país. Sugiro reservar pelo menos 7 dias para conhecer tudo na correria (se tiver mais tempo, melhor). As praias em geral podem ser conhecidas em 1 dia (ou só de passagem, combinando 2 ou 3 em um mesmo dia). Punta del Este merece 1 ou 2 dias (o segundo pode ser usado para ir à Casapueblo). Montevideo pode ser conhecida em 3 ou 4 dias e Colonia em um. De qualquer jeito, vai depender do seu ritmo de viagem. Nós, por exemplo, gostamos de ficar pelo menos 3 dias em cada destino. 😉