Transporte em Puebla: como se locomover na cidade de ônibus, táxi ou Uber

Raul Baz

Ficou faltando um post para publicarmos sobre a nossa viagem pelo México. Faz tempo que voltamos e ele já estava criando mofo aqui nos rascunhos do blog. Era hora de compartilhar com vocês nossas dicas de transporte em Puebla. 🚍

Confesso que chegamos na cidade perdidos. Por lá, as ruas são referidas por números, com algumas poucas exceções. Estávamos em um Airbnb na rua “29 B Sur” – o que, para nós, não significava nada.

Depois de pouco tempo começamos a entender que, quanto maior o número da rua, mais longe do centro você se encontra. Nós estávamos um pouco afastados, mas em um bairro com diversas opções de bares e restaurantes, além de uma boa oferta de ônibus.

Transporte público em Puebla

Mesmo sendo uma cidade relativamente grande, Puebla não tem metrô. Ou seja, é preciso encarar um ônibus e a possibilidade de se perder pelo caminho caso queira chegar a qualquer lugar.

Por estas bandas, o ônibus é chamado de “camión” e o transporte custa apenas 6 pesos mexicanos (R$ 1), que são pagos diretamente ao motorista. Se você não for a um lugar muito exótico, é só perguntar para os outros passageiros do ônibus e eles irão te ajudar a descobrir onde descer.

Para ir ao centro pela primeira vez sozinhos, por exemplo, perguntamos a uma senhora que estava ao meu lado onde deveríamos descer. As mulheres do banco de trás ouviram a pergunta e disseram que nos avisariam, outro homem sentado ainda mais atrás nos chamou para explicar toda a estrutura da cidade e saímos de lá super bem auxiliados.

Os poblanos em geral foram muito amáveis (♥) o tempo inteiro e a cidade é bastante segura, desde que se tomem os mesmos cuidados que tomaríamos no Brasil. Alguns aplicativos que ajudam a calcular o trajeto de ônibus entre dois pontos da cidade são o BuscaTuRuta e o Moovit.

Transporte em Puebla - México

Transporte em Puebla: como pegar táxi

Sempre ficamos meio desconfiados ao pegar táxis em cidades que não conhecemos, ainda mais depois de algumas experiências desagradáveis na Romênia. Mesmo assim, uma amiga poblana me explicou que deveríamos dar preferência aos táxis que têm algo escrito em cima, pois estes são regulados por alguma empresa, enquanto os outros não o são.

Quando parar o táxi na rua, pergunte sempre o quanto ele cobrará até o destino – você vai notar que eles não usam taxímetros. Se o preço estiver acima do que você esperava, é só dizer que não e aguardar o próximo táxi passar, sem ressentimentos. Para uma estimativa de qual seria um valor razoável para cada trajeto, pergunte antes na recepção do hotel ou para os anfitriões do Airbnb em que estiver hospedado.

Usando o Uber em Puebla

Embora não tenhamos usado o Uber em Puebla, ouvimos diversos relatos de que ele funciona bem na cidade. Além da segurança, os preços também costumam ser melhores do que os praticados por táxis convencionais. É possível calcular os preços das corridas neste link.

Vale a pena alugar carro?

Como o transporte em Puebla é bastante barato, geralmente alugar um carro na cidade não será a melhor opção. Além disso, algumas vias podem ter o trânsito dificultado em diversas horas do dia.

Se quiser usar esse meio de transporte mesmo assim, não se esqueça de verificar com seu hotel se há locais para estacionar nas proximidades. Uma boa alternativa pode ser alugar um carro para ir a Cholula e usar o transporte público nos dias em que ficar na cidade.

Transporte público em Puebla: ônibus, táxi ou Uber
Nota: os valores e a conversão apresentados são referentes ao mês de outubro de 2017 e podem sofrer alterações a qualquer momento.


Planeje sua viagem

Os links abaixo pertencem a parceiros comerciais do blog e foram inseridos espontaneamente pela autora. Ao reservar serviços através destes links, você ajuda o Quase Nômade a se manter em funcionamento, recebe nossa gratidão eterna e não paga nada a mais por isso! ♥

✈️ Voe para o México com a Latam

🏨 Reserve seu hotel em Puebla com o Booking

🚗 Alugue um carro com a Rentcars

💉 Faça o seguro viagem com a Seguros Promo ⇒ use o código NOMADE5 e ganhe 5% de desconto


⇒ Viajando pelo México: o que fazer em Puebla?

⇒ Roteiro de viagem pelo México com estimativa de gastos

⇒ Atrações grátis na Cidade do México: como curtir a viagem quase de graça

⇒ Qual meio de transporte escolher para viajar entre as cidades mexicanas

⇒ Coisas que todo viajante deveria saber antes de ir para o México

⇒ Seguro viagem internacional: é seguro viajar sem um?

Apaixonada por contar histórias, trabalha com conteúdo desde 2010. Depois de passar quase três anos morando no exterior, percebeu que poderia carimbar o passaporte mais vezes caso trabalhasse remotamente. Hoje vive em Porto Alegre, onde nasceu, e não precisa mais pedir folga para viajar. Também escreve para os sites Hypeness e Quanto Custa Viajar.

Deixe seu comentário <3

*