Ícone do site Quase Nômade

Comitán de Domínguez, no México: como chegar, o que fazer e onde ficar

Comitán de Domínguez é uma cidadezinha de apenas 140 mil habitantes, localizada em Chiapas, no México, e sem grandes atrativos turísticos, apesar de ser um Pueblo Mágico.

Muita gente para por lá alguns dias para conhecer as Cascatas de El Chiflón (recomendo) ou fazer um passeio pelos Lagos de Montebello (não fui).

Além dos atrativos naturais da região, a cidade fica localizada a pouco mais de uma hora da fronteira do México com a Guatemala e pode ser um bom ponto de partida para quem pretende conhecer os dois países em um único roteiro.

Como chegar em Comitán de Domínguez

Para chegar a Comitán de Domínguez, é possível viajar de ônibus partindo de destinos como Oaxaca (14h) ou Cidade do México (16h). Essa costuma ser a maneira mais econômica, mas as viagens são longas e, pela proximidade com a fronteira, as estradas são desaconselhadas.

De avião, será necessário reservar uma passagem até Tuxtla Gutiérrez, capital do estado de Chiapas. Do aeroporto, pega-se um ônibus até San Cristóbal de Las Casas e depois outro até Comitán de Domínguez.

Veja o nosso roteiro completo pelo México.

Comitán de Domínguez: o que fazer

Passear pelo Zócalo

Como é bastante comum nas cidades do México, o Zócalo é o ponto central, onde há diversas lojinhas e restaurantes, além de uma igreja.

Quando estivemos em Comitán de Domínguez jantamos no 500 noches por recomendação dos nossos amigos que vivem na cidade. O bar-café-restaurante tem um cardápio com bastante variedade de comidas e bebidas, que podem ser provados em um ambiente decorado com frases de escritores famosos.

Foto CC BY 2.0 Eduardo Robles Pacheco

Ver uma orquestra de marimba

A marimba é um instrumento parecido com o xilofone. Depois de uma passada na Wikipedia, descobri que ela tem sua origem na África e acabou se espalhando pela América no século XVI.

Por volta dessa época, a marimba se tornou um instrumento típico dos estados de Chiapas e Oaxaca, além de ser encontrada em países como a Guatemala e Nicarágua.

Comer um chimbo

Confesso que, quando os meus amigos comentaram sobre o tal do chimbo, a ideia me pareceu repugnante. Só que, depois de evitar bastante o meu encontro com esse picolé feito de ovo com um pãozinho no meio, eu acabei encarando o desafio – e gostei da experiência!

Ao contrário do que pode parecer, a paleta de chimbo tem um sabor mais parecido com o de um pudim de leite do que com o de uma omelete, para sorte da população comiteca.

Conhecer a Lalilu

Lembra que comentei acima sobre os amigos que vivem em Comitán de Domínguez? Pois é, eles têm a livraria mais fofa da cidade. É a Lalilu, que também é perfeita para quem precisa trabalhar enquanto está viajando (meu caso). O espaço tem várias mesinhas de trabalho, internet de alta velocidade, além de servir café e bolinhos veganos. ♥

Enquanto estivemos lá, passávamos as tardes na livraria e aproveitamos para participar de alguns eventos que costumam acontecer no local, como uma noite de jogos e uma exibição do filme “Bodas de Sangue“, de Carlos Saura. O Diego inclusive ofereceu uma charla sobre Fernando Pessoa e seus heterônimos e acabamos saindo em destaque no jornal local.

Foto CC BY-SA 2.0 Carlos Manuel Citalán Marroquín

Tomar café da manhã no Pórtico

O Pórtico é um café que fica localizado na própria casa dos donos e é uma fofura. A chegada pode parecer estranha, mas a comida é uma delícia e o espaço é mais gostoso ainda.

É daqueles lugares que dá muita vontade de voltar – tanto é que aparecemos por lá umas três vezes durante a nossa estadia Comitán. Como o Pórtico fica aberto da manhã à noite, dá para tomar café da manhã ou mesmo aproveitar o espaço para um happy hour.

Não repara na qualidade da foto, não!

Visitar as Cascatas de El Chiflón

Já explicamos em outro post como ir até as cascatas de El Chiflón sem precisar reservar um tour, já que é bem fácil de chegar. O lugar conta com cinco cachoeiras e uma zona cheia de natureza, sendo perfeito para passar um dia mais tranquilo curtindo a paisagem.

Se mesmo assim preferir reservar um passeio, há excursões que saem de San Cristóbal de Las Casas e incluem a ida às Cascatas de El Chiflón e aos Lagos de Montebello no mesmo dia.

Cascatas de El Clifón, em Chiapas

Zonas Arqueológicas

As zonas arqueológicas mais próximas de Comitán de Domínguez não são muito famosas, o que fez com que só descobríssemos sobre a existência delas depois de deixar a cidade. 🙁

Mesmo assim, deixamos a dica para quem quiser conhecer a região de Tenam Puente, a 12 quilômetros dali, e a de Chinkultic, a 55 quilômetros da cidade. Confira também as nossas dicas de zonas arqueológicas para visitar no México.

Onde ficar em Comitán de Domínguez

Comitán é uma cidade pequena. Portanto, o mais recomendado é ficar hospedado no centro da cidade, de onde é possível se locomover facilmente.

Quanto mais próximo do Zócalo, melhor.

O Corazon del Cafe oferece acomodações confortáveis próximo ao centro, enquanto o Hotel Casa Delina conta com um ambiente mais sofisticado (e pet friendly!). Em compensação, quem busca uma hospedagem mais simples irá se apaixonar pelo charme rústico do Hotel San Sebastian.

Para ver todas as opções de acomodações disponíveis na cidade, clica aqui.

Nota: as informações disponíveis no texto foram atualizadas e ampliadas pela última vez em março de 2020 e podem sofrer alterações a qualquer momento.


LEIA TAMBÉM

5 maneiras de encontrar hospedagem grátis em sua próxima viagem

⇒ Como conhecer as cachoeiras de El Chiflón em Chiapas

⇒ Roteiro completo de viagem pelo México com estimativa de gastos

⇒ O que fazer em São Cristóbal de Las Casas, a cidade zapatista de Chiapas

⇒ Viajando pelo México: qual meio de transporte escolher para cada trajeto

⇒ Turismo em Playa del Carmen: como curtir o melhor da Riviera Maya gastando pouco

VIAJE COM ECONOMIA

💡 Criar conteúdo dá trabalho e escolhemos a dedo parceiros para te ajudar a viajar com mais economia. A cada reserva feita nos links dessa página, nós ganhamos uma pequena comissão para que o Quase Nômade continue existindo.

SEGURO
Viaje tranquilo com a Real Seguros e ganhe 15% de desconto.

HOSPEDAGEM
Reserve seu hotel através do Booking.

PASSEIOS
Aproveite tours grátis em mais de 120 cidades pelo mundo com a Civitatis.

CÂMBIO
Pesquise as cotações oferecidas por diferentes casas de câmbio através da Melhor Câmbio ou envie dinheiro para o exterior sem taxas pela Wise.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue carros no Brasil em até 12 vezes sem juros através da RentCars ou pesquise as melhores locadoras no exterior com a RentalCars.

Sair da versão mobile