Ícone do site Quase Nômade

35 apps de viagem grátis para planejar todos os passos do roteiro

Sabe quando alguém te conta sobre aqueles novos apps de viagem que você nunca imaginou que existissem? Algumas vezes a informação parece que vai salvar nossa vida e dá vontade de agradecer eternamente a quem deu a dica!

A ideia desse post é justamente essa: reunir em um só lugar diversos aplicativos que possam ser úteis para os viajantes.

Tem de tudo um pouco: desde apps para compra de passagens, hospedagem, finanças e até organização durante a viagem. E o melhor: todos eles são grátis! 😉

Os melhores apps de viagem grátis

À medida que eu for conhecendo (e testando) novos serviços, vou atualizando por aqui e contando minha experiência. E, quando eu ainda não tiver testado, mas achar a ideia do app incrível, prometo incluir também, avisando que não sei se a coisa é realmente tão boa quanto parece, é claro.

Quem tiver mais dicas de apps de viagem grátis e que realmente funcionem pode aproveitar o espaço dos comentários para compartilhar comigo e com os leitores do Quase Nômade. Nós vamos adorar!

via

Aplicativos para pesquisar passagens

Skyscanner – Simplesmente um dos melhores buscadores de voos da vida. Ele informa o valor da passagem na moeda escolhida, compara várias companhias aéreas (inclusive umas low costs sinistras) e permite escolher as melhores épocas para voar a um destino com a opção “mês mais barato” no campo de data. Também tem a função de escolher “Qualquer lugar” como destino e ver qual cidade tem a conexão mais barata com o local em que você estiver. Uso sempre e ele inclusive já me ajudou a conhecer Bruxelas de graça. (Disponível para Android e iOS)*

Voopter – Semelhante ao funcionamento do Skyscanner, o Voopter é um comparador de passagens bem interessante. O diferencial da plataforma é o seu buscador com calendário multidatas, que permite selecionar diversos dias de ida e de volta para encontrar a combinação mais econômica. (Android e iOS)

ClickBus – Serviço que oferece a possibilidade de comparar preços e reservar passagens de ônibus online no Brasil, no México e na Turquia. É uma boa alternativa para quem não quer perder tempo indo até a rodoviária – e bastante útil para se locomover no México, onde alguns sites de companhias de ônibus não aceitam cartões internacionais. (Android e iOS)

BlaBlaCar – O app permite pegar carona com outras pessoas a um custo baixo ou mesmo dividir o carro e rachar os gastos em determinado trajeto. Além de funcionar no Brasil, também está disponível em diversos destinos pelo mundo. Para conferir sites específicos em outros países, selecione o local correspondente no menu que fica no canto inferior do site. (Android e iOS)

MaxMilhas – Um aplicativo que permite a compra de passagens aéreas emitidas com milhas. As compras podem ser feitas no cartão de crédito ou por transferência bancária. Pessoalmente, nunca usei, mas já ouvi bons relatos de quem testou. (Android e iOS)

Rome2Rio – Esse app de viagens é outro dos meus favoritos. Ao invés de comparar as passagens aéreas mais baratas entre diferentes destinos, ele compara TODOS os meios de transporte possíveis (carro, trem, ônibus, avião, balsa) e indica qual a melhor opção, mostrando preços médios e tempo de viagem. (Android e iOS)

Melhores Destinos – A gente ama muito o Melhores Destinos, um site brasileiríssimo com dicas de promoções de passagens atualizadas todos os dias. Baixando o aplicativo, você recebe os alertas de promoções em tempo real. Foi com uma dica publicada no site que compramos nossa passagem de ida para Frankfurt por R$ 1.080. (Android e iOS)

Leia também: Como encontrar passagens de avião baratas para sua próxima viagem

RentCars – Esse app grátis resolve o problema de pesquisar preços de aluguel de carros durante a viagem. Além de comparar mais de 100 locadoras, ele ainda permite fazer o pagamento em reais, mesmo para reservas no exterior. (Android e iOS)*

RentalCars – Outro comparador de aluguéis, o RentalCars costuma oferecer preços melhores no exterior quando comparado com a RentCars. Entretanto, as reservas são pagas na moeda local, o que pode desagradar alguns viajantes. (Android e iOS)*

Apps para reserva de hospedagem

Booking – É sempre a nossa escolha na hora de reservar hotéis enquanto viajamos. Após cinco reservas concluídas no mesmo ano, o cliente ganha o status Genius, que oferece 10% de desconto em hospedagens selecionadas, bem como outros benefícios.  Além de ser super confiável, geralmente oferece a possibilidade de cancelamento grátis – e, para melhorar ainda mais, eles são nossos parceiros! ♥ (Android e iOS)*

via

Trivago – O site é ótimo para comparar preços de hotéis no mundo todo. Permite filtrar os resultados por distância, número de estrelas da acomodação e infraestrutura. (Android e iOS)

TripAdvisor – Permite ler avaliações de viajantes sobre diversas hospedagens pelo mundo e também reservá-las online. Além disso, é uma ótima ferramenta para planejar outros detalhes da viagem, pois também conta com avaliações de atrações e até de restaurantes, mas vem perdendo credibilidade nos últimos anos devido a reviews falsos. (Android e iOS)

Airbnb – Serviço mais do que conhecido de aluguel de quartos e apartamentos por temporada. Normalmente, oferece hospedagem a um preço mais em conta do que os praticados pelos hotéis e você ainda pode cozinhar suas próprias refeições no local, o que é garantia de uma economia extra. Entretanto, a ferramenta tem causado incômodo em cidades muito turísticas, como Lisboa, Paris, Barcelona e outras capitais europeias. Para saber mais sobre o assunto, veja nosso guia sobre como alugar um apartamento pelo Airbnb sem perrengue. (Android e iOS)

Novo no Airbnb? Ganhe até R$ 179 de desconto na sua primeira reserva

Hotel Tonight – Oferece descontos para reserva de hospedagem de última hora. Os preços não costumam ser extremamente baixos, mas é possível reservar bons hotéis com bastante economia. Usamos em 2015 para uma estadia no Hotel Azul, em Barcelona, e nos impressionou pela praticidade oferecida. (Android e iOS)

Couchsurfing – O site permite hospedar viajantes ou ser hospedado por pessoas enquanto viaja sem nenhum custo. Tem também a opção de contatar alguém para te levar para um passeio ou se disponibilizar para levar alguém para conhecer a sua cidade. Já fiz bastante Couchsurfing (recebendo e me hospedando na casa de outras pessoas) e sempre tive ótimas experiências. (Android e iOS)

Apps de finanças: câmbio e controle de gastos

Transferwise – Serviço que permite transferir dinheiro para contas no exterior sem pagar uma fortuna em taxas. Como estou morando na Espanha, uso todo mês e não vivo sem, tanto é que já publiquei até mesmo um passo a passo ensinando a transferir dinheiro com o Transferwise. (Android e iOS)*

SplitWise – Esse app grátis virou meu queridinho para dividir despesas de viagem em grupos. Ele permite incluir os valores em diversas moedas e associar apenas algumas pessoas do grupo a gastos específicos – super útil caso o grupo se divida durante um dos dias da viagem. O aplicativo simplifica as contas e indica o quanto cada pessoa deve para quem. (Android e iOS)

Tripcoin – O objetivo desse app é o controle de gastos da viagem. Ele suporta mais de 100 moedas e permite a inclusão de despesas ilimitadas para organizar todo o orçamento do roteiro sem necessidade de conexão à internet. (iOS)

Travel Money – Um funcionamento similar ao Tripcoin, mas disponível para Android. Embora tenha limitações na versão gratuita, que permite guardar até 50 pagamentos, o app tem como vantagem a organização de despesas de grupos, o que pode ser super útil em uma viagem com mais pessoas. Ao final, ele indica o que cada viajante deve para os outros. (Android)

Onde baixa esse app? É compatível com euros? via

Melhor Câmbio – Informa qual a melhor cotação de moedas estrangeiras nas casas de câmbio próximas de você. Basta escolher a moeda e a cidade para ver os resultados atualizados – eu falo mais sobre ele no post sobre como levar dinheiro para a Europa. (Android e iOS)*

XE – Um conversor de moedas simples e útil. Permite fazer conversões rapidamente para não ficar perdido tentando calcular quanto são 280 pesos uruguaios ou 430 coroas tchecas. (Android, iOS e Windows Phone).

+ Apps de viagem grátis

Seguros Promo – Se existe comparador de passagens, de aluguel e até de câmbio, a Seguros Promo é a solução para comparar diversos tipos de seguros viagem e escolher aquele que mais combina com seu roteiro. E o melhor: tem promoção para leitores do blog. Usando o código NOMADE5 em qualquer reserva, você ganha 5% de desconto.*

Tiqets – A empresa permite reservar online passeios e tours em diversas cidades do mundo, que vão desde entradas para a Torre Eiffel até um show de fado em Lisboa. (Android e iOS)*

GetYourGuide – Assim como a Tiqets, o GetYourGuide permite reservar ingressos para atrações, passeios ou tours pelo mundo. O pagamento pode ser feito em diversas moedas, mas o real ainda não está disponível. (Android e iOS)*

Civitatis – Similar aos anteriores, a Civitatis oferece passeios, tours e transfer em diversas cidades do mundo. O legal é que a empresa também permite encontrar e reservar online free walking tours, o que garante mais economia para viajar. (Android e iOS)*

Dog Hero – Um serviço maravilhoso para quem tem bichinhos e, por algum motivo, não pode levá-los durante a viagem. Permite deixar seu cachorro na casa de outra pessoa ao invés de ter que deixá-lo em um hotel. Com isso, o animal pode ficar mais tranquilo, pois não sai de um ambiente residencial, e os tutores do bichano podem manter contato com a pessoa que estiver recebendo o peludo – rola até trocar fotinhos para mostrar como o mascote ficou. (Android e iOS)

Rover – App similar ao Dog Hero, mas com foco em países da Europa. Ou seja, perfeito para quem vive no exterior com seu mascote. Foi através do aplicativo que encontrei o cuidador da Mia em Girona, que quebra o maior galho quando ela não pode viajar com a gente. (Android e iOS)

Leia também: Como levar seu cachorro para a Europa

TripIt – Um aplicativo que te ajuda a organizar o itinerário de uma viagem longa facilmente. Basta encaminhar os e-mails de confirmação de hotéis e passagens aéreas para o TripIp e ele organiza tudo para você, criando um itinerário simples e com mapas! (Android e iOS)

Google Maps – O Google é garantia de qualidade. E o Maps é um dos melhores apps para locomoção em qualquer lugar do mundo. Ele permite pesquisar rotas a pé, de carro e de transporte público em muitos lugares, além de ter informações sobre trajetos em bicicleta para alguns destinos. (Android e iOS)

Here WeGo – A vantagem deste aplicativo, que foi uma dica do meu irmão, é que ele permite baixar o mapa das cidades do seu interesse para consultar os trajetos mesmo sem acesso à internet. Ideal para aquela viagem em que você vai ficar offline. (Android e iOS)

via

Moovit – O app conseguiu a façanha de ser mais completo do que o Google Maps para informações de transporte público em algumas cidades. Testamos em Porto Alegre e, além de informar as rotas com precisão (algumas vezes o tempo da viagem pode estar errado), ele também avisa o valor dos diferentes tipos de passagens e permite carregar o cartão de transporte interurbano diretamente pelo app. Está disponível em mais de 70 países ao redor do mundo. (Android e iOS)

Google Tradutor – O aplicativo tradutor é mais do que útil para quem viaja a países e não sabe falar a língua local – principalmente aqueles destinos que não se viram com inglês. Além de traduzir textos inseridos pelos usuários, também tem um recurso que permite apontar para uma imagem e ver a tradução do que está escrito nela (importante em lugares que não usam o alfabeto latino). (Android e iOS)

Packing List – Tava faltando um aplicativo de check list com coisas para levar na mala durante a viagem, né? Embora os apps mais conhecidos do gênero sejam pagos, o Packing List é uma opção grátis que inclui ideias de roupas para levar, remédios, documentos, itens de higiene e até uma lista de coisas para fazer antes de sair de casa. (Android)

PackPoint – Esse app é apontado por quase todos os sites como o melhor app para fazer mala de viagem. Com uma interface super amigável, ele permite selecionar entre viagens de negócios e lazer e escolher quais as atividades programadas durante o roteiro – assim você só leva o que realmente for usar. (Android e iOS)

Sygic Travel – Um app de roteiro de viagem pensado para organizar todos os detalhes do itinerário. Você escolhe a cidade, insere datas, hospedagem e meio de chegada. A partir daí, o serviço sugere diversos tipos de atrações para incluir no roteiro e permite selecionar apenas museus, restaurantes ou outros tipos de atividades. Também é possível reservar hotéis, tours e até cartões de transporte diretamente no aplicativo. (Android e iOS)

Nota: texto publicado originalmente em outubro de 2017 e atualizado pela última vez em dezembro de 2019. Algumas empresas parceiras do blog são mencionadas espontaneamente no texto e estão sinalizadas com um asterisco (*) por motivos de transparência. 


LEIA TAMBÉM

⇒ Como levar dinheiro para Europa: reais, euros, saque ou cartão de crédito

⇒ Volta ao mundo em 40 filmes sem sair do streaming

⇒ Airbnb é confiável? Como funciona e como alugar apartamentos sem perrengues

⇒ Como usar o TransferWise para transferir dinheiro para o exterior

Como encontrar passagens de avião baratas para sua próxima viagem

⇒ Como ser um nômade digital e quanto custa esse estilo de vida?

VIAJE COM ECONOMIA

💡 Criar conteúdo dá trabalho e escolhemos a dedo parceiros para te ajudar a viajar com mais economia. A cada reserva feita nos links dessa página, nós ganhamos uma pequena comissão para que o Quase Nômade continue existindo.

SEGURO
Viaje tranquilo com a Real Seguros e ganhe 15% de desconto.

HOSPEDAGEM
Reserve seu hotel através do Booking.

PASSEIOS
Aproveite tours grátis em mais de 120 cidades pelo mundo com a Civitatis.

CÂMBIO
Pesquise as cotações oferecidas por diferentes casas de câmbio através da Melhor Câmbio ou envie dinheiro para o exterior sem taxas pela Wise.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue carros no Brasil em até 12 vezes sem juros através da RentCars ou pesquise as melhores locadoras no exterior com a RentalCars.

Sair da versão mobile