Ícone do site Quase Nômade

Esqueça o burrito: a comida mexicana que conhecemos nas ruas do México

Quando eu e o Diego embarcamos no voo com destino ao México, eu acreditava que nossas refeições no país seriam divididas entre burritos, nachos e quesadillas, sempre com muita pimenta. Bastou alguns dias para entender que eu realmente não sabia nada sobre comida mexicana – e você provavelmente também não!

Em geral, o que comemos em restaurantes de comida mexicana aqui no Brasil são refeições da gastronomia Tex-Mex, uma mistura da cozinha texana, dos Estados Unidos, com a mexicana. A pimenta? Ela é sim onipresente no país, mas chegando lá você descobre que nem toda pimenta precisa arder – e que os mexicanos estão sempre dispostos a indicar qual a mais suave.

Em contrapartida, o burrito é quase uma lenda nas cidades que visitamos e era servido em bem poucos lugares. Claro que não estivemos no norte do México, onde a receita é mais consumida…

De qualquer forma, pode ir deixando de lado a ideia de que comida mexicana é tudo igual e vem descobrir com a gente o que se come no México de verdade. Tirei fotos de (quase) todos os pratos diferentes que provamos durante uma viagem de cerca de três meses no país e compartilho com vocês um pouco dessa incrível cultura gastronômica.

A comida mexicana que se come no México

Em primeiro lugar, é bem comum encontrar restaurantes de “comida corrida” nas principais cidades mexicanas. São locais onde se paga um preço fixo para comer uma entrada (geralmente sopa), um prato principal e um acompanhamento. Em alguns casos, o valor inclui ainda um pão, água saborizada e molhos de pimenta.

Nooosa, deve ser caríssimo, não? Né não. É uma das comidas mais baratas que você vai encontrar, o equivalente cultural ao nosso buffet a quilo – ou seja, comida de todo dia mesmo! Mas vamos aos pratos. 😉

Mole poblano

Um prato típico de Puebla, o mole é um preparado que leva, entre outros ingredientes, chocolate amargo. O molho era servido tradicionalmente com peru, mas hoje pode ser comido com diversos tipos de carnes.

Mole poblano

Queso fundido

A Wikipedia diz que esse prato é originário do Norte do México, mas ele também pode ser encontrado em outras regiões do país. Embora não seja tão comum, provamos essa delícia em alguns restaurantes próximos à Cidade do México. O original é feito com queijo derretido e chorizo, mas essa da foto é uma versão vegetariana, com cogumelos no lugar da carne.

Queso fundido com cogumelos, o fondue mexicano

Sopa de Nopal

Na Cidade do México muitos restaurantes simples oferecem a sopa de nopal como entrada – e ela é bem gostosa, viu? Caso você não conheça, o nopal é um tipo de cacto comestível muito comum no país (tem foto dele mais pra baixo).

Sopa de nopal

Gorditas

As gorditas são um tipo de tortilla que é recheada antes de seu preparo. Dependendo da região em que você provar, o recheio vai ser diferente. A da foto é uma gordita recheada de feijão e queijo.

Gorditas de feijão e queijo

Chilaquiles

Um preparado com nachos que se come muito no café da manhã no México. Geralmente, são servidos com molho de pimenta verde ou vermelha. Pode levar também algum tipo de carne, ovos e queijo.

Esses da foto nós comemos no Parador San Fernando, a pousada em que nos hospedamos em Oaxaca, onde eram servidos cafés da manhã reforçados todos os dias. Uma perdição.

Confira também: o que fazer, como chegar e onde ficar em Oaxaca

Chilaquiles mexicanos

Enchiladas

As enchiladas da foto estão servidas com salsa poblana e acompanhamento de chilaquiles, mas elas podem vir acompanhadas de qualquer molho. Resumidamente, trata-se de uma tortilla recheada, enrolada em forma de panqueca e coberta com um molho, que pode ser escolhido pela pessoa. É um prato bem fácil de encontrar em diversas cidades do México.

Enchiladas

Enfrijoladas

Geralmente são preparadas com tortilla de milho, feijão e queijo, mas podem levar diversos ingredientes. Parece bastante com a enchilada, com o feijão amassado no lugar do molho. Não é muito comum encontrar esse prato nos restaurantes, mas provamos a receita na casa de uma família onde ficamos hospedados através do Airbnbganhe até R$ 179 para usar em sua primeira reserva na plataforma.

Enfrijoladas

Costra

É uma variação um pouco incomum do taco tradicional e não vai ser encontrada em qualquer lugar, mas merece ser provada. Dentro do taco, é colocada uma casquinha de queijo tostado que dá um sabor especial ao recheio. Simplesmente maravilhoso!

Tacos de Costra

Fajitas

Tradicionalmente, elas eram feitas com carne de vaca, mas hoje é bem comum encontrar fajitas de frango e de outros sabores. São pedaços de carne assados, geralmente com pimentão e cebola, servidos com tortillas. Para acompanhar, molho pico de gallo, guacamole e creme azedo são comuns.

Fajitas

Nopal

Um cacto típico do México que pode ser comido. Além de ser bastante saudável, ele geralmente é servido grelhado, com ou sem queijo.

Nopales com queijo

Chapulines

Nem tudo é tão bom assim no México. Esses gafanhotos da foto são os chapulines – e eles são comidos por lá como um petisco. 🤢

A foto abaixo foi tirada na entrada da zona arqueológica de Cholula, pertinho de Puebla.

Chapulines, o petisco de gafanhoto

Chalupas

As chalupas são uma espécie de tira-gosto feito com tortillas (sempre elas, né?) e algum tipo de molho. Geralmente são servidas em porções e não individualmente.

Chalupas

Chicharrón

Vamos traduzir para facilitar, já que o Brasil também possui um equivalente ao chicharrón: é o torresmo!

Chicharrón

Tacos al pastor

Trata-se de um taco comum, recheado com um preparado de carne ao estilo libanês (igual àquele espetão triangular de carne dos kebabs europeus, sabe?). O resultado é bem saboroso.

Tacos al pastor

Jocoque

Só encontramos jocoque para comer em Puebla. Basicamente, é um preparado fermentado de leite que parece bastante com a coalhada. É usado como acompanhamento.

Jocoque

Cemitas

Em Puebla, as cemitas são um sanduíche parecido a um hambúrguer. Geralmente leva um tipo de carne, abacate e queijo, mas a receita pode variar.

Cemitas

Rosca de Reyes

Essa é só para quem for ao México na “época certa”, durante o Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro. Quanto ao sabor e à textura, parece um panetone em forma de rosca. A tradição é colocar um ou mais bonecos que representam o menino Jesus escondidos na rosca. Quem encontrá-los, fica responsável por pagar tamales para os amigos no dia 2 de fevereiro.

Rosca de Reyes

Salbute e empanada

O salbute é um prato tradicional de Yucatán, que nós provamos em Playa del Carmen. Leva tortilla de milho, alface, tomate e um tipo de carne. As empanadas yucatecas são feitas com massa frita e o sabor pode variar. No prato, tanto o salbute quanto a empanada ganharam uma generosa cobertura de creme e queijos.

Salbute e empanada yucateca

Sincronizadas

As sincronizadas funcionam como um sanduíche, que leva tortillas no lugar do pão. É o equivalente à nossa torrada/misto quente.

Sincronizadas

Sopa Azteca

Também é conhecida como sopa de tortillas. É super comum no sudeste mexicano, principalmente em San Cristóbal de Las Casas. Trata-se de um caldo de tomates acompanhado de tirinhas de tortilla, abacate, torresmo, queijo e creme.

Sopa azteca

Tamal

É bem parecido com uma pamonha. O tamal é um preparado de milho com recheios diversos que podem ser doces ou salgados. Embora não seja o prato de mais destaque no México, ele é tradicionalíssimo. Estimam que os tamales sejam consumidos na região há pelo menos 7 mil anos.

Tamales

Tlayuda

A Tlayuda é tipo uma desculpa para conhecer Oaxaca. Ela é uma tortilla mais durinha do tamanho de uma pizza, feita para ser consumida individualmente, e leva diversos recheios.

Tlayuda

Deu fome? Aproveita para conhecer mais sobre a comida mexicana com os passeios abaixo. Bom apetite!


LEIA TAMBÉM

⇒ Roteiro completo de viagem pelo México com estimativa de gastos

⇒ Coisas que todo viajante deveria saber antes de ir para o México

⇒ Viajando pelo México: qual meio de transporte escolher para cada trajeto

⇒ 25+ apps de viagem grátis para planejar todos os passos do roteiro

⇒ Nada de surf! Fizemos um roteiro por Puerto Escondido para não-surfistas

⇒ O que fazer na Cidade do México: um roteiro pelos museus

⇒ Atrações grátis na Cidade do México: como curtir a viagem quase de graça

VIAJE COM ECONOMIA

💡 Criar conteúdo dá trabalho e escolhemos a dedo parceiros para te ajudar a viajar com mais economia. A cada reserva feita nos links dessa página, nós ganhamos uma pequena comissão para que o Quase Nômade continue existindo.

SEGURO
Viaje tranquilo com a Real Seguros e ganhe 15% de desconto.

HOSPEDAGEM
Reserve seu hotel através do Booking.

PASSEIOS
Aproveite tours grátis em mais de 120 cidades pelo mundo com a Civitatis.

CÂMBIO
Pesquise as cotações oferecidas por diferentes casas de câmbio através da Melhor Câmbio ou envie dinheiro para o exterior sem taxas pela Wise.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue carros no Brasil em até 12 vezes sem juros através da RentCars ou pesquise as melhores locadoras no exterior com a RentalCars.

Sair da versão mobile