Na praia de Akumal, no México, é possível nadar com tartarugas

No nosso primeiro dia em Playa del Carmen, meio decepcionados com a quantidade de resorts e clubes de praia que há por lá, nosso host do Airbnb deu a dica: precisávamos visitar a praia de Akumal. Com sorte, iríamos encontrar tartarugas em meio a um mergulho pelas águas mais do que cristalinas da Riviera Maya, no México.

Sem pensar muito, pegamos o snorkel que ele nos emprestou, programamos o despertador para nos acordar cedinho no dia seguinte e saímos de casa com destino à praia de Akumal.

∴ Ganhe R$ 85 para sua primeira viagem com o Airbnb ∴

Como chegar na praia de Akumal

Saindo de Playa del Carmen, a maneira mais fácil de chegar a Akumal é de van. Você pode subir a bordo na Rua 2 Norte e a van é a mesma que realiza o transporte até Tulum. Os veículos ficam estacionados entre as avenidas 15 e 20 e há uma pequena fila para embarcar (nos finais de semana, não tão pequena assim, rsrsrs).

Para ir até lá, o motorista nos cobrou 35 pesos mexicanos (cerca de R$ 9). Assim como no post que fizemos sobre o Cenote Azul, a gente mostra o local certinho no mapa para ninguém errar na hora de pegar o transporte.

Chegando na praia de Akumal

Já de cara nós percebemos que a praia de Akumal era um pouco diferente da realidade que havíamos visto em Playa del Carmen. Apesar de também ser bastante turística, quem passa por aqui geralmente está mais interessado em ter um dia tranquilo e em contato com a natureza do que em ficar em bares e clubes de praia.

Na chegada, já nos ofereceram passeios de lancha com guias locais para nadar com tartarugas. Afinal, é isso o que atrai a maioria das pessoas que visita Akumal. Pelo que averiguamos, os custos dos passeios variavam entre 300 e 350 pesos mexicanos (entre R$ 75 e R$ 90), mas nosso plano era curtir um dia bem mais tranquilo.

Praia de Akumal no México

Praia de Akumal - Riviera Maya - México

O lado meio chato: primeiro tentaram nos indicar que não era possível entrar na água sem um guia, o que já tinham nos avisado que era mentira. Ou uma meia mentira, já que só é possível entrar até determinado ponto (essa área está marcada por boias de cor amarela). Segundo os guias locais, esta é uma precaução tomada para que as pessoas não estraguem o habitat das tartarugas.

Pela mesma razão, não se deve nadar por lá, apenas caminhar na água normalmente – e, se não der pé, alugar um colete salva-vidas por U$ 15 (cerca de R$ 60). Também dá para alugar um snorkel pelo mesmo valor em um quiosque que fica localizado bem na entrada da praia.

Segurança em Akumal

Nossa ideia era entrar um pouco na água para curtir aquele momento típico “mar-do-caribe”. Como tínhamos levado várias coisas, incluindo celular, dinheiro e documentos, achamos prudente deixar as coisas num locker antes de entrar na água. Pagamos 75 pesos mexicanos (cerca de R$ 19) na mesma barraquinha que aluga salva-vidas e snorkel e fomos felizes e despreocupados para o mar.

Nadar com tartarugas na praia de Akumal - México

Mesmo assim, a maioria das pessoas que estava na praia deixava seus pertences ~de bouas~ na areia e não vimos nenhuma suspeita de que alguém tivesse sido roubado por lá. Apesar disso, a gente ainda acredita que a precaução é o melhor remédio nesses casos.

Sobre nadar com as tartarugas em Akumal

Caso você esteja se perguntando como é nadar com as tartarugas em Akumal, chegou a hora de decepcionarmos os leitores. A verdade é que não vimos nenhuma por lá. Isso acontece porque elas não costumam nadar com frequência nas partes do mar em que a entrada é liberada aos banhistas. Se fizer questão de ter essa experiência, pode ser interessante reservar um tour logo na chegada.

Mas fora Temer isso, a água é incrivelmente transparente e até eu que não sou muito de praias fiquei horas no mar curtindo o momento. Para se ter uma ideia, quando a água estava batendo no meu peito eu ainda conseguia enxergar nitidamente o meu pé. 🌊

Outra coisa legal é que tem muita sombra dos coqueiros espalhados pela praia, então não é preciso nem mesmo ter um guarda-sol. É só levar uma canga e se atirar na areia para curtir o dia. Há também alguns restaurantes na beira da praia para quando bater aquela fome ou der vontade de beber algo.

No caminho para a praia, você pode até mesmo encontrar alguns novos amigos, como esse aí abaixo. 😉

Iguana em Akumal

Nota: os valores apresentados e a conversão são referentes ao mês de janeiro de 2016 e podem sofrer alterações a qualquer momento.

Planeje sua viagem

Os links abaixo pertencem a parceiros comerciais do blog e foram inseridos espontaneamente pela autora. Ao reservar serviços através destes links, você ajuda o Quase Nômade a se manter em funcionamento, recebe nossa gratidão eterna e não paga nada a mais por isso! ♥

✈️ Viaje com a Latam

🏨 Reserve seu hotel com o Booking

🚗 Alugue um carro com a Rentcars

💉 Faça o seguro viagem com a Seguros Promo ⇒ use o código NOMADE5 e ganhe 5% de desconto

⇒ Roteiro completo de viagem pelo México com estimativa de gastos

⇒ Como chegar em Playa del Carmen

⇒ Visitando Tulum: praia, ruínas e muita natureza

⇒ Dicas para curtir ao máximo Playa del Carmen

⇒ Descubra como conhecer o incrível Cenote Azul, na Riviera Maya

Apaixonada por contar histórias, trabalha com conteúdo desde 2010. Depois de passar quase três anos morando no exterior, percebeu que poderia carimbar o passaporte mais vezes caso trabalhasse remotamente. Hoje vive em Porto Alegre, onde nasceu, e não precisa mais pedir folga para viajar. Também escreve para os sites Hypeness e Quanto Custa Viajar.

Deixe seu comentário <3

1 comment

1. Leonel

Parabens muito boas informaçoes e leves nas explicaçoes