Definitivamente, eu não sou padrão na hora de escolher um bairro para me hospedar. Ao invés de ficar bem no meio do agito, quase sempre prefiro aquele bairro que fica pertinho do centro, mas mais perto ainda da “vida de bairro”.
Praticamente toda cidade tem o seu – é onde vivem os estudantes, intercambistas e o povo diferentão em geral. E, para mim, esse é sempre o melhor lugar para ficar.
É claro que essa não vai ser a localização perfeita para todo mundo, já que há quem privilegie outras coisas durante a hospedagem. Foi pensando nisso que fiz uma listinha com os melhores bairros de Dublin, baseada na minha experiência na cidade. Mas antes, é bom entender como funciona a organização dos bairros da capital irlandesa e aprender mais sobre o transporte em Dublin.
Mapa de bairros de Dublin
Em primeiro lugar, você vai perceber que a cidade é dividida em regiões numeradas: D1, D2, D3… etc. Os números ímpares ficam ao norte, enquanto os números pares estão na parte sul, geralmente começando a contar a partir do Rio Liffey, que divide a cidade.
Para entender onde fica cada bairro citado abaixo, eu providenciei um mapa pra vocês. O meu mapa de bairros de Dublin ficou meio toscão, mas pode ajudar na hora de escolher os melhores lugares para se hospedar. Como as habilidades de design passaram bem longe de mim, fiz umas marcações no mapa no paint só para vocês se situarem, ok? Tem até uma legenda para localizar os bairros sobre os quais eu falo abaixo! O resultado pode ter ficado ruim, mas eu juro que a intenção foi boa! 😛
Veja também: dicas de hospedagem dos blogueiros em Dublin
Melhores bairros de Dublin
Pronto, agora que vocês já estão apresentados ao mapa de Dublin, vamos ao que interessa: descobrir quais os melhores bairros para se hospedar. Fiz uma listinha com quatro sugestões de áreas que podem ser boas opções para ficar. As dicas refletem a minha experiência e opinião pessoal e essa não pretende ser nenhum tipo de lista definitiva, mas sim um guia de bairros para quem vai a Dublin pela primeira vez.
Temple Bar
Ficar na região do Temple Bar, em Dublin 2, é garantia de estar sempre próximo dos bares mais famosos. O burburinho de turistas é enorme por lá e há muito movimento, seja de dia ou à noite. Vale para quem quer curtir o lado básico da vida noturna de Dublin, com barzinhos com música ao vivo, cerveja cara e pessoas de todas as partes do mundo. Aproveita e espia nossas dicas de bares na cidade.
O bairro é também um bom ponto de partida para conhecer Dublin, já que fica bem próximo à região mais central, o que facilita a locomoção (veja nossas dicas para conhecer a cidade usando o transporte público). Além de alguns hotéis, há diversos hostels com bons preços no Temple Bar, como o Oliver St. John Gogarty e o Abigail’s.
∴ Reserve hospedagem no Temple Bar ∴
Grafton Street e St. Stephens Green
Quem pode esbanjar um pouco certamente vai gostar de ficar hospedado na região da Grafton Street e do St Stephen’s Green, em Dublin 2. A Grafton é a principal rua comercial de Dublin e também o metro quadrado mais caro da cidade. Muitas lojas, músicos de rua, uma decoração toda charmosa durante o Natal e a facilidade de transporte para outras regiões fazem com que essa seja uma ótima escolha.
Além de alguns hotéis, o bairro conta com muitos apartamentos de temporada para alugar – e você ainda estará bem pertinho do Temple Bar! Essa é uma localização estratégica para fazer diversos passeios em Dublin, inclusive estes 26 rolês totalmente gratuitos.
∴ Veja hotéis disponíveis na região ∴
Centro da cidade (D1)
Em Dublin 1 fica o centrão da cidade. É pertinho de tudo e o transporte é realmente facilitado se você ficar nessa região. Apesar disso, o bairro não é tão bonito quanto os anteriores e há muitas áreas meio escuras à noite, ocorrendo também alguns casos de violência ocasionados em geral por usuários de drogas (esse texto aqui explica bem a questão). Se hospedando próximo ao Spire e entre o Rio Liffey e a Parnell Street, as chances de ter qualquer problema caem consideravelmente.
Entretanto, ficar em Dublin 1 significa estar ao lado da estação de ônibus e próximo das estações da linha DART (trens urbanos). Ou seja, é uma boa localização para quem pretende usar Dublin como base para explorar mais da Irlanda ou ir até a Irlanda do Norte, por exemplo.
∴ Pesquise hotéis no centro de Dublin ∴
Nossa escolha: Rathmines ♥
Eu conheci Rathmines por acaso. Como fui morar em Dublin sem muito dinheiro no bolso (ou seja, nada além do que era obrigatório comprovar para o ingresso no país), acabei parando em Rathgar, um bairro bem charmoso em Dublin 6, onde fiquei hospedada na Marilyn Mansion (uma pousada ótima, por sinal!). No meu caminho diário, eu passava por Rathmines e fui desenvolvendo um amor pelo bairro. Quando pesquisei onde morar definitivamente, já sabia que essa seria minha escolha.
Não era a parte mais barata de Dublin – estas geralmente ficam localizadas nas áreas ímpares da cidade e Rathmines fica em Dublin 6 -, mas era o “meu bairro”, sabe? Então paguei aquele aluguel que dava para pagar e acabei morando num cubículo no subsolo. Poderia ter alugado um apartamento melhor em outras áreas da cidade? Claro que sim, mas eu não ia ser tão feliz quanto fui naquele muquifinho minúsculo cheirando a mofo!
∴ Reserve sua hospedagem em Rathmines ∴
MAS… Rathmines não é o melhor bairro para quem vai passar apenas alguns dias em Dublin. Por ser um pouco afastado do centro (cerca de 30 minutos de caminhada) e não dispor de transporte direto para algumas das principais atrações, o bairro definitivamente não é uma escolha para qualquer tipo de viajante. É sim um lugar onde você vai ver a vida normal da cidade, poderá ir a pé para muitos bares e restaurantes (espia essas dicas), mas pode não ser um bom ponto se o objetivo for turistar até morrer. Por tudo isso, acho que Rathmines combina melhor com viagens que durem pelo menos uma semana.
O bairro também é super indicado para quem pretende fazer intercâmbio em Dublin. Na hora de escolher a hospedagem, tenha em conta que, quanto mais perto você estiver do canal, melhor. Uma boa dica de hospedagem é o Travelodge, que tem uma ótima localização e fica ao lado de um supermercado.
LEIA TAMBÉM
⇒ 26 dicas e atrações em Dublin grátis para curtir a viagem com economia
⇒ Blogueiros contam onde se hospedaram em Dublin
⇒ Transporte público em Dublin: como chegar aos principais pontos turísticos
⇒ Os melhores bares e pubs em Dublin para conhecer durante uma viagem
⇒ Como é a visita à Guinness Storehouse, a fábrica da cerveja Guinness em Dublin
⇒ Roteiro de viagem por 7 cidades da Europa com estimativa de gastos
⇒ Dica para economizar em passagens pela Europa
VIAJE COM ECONOMIA
💡 Criar conteúdo dá trabalho e escolhemos a dedo parceiros para te ajudar a viajar com mais economia. A cada reserva feita nos links dessa página, nós ganhamos uma pequena comissão para que o Quase Nômade continue existindo.
SEGURO
Viaje tranquilo com a Real Seguros e ganhe 15% de desconto.
HOSPEDAGEM
Reserve seu hotel através do Booking.
PASSEIOS
Aproveite tours grátis em mais de 120 cidades pelo mundo com a Civitatis.
CÂMBIO
Pesquise as cotações oferecidas por diferentes casas de câmbio através da Melhor Câmbio ou envie dinheiro para o exterior sem taxas pela Wise.
ALUGUEL DE CARRO
Alugue carros no Brasil em até 12 vezes sem juros através da RentCars ou pesquise as melhores locadoras no exterior com a RentalCars.
Priscila diz
Olá! Agora fiquei um pouco preocupada… Já tinha decidido ficar no Jacobs inn (que tem ótimas reviews e parece ser super bonitinho/limpinho rs) mas com essa observação sobre ficar no centro da cidade fiquei com medo, já que estou indo sozinha e especificamente para um show a noite (no St Annes Park) há uma distância não tão grande de ônibus… Vou pesquisar outra opções nessa parte mais movimentada pq sou super medrosa p/ andar a noite sozinha… =(
Mari Dutra diz
Oi, Priscila. Se você vai no show de ônibus, provavelmente volte de táxi (o transporte público para de funcionar razoavelmente cedo em Dublin). Se for assim, não deve ter problemas. Mas, se a ideia for andar sozinha à noite, eu evitaria essa localização e preferiria ruas como a O’Connel ou a Parnel Street ou o Temple Bar, que está sempre movimentado. Boa viagem 😉
Diogo Oliveira diz
Eu morei em Smithfield,D7. Era muito bom,tinha tudo perto.Luas,mercado,da minha casa pra O’Connell eram 15 minutos andando,minha escola(na Temple Bar) bastava atravessar o rio.
Mari Dutra diz
Smithfield é bem bacana, uma das partes mais legais de D7, né? Por sinal, seu comentário me lembrou que esse post merece uma atualização (e ampliação), hehehe! 😉
Aksa Duarte diz
Porque quanto mais perto estiver do canal é melhor? as outras áreas são perigosas ou longe, sem transporte? pergunto porque vou pra dublin esse ano fazer intercambio.
Mari Dutra diz
Oi, Aksa, tudo bem? Se você ficar em Rathmines, a região mais próxima ao canal é também a mais central. Por isso acredito que seja a melhor. O transporte público não está entre as grandes virtudes de Dublin (tem dicas de transporte aqui), mas, em geral, essa área não apresenta nenhum perigo. 😉