Ícone do site Quase Nômade

Transporte em Puebla: como se locomover de ônibus, táxi ou Uber

Rua em que é possível ver o funcionamento do transporte em Puebla, com alguns carros passando.

Foto: Frederik Trovatten.com - https://unsplash.com/photos/-iPyANOb6_M

Confesso que chegamos perdidos. Quando viajamos para o México, não havia quase informação sobre transporte em Puebla, as ruas eram referidas por números (com poucas exceções) e nós bugamos.

O nosso Airbnb ficava na rua “29 B Sur”, o que não parecia significar nada, até que entendemos melhor a forma como a cidade se organiza.

Resumidamente: quanto maior o número da rua, mais longe do centro você se encontra. Isso significa que a nossa hospedagem era um pouco afastada, apesar de ser em um bairro com diversas opções de bares e restaurantes, além de uma boa oferta de ônibus.

Transporte público em Puebla

Mesmo sendo relativamente grande, Puebla não tem metrô. Ou seja, é preciso encarar um ônibus e a possibilidade de se perder pelo caminho caso queira chegar a qualquer lugar – veja uma dica de roteiro pela cidade.

A rede de transporte de Puebla é composta por diversas linhas de ônibus de empresas privadas, além de três rotas rápidas operadas pela empresa RUTA. Estas últimas circulam em áreas especiais, o que reduz o tempo dos deslocamentos.

A tarifa de ônibus ou micro-ônibus custa 8,50 pesos mexicanos (R$1,80) e a viagem em van sai por 8 pesos mexicanos (R$1,70) – preços atualizados em outubro de 2019. Os valores devem ser pagos diretamente ao motorista.

Normalmente, é só pedir informações para os outros passageiros e eles irão te ajudar a descobrir onde descer.

Para ir ao centro pela primeira vez sozinhos, por exemplo, perguntamos a uma senhora que estava ao meu lado qual seria a melhor parada. As mulheres do banco de trás ouviram a pergunta e disseram que nos avisariam na hora de descer, outro homem sentado ainda mais atrás nos chamou para explicar toda a estrutura da cidade e saímos de lá com uma overdose de informações.

Os poblanos em geral foram muito amáveis (♥) o tempo inteiro e a cidade é bastante segura, desde que se tomem os mesmos cuidados que tomaríamos no Brasil. Alguns aplicativos que ajudam a calcular o trajeto de ônibus entre dois pontos da cidade são o BuscaTuRuta e o Moovit.

Foto: Jose G. Ortega Castro

Transporte em Puebla: como pegar táxi

Sempre ficamos meio desconfiados ao pegar táxis em cidades que não conhecemos, pois já tivemos experiências bastante desagradáveis na Romênia e em Nápoles.

Mesmo assim, uma amiga poblana explicou a técnica que ela usa para escolher em que veículo entrar. Segundo ela, deveríamos dar preferência aos táxis que têm algo escrito em cima, pois estes são regulados por alguma empresa, enquanto os outros não são.

Quando parar o táxi na rua, você vai notar que eles não usam taxímetros. Pergunte sempre o quanto o taxista cobrará até o destino.

Se o preço estiver acima do que você esperava, é só dizer que não e aguardar o próximo táxi passar, sem ressentimentos. Para uma estimativa de qual seria um valor razoável para cada trajeto, pergunte antes na recepção do seu hotel ou para os anfitriões do Airbnb em que estiver hospedado.

Vai viajar para Puebla? Confira as melhores opções de hospedagem no Booking.com.

Uber em Puebla

Embora não tenhamos usado o Uber em Puebla, ouvimos diversos relatos de que ele funciona bem. O Cabify também opera na região, mas ele ainda não estava em funcionamento quando visitamos o México.

Nos dois casos, os aplicativos são os mesmos usados no Brasil ou em qualquer parte do mundo. A única diferença é que deverá incidir IOF sobre a cobrança, se efetuada no cartão brasileiro.

Além de oferecer um pouco mais de segurança, os preços dos aplicativos costumam ser melhores que os praticados por táxis convencionais. Veja uma estimativa de valor para as corridas: Cabify Uber.

Vale a pena alugar carro?

Como o transporte em Puebla é bastante barato, geralmente alugar um carro na cidade não será a melhor opção. Além disso, algumas vias podem ter o trânsito dificultado em diversas horas do dia. Por isso, a locomoção de carro pode virar uma verdadeira dor de cabeça. Se puder, evite.

Caso precise utilizar esse meio de transporte, não se esqueça de verificar antecipadamente com o seu hotel se há locais para estacionar nas proximidades. Você pode comparar os preços cobrados por diferentes empresas de alugueis através da RentalCars.

Nota: os valores e o câmbio apresentados foram atualizados pela última vez em março de 2020 e podem sofrer alterações a qualquer momento.


MAIS DICAS DE VIAGEM PARA O MÉXICO

⇒ O que fazer em Puebla: 9 passeios imperdíveis

⇒ Grande Pirâmide de Cholula: história, ruínas e o que fazer na cidade

⇒ Roteiro de viagem pelo México com estimativa de gastos

⇒ Coisas que todo viajante deveria saber antes de ir para o México

⇒ Atrações grátis na Cidade do México: como curtir a viagem quase de graça

⇒ Qual meio de transporte escolher para viajar entre as cidades mexicanas

⇒ Seguro viagem internacional: é seguro viajar sem um?

VIAJE COM ECONOMIA

💡 Criar conteúdo dá trabalho e escolhemos a dedo parceiros para te ajudar a viajar com mais economia. A cada reserva feita nos links dessa página, nós ganhamos uma pequena comissão para que o Quase Nômade continue existindo.

SEGURO
Viaje tranquilo com a Real Seguros e ganhe 15% de desconto.

HOSPEDAGEM
Reserve seu hotel através do Booking.

PASSEIOS
Aproveite tours grátis em mais de 120 cidades pelo mundo com a Civitatis.

CÂMBIO
Pesquise as cotações oferecidas por diferentes casas de câmbio através da Melhor Câmbio ou envie dinheiro para o exterior sem taxas pela Wise.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue carros no Brasil em até 12 vezes sem juros através da RentCars ou pesquise as melhores locadoras no exterior com a RentalCars.

Sair da versão mobile