Ícone do site Quase Nômade

Transporte no México: como se locomover entre uma cidade e outra?

Escolher o melhor transporte no México pode ser um perrengue danado. O problema é o tamanho do país que faz com que as distâncias entre duas cidades sejam longas (e algumas vezes perigosas). Além disso, não há uma rede de trens de passageiros. Ou seja: ou você voa entre um destino e outro, ou mofa num ônibus, ou encara uma road trip.

Durante o nosso roteiro de quase três meses pelo México, visitamos diversas cidades e o avião foi o meio de transporte escolhido para a maioria dos trajetos. Mesmo assim, listamos aqui quando vale a pena encarar um ônibus ou alugar um carro durante uma viagem pelo México.

Transporte no México: qual escolher?

México de ônibus

A maneira mais barata de viajar pelo México costuma ser comprando passagens de ônibus com uma boa antecedência. Algumas companhias chegam a oferecer 50% de desconto para passagens compradas antecipadamente, o que faz com que os custos do trajeto caiam pela metade.

Através da companhia ADO, por exemplo, uma passagem da Cidade do México a Playa del Carmem pode sair por 982 pesos mexicanos (R$ 190) se comprada com 1 mês de antecedência ou por 1.786 pesos (R$ 345), se comprada na hora. A parte ruim é que o site da ADO não aceita compras realizadas com cartões de crédito estrangeiros, então você vai precisar comprar a sua quando chegar no destino… 🙁

A melhor saída é pesquisar online e fazer a compra de todas as passagens no início da viagem ou assim que definir o itinerário (veja nossa sugestão de roteiro pelo México com estimativa de gastos!). A maioria das companhias oferece um bom serviço, com ônibus novos e até filmes a bordo (o que também pode ser bem chato, caso você pretenda tirar um cochilo durante a viagem).

Foto: CC0 Kaique Rocha/Pexels

Quando viajar de ônibus pelo México vale a pena?

Prefira viajar pelo México de ônibus apenas quando os trajetos forem curtos (até seis horas) ou dentro do mesmo estado. Da Cidade do México a Puebla, essa é uma ótima opção. Outros destinos fáceis de chegar de ônibus são Oaxaca e Querétaro. Pode ser uma boa pedida também para quem sempre topa abrir mão do conforto em troca de um pouco de economia.

⇒ Pesquise passagens de ônibus no México em:

Viajar pelo México de avião

Algumas vezes pode sair mais barato fazer a viagem de avião do que de ônibus no México. As principais companhias aéreas que operam no país são Viva Aerobus, Volaris, Interjet e Aeroméxico. As duas primeiras são empresas low cost que oferecem preços muito bons e foram nosso principal meio de transporte durante a viagem.

Se optar por elas, não espere nada de lanche durante o voo e fique atento aos limites de bagagem de cada passagem. A Viva Aerobus tem ótimas promoções, sendo que algumas chegam a oferecer voos por apenas 1 peso mexicano + taxas. Durante o processo de compra também é importante ficar de olho, pois os sites das duas companhias (Viva e Volaris) costumam “adicionar” extras automaticamente à sua passagem e é preciso ficar retirando os itens um por um. 🙄

Aeroporto de Puerto Escondido, no México

Para a Viva Aerobus, os limites de bagagem das passagens mais baratas costumam ser de apenas 10 kg para bagagem de mão, sem direito a despachar. No caso da Volaris, é possível levar duas peças de bagagem de mão pequenas (itens pessoais), além de uma mala despachada de 25 kg. Outra companhia que algumas vezes oferece preços competitivos é a Interjet. Não chegamos a voar com ela, mas ouvimos falar muito bem.

Quando vale a pena viajar de avião pelo México?

Financeiramente pode não ser sempre a melhor escolha, mas viajar de avião pelo México é muito mais confortável do que encarar as longas viagens em ônibus. Prefira esse meio de transporte quando for realizar viagens que demorariam muitas horas na estrada, por exemplo. Da Cidade do México a Cancún ou a Chiapas o avião é sempre uma ótima escolha.

⇒ Pesquise passagens aéreas em:

Viajar de carro pelo México

Confesso que não experimentamos essa opção de transporte durante nossa viagem, mas conhecemos alguns viajantes que fizeram um roteiro bem parecido com o nosso, só que de carro. O Thiago Inter, do Próximo Embarque, fez uma road trip no México em 2014 e falou sobre a experiência neste post.

Essa é uma boa alternativa para quem pretende fazer paradas em cidades menores, que não dispõem de aeroportos. Da Cidade do México até Cancún são cerca de 20 horas de viagem em carro, mas há muitos lugares interessantes para conhecer no caminho – e eu aposto que você vai querer descobrir cidadezinhas como San Cristóbal de Las Casas e Cholula.

⇒ Pesquise aluguel de carros em:

(Os nomes são parecidos, mas são duas empresas diferentes!)

Transporte no México: qual escolher?

Na hora de escolher, tenha em mente que a maioria das companhias aéreas não opera rotas entre cidades “menores” ou cobra um preço altíssimo por isso. Muitas vezes, a melhor opção é voar de onde você está até a Cidade do México e depois pegar um novo avião para o destino escolhido – o que, além de cansativo, acaba saindo mais caro. A exceção costuma ser para voos com destino a cidades maiores, como Monterrey, Guadalajara e Cancún.

Caso tenha que fazer essa passagem pela Cidade do México ou vá para uma cidade que não conte com aeroporto próprio, pode ser mais vantajoso optar por uma viagem de ônibus ou de carro, mesmo para longas distâncias.

Nota: os valores e o câmbio apresentados são referentes ao mês de abril de 2016 e podem sofrer alterações a qualquer momento.


LEIA TAMBÉM

⇒ Roteiro completo de viagem pelo México com estimativa de gastos

Como conhecer as pirâmides de Teotihuacan por conta própria

⇒ Coisas que todo viajante deveria saber antes de ir para o México

⇒ Viajando pelo México: qual meio de transporte escolher para cada trajeto

⇒ Este roteiro inclui todas as principais atrações da Cidade do México

⇒ Um passeio pelo Museu Frida Kahlo na Cidade do México

VIAJE COM ECONOMIA

💡 Criar conteúdo dá trabalho e escolhemos a dedo parceiros para te ajudar a viajar com mais economia. A cada reserva feita nos links dessa página, nós ganhamos uma pequena comissão para que o Quase Nômade continue existindo.

SEGURO
Viaje tranquilo com a Real Seguros e ganhe 15% de desconto.

HOSPEDAGEM
Reserve seu hotel através do Booking.

PASSEIOS
Aproveite tours grátis em mais de 120 cidades pelo mundo com a Civitatis.

CÂMBIO
Pesquise as cotações oferecidas por diferentes casas de câmbio através da Melhor Câmbio ou envie dinheiro para o exterior sem taxas pela Wise.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue carros no Brasil em até 12 vezes sem juros através da RentCars ou pesquise as melhores locadoras no exterior com a RentalCars.

Sair da versão mobile