O que fazer em Comitán de Domínguez, no México

Comitán de Domínguez é uma cidadezinha de apenas 140 mil habitantes localizada em Chiapas e sem grandes atrativos turísticos, apesar de ser considerada como um Pueblo Mágico. Muita gente para por lá alguns dias para conhecer as Cascatas de El Chiflón ou fazer um passeio pelos Lagos de Montebello. Mas a boa notícia é que também há outras coisas para conhecer na cidade entre um passeio e outro.

O que fazer em Comitán de Domínguez

Passear pelo Zócalo

Como é bastante comum nas cidades do México, o Zócalo é o ponto central, onde há diversas lojinhas e restaurantes, além de uma igreja, obviamente. Quando passamos por lá decidimos jantar no 500 noches por recomendação dos nossos amigos que vivem na cidade. O bar-café-restaurante tem um cardápio com bastante variedade de comidas e bebidas e o ambiente é super agradável, decorado com diversas frases de escritores famosos.

O que fazer em Comitán de Domínguez

Ver uma orquestra de marimba

A marimba é um instrumento parecido com o xilofone. Depois de uma passada na Wikipedia, descobri que a marimba teve origem na África e acabou se espalhando pela América no século XVI. Depois disso, se tornou típica dos estados de Chiapas e Oaxaca, além de ser encontrada em países como a Guatemala e Nicarágua. Mas o legal é que é possível escutar a orquestra de marimba de graça todas as quintas e domingos no Zócalo de Comitán.

Comer um chimbo

Confesso que quando meus amigos comentaram sobre o tal do chimbo a ideia me pareceu horrível. Só que, depois de evitar bastante meu encontro com esse picolé feito de ovo com um pãozinho no meio, eu acabei encarando o desafio – e gostei da experiência! Ao contrário do que pode parecer, a paleta de chimbo tem um sabor mais parecido com o de um pudim de leite do que com o de uma omelete, para sorte da população comiteca. 😛

Conhecer a Lalilu

Lembra que comentei acima sobre os amigos que vivem em Comitán? Pois é, eles têm a livraria mais fofa da cidade, onde rolam sempre diversos eventos. É a Lalilu, que também é perfeita para quem precisa trabalhar enquanto está viajando (meu caso). O espaço tem várias mesinhas para quem pretende trabalhar, internet de alta velocidade, além de servir café e bolinhos veganos. ♥

Enquanto estivemos lá passávamos as tardes na livraria e aproveitamos para participar de alguns eventos que rolaram ali, como uma noite de jogos e uma exibição do filme Bodas de Sangue. Na última hora, o Diego também acabou oferecendo uma charla sobre Fernando Pessoa e seus heterônimos e fomos destaque no jornal local.

Livraria em Comitán de Domínguez - Chiapas - México

Tomar café da manhã no Pórtico

O Pórtico é um café que fica localizado na própria casa dos donos, mas é uma fofura. Pode parecer meio estranho, pois a rua onde ele está é bem feinha, mas a comida é uma delícia e o espaço é mais delícia ainda. É daqueles lugares que dá muita vontade de voltar – tanto é que aparecemos por lá umas 3 vezes enquanto estávamos em Comitán. Para ajudar, o Pórtico fica aberto da manhã à noite, então dá para tomar café da manhã ou mesmo fazer um happy hour ali, onde o atendimento é pura simpatia.

Comitán de Domínguez - Chiapas - México

Visitar as Cascatas de El Chiflón

Já comentamos em outro post sobre como ir até as cascatas de El Chiflón sem precisar reservar um tour, já que é bem fácil de chegar. O lugar conta com cinco cachoeiras e uma zona cheia de natureza, sendo perfeito para passar um dia mais tranquilo curtindo a paisagem.

Cascatas El Chiflón - Chiapas - México

Zonas Arqueológicas

As zonas arqueológicas próximas de Comitán não são tão famosas, o que fez com que a gente só descobrisse sobre a existência delas depois de deixar a cidade. 🙁 Mesmo assim, deixamos a dica para quem quiser conhecer a região de Tenam Puente, a 12 quilômetros dali, e a de Chinkultic, a 55 quilômetros de Comitán. Quem passar por lá pode aproveitar os comentários para contar como foi o passeio. 😉

Nota: os valores apresentados são referentes ao mês de maio de 2017 e podem sofrer alterações a qualquer momento.


Planeje sua viagem

Os links abaixo pertencem a parceiros comerciais do blog e foram inseridos espontaneamente pela autora. Ao reservar serviços através destes links, você ajuda o Quase Nômade a se manter em funcionamento, recebe nossa gratidão eterna e não paga nada a mais por isso! ♥

✈️ Viaje com a Latam

🏨 Reserve seu hotel com o Booking

🚗 Alugue um carro com a Rentcars

💉 Faça o seguro viagem com a Seguros Promo ⇒ use o código NOMADE5 e ganhe 5% de desconto


5 maneiras de encontrar hospedagem grátis em sua próxima viagem

⇒ Como conhecer as cachoeiras de El Chiflón em Chiapas

⇒ Roteiro completo de viagem pelo México com estimativa de gastos

⇒ O que fazer em São Cristóbal de Las Casas, a cidade zapatista de Chiapas

⇒ Viajando pelo México: qual meio de transporte escolher para cada trajeto

Apaixonada por contar histórias, trabalha com conteúdo desde 2010. Depois de passar quase três anos morando no exterior, percebeu que poderia carimbar o passaporte mais vezes caso trabalhasse remotamente. Hoje vive em Porto Alegre, onde nasceu, e não precisa mais pedir folga para viajar. Também escreve para os sites Hypeness e Quanto Custa Viajar.

Deixe seu comentário <3

*

3 comments

  1. Pingback: Uma visita a San Cristóbal de Las Casas e ao Cañón del Sumidero – Quase Nômade

  2. Rafa

    <3<3<3
    Ay, extraño a los dueños de LaLiLu.
    Tô adorando os relatos, Mari!

    • MariDutra

      Siiim, falamos muito de ti no reencontro lobo, Rafa! Quem sabe esse ano a gente consegue se ver?